Saúde bucal: como mantê-la

Existe algo mais satisfatório do que abrir um sorriso e ver os seus dentes brilhando e toda a sua boca extremamente limpa? A saúde bucal assim como qualquer outro tipo de saúde é determinante para melhorar a sua auto estima e se sentir bem consigo mesmo. 

Mas mais do que isso, a saúde bucal é determinante em diversos aspectos básicos da nossa vida, como na ingestão e mastigação de alimentos, e até mesmo na influência da respiração, cuidar dela com frequência evite que você contrair determinadas doenças como cárie,periodontite, gengivite, tártaro e outras que dependendo do seu estado, podem até causar uma perda dos seus dentes. 

Mas por mais que seja importante, assim como o filtro de carvão ativado para manter a temperatura do carvão, a saúde bucal costuma ser ignorada por grande parte dos brasileiros, de acordo com pesquisas da PNS realizadas pelo IBGE, somente 63% da população nacional utiliza o fio-dental, o creme dental e a escova de dente dentro da sua rotina. 

Um número extremamente baixo para uma tarefa tão importante, não acha? Mas então como fazer para cuidar da saúde bucal e mantê-la intacta? Como priorizar seus dentes e fazer com que a sua boca se mantenha sempre limpa?

No texto de hoje, nós iremos responder todas as suas perguntas e iremos te mostrar de fato, como é possível manter a sua saúde bucal em dia, bora conferir? Então vamos lá!

Saúde bucal: como mantê-la
Saúde bucal: como mantê-la

O que é a saúde bucal?

Segundo a FDI (Federação Dentária Internacional), podemos descrever a saúde bucal como a capacidade de falar, sorrir, saborear e ingerir alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor.

Também vale ressaltar, que a federação deixa bem claro que a saúde bucal é parte fundamental na vida de qualquer pessoa, sendo tão importante quanto a saúde física ou mental de um indivíduo, influenciando diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. 

Com essa definição, você pode observar muito bem que a saúde bucal não se limita apenas a beleza dos dentes ou uma arcada dentária branquinha, ela vai além disso, abordando questões mais intensas como, de fato, a saúde da sua boca no geral. 

Devido a sua importância, mantê-la acaba sendo um item obrigatório, mas como fazer isso? Acredite, a resposta é simples e vamos falar sobre ela com algumas dicas que separamos abaixo, bora conferir?

Realize a escovação dos dentes sempre da maneira correta

O primeiro passo para manter uma boa saúde bucal é realizar a escovação dos dentes sempre da maneira correta, muitas pessoas tratam a escova como se estivessem usando uma lixa para gesso, o que pode acabar não ajudando na limpeza e nem na manutenção da sua saúde bucal. 

Para realizar uma boa escovação, é preciso manter uma certa frequência em sua escovação, para isso, é preciso escovar os dentes depois de todas as suas refeições e antes de dormir, totalizando no mínimo, de 3 a 4 escovações diárias.

Já em relação a movimentação, todos os movimentos devem ser circulares, de forma suave e fazendo com que as cerdas da escova entrem em contato com a sua gengiva, lembre-se manter uma constância nos movimentos e caprichar na escovação, que deve durar pelo menos 5 minutos. 

Manter a troca de escova constante e sempre de acordo com suas necessidades

A sua escova de dentes também deve ser trocada de acordo com as suas necessidades, recomendamos que efetue a troca uma vez a cada três meses no mínimo, caso veja algum tipo de desgaste, esse período pode ser encurtado. 

Na hora de escolher a sua escova, o ideal é sempre escolher a que tenha as cerdas mais macias e que possua um tamanho adequado de acordo com a sua boca, veja a que melhor se enquadra nas suas necessidades. 

Por fim, também é importante aplicar bons cremes dentais de acordo com o que você precisa, além do uso de enxaguantes, qualquer produto que tenha flúor te ajuda a manter a sua saúde bucal intacta. 

Usar fio-dental diariamente

O fio-dental é definitivamente, um dos itens mais importantes para a sua saúde bucal, é ele quem vai retirar restos de alimento onde a escova não alcança, além de evitar acúmulos de resíduos que podem gerar doenças para a sua boca. 

Corte um pedaço de fio-dental equivalente a 40 cm, e passe em todos os dentes sem exceção sempre acompanhando as suas curvas, é preciso que eles sigam o formato de cada dente assim como as placas Fotovoltaicas acompanham a luz solar. 

O ideal é que ele seja usado duas vezes por dia após as refeições principais como almoço e jantar, mas caso não seja possível, recomendamos pelo menos que seja usado uma vez por dia, depois da janta ou antes de dormir. 

Reduzir o consumo de alguns alimentos, cigarros e bebidas alcoólicas

Sabia que a sua alimentação também influencia na sua saúde bucal? Ingerir alimentos mais saudáveis ajudam a evitar a proliferação de bactérias e melhoram a sua boca como um todo, ao mesmo tempo, alguns alimentos são extremamente prejudiciais e seu consumo deve ser evitado. 

Controle principalmente a ingestão de doces que podem fazer muito mal para os seus dentes devido ao seu excesso de açúcar, além disso, também recomendamos que diminua a ingestão de bebidas alcoólicas, já que essas também podem prejudicar sua arcada dentária. 

Por fim, evite fumar cigarros ou qualquer tipo de fumo, eles podem acabar com os seus dentes, deixando eles amarelos e até mesmo, acabando com toda a sua proteção. 

Consultar um dentista regularmente

Se você precisa de um tubo de cobre para gás, você contrata um especialista, certo? Bom, a mesma coisa se aplica em relação ao seu dentista, caso você queira melhorar sua saúde bucal, o recomendado é que realize consultas periódicas no dentista. 

Recomendamos que você vá a cada 6 meses, ou 3 vezes no ano, isso ajuda a manter o controle da sua saúde bucal e indica melhor como está a sua boca, identificando potenciais doenças de forma prévia, e fazendo o controle sobre elas. 

Procure sempre ter um dentista parceiro para fazer todos os procedimentos, e realize consultas regulares que te ajudem a manter a sua saúde bucal sempre em dia. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.