Quais são as tendências em robótica e automação industrial?

O mercado industrial está em franca evolução e muito disso se deve justamente ao desenvolvimento da tecnologia e a sua aplicação dentro da rotina industrial, com um mercado cada vez mais competitivo e acelerado, é natural que a automação se torne uma prioridade cada vez mais constante dentro das indústrias. 

Afinal, a linha de produção necessita de uma boa velocidade para ser executada, assim como um carrinho plataforma em casos emergenciais para locomover produtos mais rápido, dessa maneira, quanto mais a tecnologia atua dentro da indústria, mais a produção de bens ocorre de maneira gradativa e sob uma larga escala, melhorando os rendimentos e cumprindo boas metas. 

As novas tecnologias são benéficas em diversos âmbitos diferentes, como no aumento da produtividade, na padronização dos serviços, a diminuição de riscos, o aumento da segurança no ambiente corporativo e até mesmo a automatização de processos burocráticos. 

Com tantos benefícios e com uma atuação tão grande, sempre fica o questionamento sobre as novas tendências que marcam esse segmento, afinal, o que está em alta quando falamos da automação industrial e como o surgimento de novas tecnologias impacta diretamente a produção de bens?

No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre as tendências da automação industrial e os seus impactos vinculados a produção de bens, bora conferir mais sobre isso? Então vamos lá!

Quais são as tendências em robótica e automação industrial?
Quais são as tendências em robótica e automação industrial?

O que é a automação industrial?

Por mais que seja um termo que vem se popularizando bastante nos últimos anos, a automação industrial ainda é um mistério para muitas pessoas, para quem não conhece, esse é um conceito que se resume na aplicação de tecnologias de softwares, hardwares e equipamentos tecnológicos dentro dos processos produtivos. 

Sendo assim, podemos resumir a automação industrial como a aplicação da tecnologia dentro da produção de bens visando o aumento da produtividade e a automatização de alguns processos.

Seu principal objetivo é justamente, trazer facilidade e aumentar a autonomia dentro dos processos de fabricação, reduzindo ao máximo o esforço humano e usufruindo das máquinas para realizarem tarefas manuais, rotineiras que ajudem em toda a cadeia produtiva. 

Devido a sua aceleração nos processos, a automação industrial aparece como uma das grandes ferramentas da produção de bens na atualidade, e é claro que para conseguir acompanhar tudo que engloba esse mercado, é preciso ficar de olho em suas tendências, nós separamos cada uma delas abaixo, bora conferir quais são?

Robótica

A robótica tem se tornado uma tendência que já está diretamente conectado com a automação industrial, o uso de robôs dentro das indústrias tem se tornado uma ferramenta recorrente em qualquer linha de produção, principalmente com o intuito de padronizar tarefas e facilitar alguns processos considerados mais burocráticos. 

É possível acrescentá-los de maneira totalmente diferente, como os robôs colaborativos, que ficam ao lado dos humanos durante a linha de produção sempre a disposição para executar tarefas ou rodar a válvula borboleta sempre que necessário. 

Também é possível ver a robotização aplicada de forma geral, atuando na automatização de todos os processos, nesse caso, os robôs têm autonomia e servem praticamente como substitutos dos colaboradores. 

Independente de como for aplicado, a robótica é um fator chave dentro da automação industrial e o seu uso deve se tornar cada vez mais frequente e requisitado dentro de qualquer indústria. 

Vale destacar que a robótica influencia diretamente no aumento da produtividade, na segurança dos colaboradores e também na padronização dos processos que ocorrem na produção de bens. 

5G

A tecnologia 5G ainda é uma novidade aqui no Brasil, mas já tem se tornado uma grande tendência dentro da automação industrial, principalmente por ser uma rede muito mais rápida, segura e estável do que o 4G.

Sendo assim, ela permite uma conexão dentro da fábrica muito mais acelerada, o que acaba agilizando os processos e fazendo com que toda a comunicação aconteça de forma otimizada e muito mais eficiente. 

O uso do 5G beneficia praticamente todas as outras tecnologias presentes nessa lista, o que torna essa ferramenta ainda mais importante dentro da automação industrial. 

IoT (Internet das Coisas)

A Internet das Coisas é a tecnologia que serve para conectar aparelhos e máquinas inteligentes, fazendo com que elas consigam trocar informações entre si, e que sejam operadas a partir de uma única rede. 

Sendo assim, todos os equipamentos e maquinários que efetuam a produção de bens agora podem conversar entre si, e serem manuseados de maneira simples, o que aumenta a eficiência produtiva, e faz com que os profissionais operem de forma automatizada e remota alguns processos bastando uma ventosa de silicone para vidro para ajudar nessa jornada. 

A IoT é uma grande facilitadora para quem busca uma operação simplificada, remota e automatizada em relação aos processos, além de fornecer uma coleta de dados mais precisa, e até mesmo uma conexão entre os aparelhos mais relevantes. 

Eficiência Energética

A eficiência energética aparece como uma tendência um pouco diferente das que falamos até agora, isso porque, o seu objetivo não é acelerar a produtividade ou a padronização de processos, mas sim atuar diretamente na parte sustentável de uma indústria. 

Através dela, é possível reduzir despesas e contribuir com todas as necessidades socioambientais presentes dentro de uma indústria, ela é essencial para fazer com que a produção de bens seja ecologicamente consciente, sendo uma boa oportunidade de reduzir a energia elétrica e melhorar principalmente a imagem organizacional da sua indústria. 

Vale destacar que ela opera na redução de gastos e consumos, o que acaba também reduzindo custos, e fazendo com que sua operação de produção de bens acabe sendo feita com menos recursos. 

Big Data Analytics

Fechamos nossa lista com o chamado big data analytics, para quem não conhece, essa é uma tendência que se baseia na coleta de dados, e mais do que isso, na interpretação e no uso desses dados e informações como pontos favoráveis dentro da sua indústria. 

O big data ajuda a entender melhor sobre os processos, encontrando diferenciais e tomando as melhores decisões dentro da sua fábrica, fazendo com que você possa e consiga atuar de maneira otimizada, sendo guiados através de dados, e não de achismos. 

Ele ajuda até mesmo na cabine primária, e na melhor forma de usar cada tecnologia, cada aparelho, e cada ação dentro do seu processo de produção de bens, otimizando tudo que está ao seu redor e aperfeiçoando o desempenho da sua indústria. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.