alguns Motivos para aderir a limpeza bucal

Cuidar dos dentes sempre foi muito importante, de modo que investir em ações que garantem uma maior higienização da boca é fundamental. Nesse sentido surge a limpeza bucal, que deve ser realizada periodicamente.

É verdade que muitas pessoas não gostam de ir ao dentista. Há vários motivos para isso, que vão desde os custos com os procedimentos, até o medo de sentir dor ou ainda por não considerar essa uma necessidade urgente.

Dessa forma, é comum que os cuidados com os dentes sejam deixados de lado, o que pode trazer problemas maiores e, por consequência, quadros com dor elevada, o que acabam resultando em consultas de emergência.

De fato, assim como a saúde ocupacional, a ida ao dentista regularmente é indispensável para uma maior qualidade de vida, pois além de oferecer beleza aos dentes, gerando um sorriso mais agradável, também é possível resolver questões como o surgimento de cáries.

Nesse caso, todo o estímulo possível para o agendamento de consultas periodicamente é fundamental para que os pacientes estejam empenhados nas suas visitas ao consultório odontológico. 

Muitos dentistas já realizam campanhas e falam sobre a importância das consultas em diferentes meios, como nas redes sociais, ao enviar um e-mail marketing para os pacientes ou mesmo esclarecendo pontos fundamentais nas consultas.

Tudo isso é essencial para conscientizar as pessoas da necessidade de uma higiene bucal mais completa e de qualidade, o que vai interferir na sua saúde como um todo, além de trazer melhores sensações para o dia a dia. 

Realmente, deixar de cuidar dos dentes pode trazer uma série de consequências ruins, como o surgimento de placas e até mesmo de mau hálito. Por isso, toda atenção com a saúde bucal é vital para ter uma vida mais saudável. 

Dentro dos vários procedimentos aplicados por profissionais da saúde bucal, um que merece destaque e que precisa ser feito periodicamente é a limpeza bucal. Você se lembra qual foi a última vez em que passou por uma?

Por isso, se você não conhece a importância ou os motivos pelos quais deve inserir na sua agenda a limpeza bucal, não deixe de conferir este artigo, que traz informações valiosas sobre o assunto.

O que é a limpeza bucal e qual a sua importância?

Depois das refeições diárias, ou mesmo após comer alguns doces para brindes, é essencial que se escove os dentes e, se possível, que o fio dental também seja utilizado. Essa é uma maneira simples e eficiente de garantir a limpeza bucal.

É verdade que a utilização desses dois recursos, a escovação e o uso do fio dental, já são boa parte de uma rotina eficiente de cuidados. A indicação dos dentistas é a de que se escove os dentes três vezes ao dia e que se passe o fio dental uma vez.

Esses hábitos devem ser criados desde a infância, e podem ser determinantes para uma saúde bucal duradoura. No entanto, esse cenário não é o que os dentistas encontram ao receber a maioria dos seus pacientes. 

Dessa maneira, um dos recursos mais importantes aplicados pelos profissionais da área da saúde bucal é, justamente, a limpeza. Ela se trata de um procedimento relativamente simples, feito sem a necessidade de anestesia.

Nesse processo, alguns itens são utilizados para garantir bons resultados. Entre eles, temos:

  • Escovas rotatórias;
  • Instrumentos manuais;
  • Pasta profilática;
  • Ultrassom odontológico.

Da mesma forma que uma empresa de limpeza profissional precisa de produtos e de ferramentas específicas para o seu trabalho, um dentista também utiliza os itens necessários para remover qualquer resíduo que fica nos dentes.

Em geral, o processo da limpeza bucal remove a placa bacteriana e o tártaro que vai se formando com o tempo, de resquícios que não foram eliminados com a escovação e com o fio dental. 

Além disso, é comum que o dentista realize a retirada da placa e do tártaro e, na sequência, realize a aplicação de um jato para complementar o polimento dos dentes e para proteger o esmalte deles. 

Nas crianças, há ainda outra etapa importante, que é a da aplicação do flúor, com o intuito de complementar o processo de limpeza e de proteger a dentição como um todo.

Por isso, tão importante quanto as aulas para gestantes, a consulta com o dentista deve ser uma prioridade na vida das pessoas, e deve ser feita continuamente para garantir a saúde bucal e evitar problemas nos dentes e gengivas.

Por que realizar a limpeza bucal?

A escovação diária, realizada ao menos três vezes ao dia e depois das principais refeições, é fundamental para uma higienização eficiente. Além disso, o fio dental é outro recurso que otimiza a limpeza diária.

No entanto, quando eles não são feitos com a frequência esperada, ou ainda quando eles não são feitos do modo correto, o acúmulo da placa bacteriana e do tártaro torna-se comum. Com o passar do tempo, a gengiva fica inflamada ou cáries podem surgir.

Para diminuir essas possibilidades, a limpeza bucal é indicada. Isso porque ela remove mais profundamente a sujeira acumulada, prevenindo problemas maiores.

Por isso, tal como uma harmonização facial homem pode ser feita em um determinado período, a recomendação é que a limpeza bucal seja feita a cada seis meses, ou conforme orientação individualizada para cada paciente.

Dicas para ajudar na higiene bucal

A limpeza bucal é fundamental, mas alguns cuidados simples aplicados na rotina podem potencializar os efeitos dela, garantindo uma melhor saúde dos dentes e da gengiva. Conheça algumas dicas e não deixe de aplicá-las para ter maiores resultados. 

1. Escove os dentes com frequência

Como mencionado, é indicado que se escove os dentes ao menos três vezes ao dia, sendo importante fazer isso após as refeições, seja um churrasco em domicílio ou após um almoço fora de casa, e antes de dormir. 

Isso é necessário pois, ao dormirmos, a produção de saliva diminui, o que significa que a proliferação de bactérias se torna mais fácil. Portanto, é ideal impedir que resíduos de alimentos fiquem parados entre os dentes. 

2. Escove a língua

Tão importante quanto escovar os dentes é escovar a língua. Mas não apenas ela como também a gengiva e a parte interna das bochechas. Afinal, o acúmulo de resíduos pode ser formado nessas regiões da boca.

Além da escova, há quem utilize um limpador de língua, que torna a limpeza da região muito mais simples e fácil. Por isso, não deixe de fazer uma escovação completa para ajudar na higiene bucal. 

3. Utilize os materiais corretos para a higienização

Da mesma maneira que uma comunicação visual supermercado deve fazer sentido dentro das estratégias de divulgação do local, quando se pensa na publicidade de itens de higiene bucal, é essencial que o comprador esteja atento às características deles.

Isso porque eles podem ser indicados para problemas específicos, como a gengivite ou os dentes sensíveis, ou ainda para uma determinada faixa etária, como ocorre com as escovas de dentes infantis. 

Nesse caso, é fundamental estar atento às características dos produtos. Entre as principais, o uso de escovas com cerdas macias é indicado, já que remove a sujeira sem machucar.

O uso de enxaguante bucal também é recomendado, pois potencializa os efeitos da boa escovação, do uso do fio dental e da limpeza realizada em um consultório odontológico.

4. Visite o dentista regularmente

Além dos cuidados diários, é essencial passar em consulta com um dentista regularmente, pois uma avaliação sempre vai garantir que nenhum problema seja negligenciado. Afinal, o profissional pode analisar de maneira criteriosa como está a saúde bucal do paciente. 

Ao mesmo tempo em que o dentista aplica a limpeza, ele ainda pode verificar com mais cautela sobre as condições gerais dos dentes, da gengiva e da boca de modo completo, conseguindo assim indicar um tratamento sempre que necessário.

De fato, assim como o serviço de terceirização de portaria é fundamental para profissionalizar a recepção de um prédio, é somente com a avaliação odontológica que se pode ter tranquilidade sobre estar em dia com a saúde bucal. 

Considerações finais

Há uma série de demandas que precisam ser cumpridas diariamente por qualquer pessoa. Além de uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada, a higiene é um dos pontos mais importantes. A saúde bucal tem um destaque ainda maior nesse quesito.

Por isso, além de investir na escovação diária e no uso do fio dental, não deixe de passar em consulta regularmente com o seu dentista, visto que ele pode avaliar a necessidade de aplicar uma limpeza bucal e de potencializar a beleza e força dos dentes.

Sendo assim, ao mesmo tempo em que você pode colocar em prática as dicas abordadas acima, não deixe de buscar uma limpeza semestralmente, e garanta que a sua higiene bucal esteja sempre em dia. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.