Inbound Marketing: veja Como aplicar na odontologiao

Todo segmento de negócio pode se beneficiar com o Inbound Marketing – inclusive o seu consultório odontológico!

Basicamente, chamar a atenção das pessoas na internet consiste em disponibilizar conteúdo com o qual elas se identificam, e o inbound marketing viabiliza isso, e muito mais benesses às estratégias de captação e fidelização. 

Nesse sentido, uma estratégia bem planejada e assertiva possibilita:

  • Trazer informações valiosas;
  • Tirar dúvidas;
  • Falar diretamente com o cliente;
  • Aumentar as vendas.

Preparamos este texto a fim de explicar o que é inbound marketing, como aplicá-lo, os benefícios e dicas para usá-lo em clínicas odontológicas, veja!

Saiba o que é inbound marketing

Na prática, o Inbound é uma estratégia que se destaca por atrair clientes de forma mais natural e orgânica.

O objetivo é ganhar a confiança das pessoas, incentivá-las a entrar em contato com a empresa de portão de alumínio automático, para citar um exemplo cotidiano, mas que também se aplica a criação de oportunidades para a marcação de consultas no consultório.

Para que isso ocorra, a ação envolve disponibilizar informações úteis. Assim, se alguém deseja saber como retirar cáries, a página da clínica pode abordar esse tópico para alcançar esse usuário, resolvendo essas dúvidas e, posteriormente, essa necessidade.

Um fator que demanda atenção é que na área de odontologia, não basta só mostrar quais são os tratamentos oferecidos.

É recomendável falar sobre a importância de realizar os procedimentos e explicar mais detalhes acerca dos tratamentos, reduzindo receios e levando o internauta a buscar a clínica.

Assim, o consultório tem de enfatizar os benefícios dos tratamentos, a frequência e importância de realizá-los, bem como os impactos que pode trazer para a saúde em geral. 

Do mesmo modo, as especialidades atendidas e todas as tecnologias que compõem os espaços também são tópicos interessantes e que agregam mais confiança. 

Lembre-se que o cliente precisa ter autonomia para decidir fazer qualquer procedimento, mas promover o conhecimento que contribuirá com essa decisão é determinante, influenciando até na escolha pelo seu consultório ou não.

Dicas para aplicar o inbound marketing

Após compreender sobre o conceito do inbound marketing, chegou a hora de mergulhar mais a fundo nas principais estratégias dessa área tão importante do marketing digital, acompanhe.

  1. Crie uma persona

A persona é um desdobramento do público-alvo, em que as empresas de Avcb minas gerais usam informações mais específicas para conhecer os clientes

A persona vai além disso: é uma representação do cliente ideal do consultório de odontologia, determinando os interesses e dores desse potencial cliente.

A ideia é dar uma experiência diferenciada e personalizada à clientela. 

Para isso, a equipe de marketing tem que determinar as características dos consumidores, passando a criar materiais e campanhas que vislumbram exatamente sanar as dúvidas principais e atrair/ atender exatamente esses perfis/necessidades.

  1. Produza conteúdo

Produzir conteúdo aumenta a visibilidade do consultório e agrega valor às pessoas. Para isso, é necessário veicular material de qualidade.

Os conteúdos devem ser originais e usar palavras-chave é uma forma eficaz de ser visto. Também é preciso estruturar as postagens de acordo com as regras de SEO do Google, permitindo que os materiais e a clínica sejam encontrados pelo cliente.

  1. Seja multimídia

Prender a atenção do leitor também depende dos recursos multimídia utilizados no texto, possibilitando mais formas de ser localizado e captando a atenção dos usuários.

Por esse motivo, sempre considere incluir elementos como imagens, infográficos, tabelas e vídeos nas postagens.

A leitura vai ficar mais interativa e dinâmica, o que melhora a experiência dos visitantes e o tempo de navegação da página, atraindo mais atenção do público.

  1. Fique atento à jornada de compra

A jornada de compra é um modelo amplamente usado para monitorar e acompanhar o comportamento dos leads da academia com natação Zona Norte SP dentro do site.

Em geral, ela é dividida em 4 etapas diferentes: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Na primeira etapa, o lead está navegando pela internet sem um objetivo fixo. O conteúdo deve servir para tirar dúvidas básicas, sem mencionar o consultório literalmente.

A partir daí, ele vai perceber que pode haver alguma forma de se beneficiar com as informações acessadas.

O reconhecimento do problema consiste em pesquisar dados para resolver algum problema ou questão. No caso da odontologia, pode ser uma postagem instrutiva sobre procedimentos clínicos.

Na consideração da solução o lead já sabe como o consultório pode ajudá-lo. Ele está considerando outras instituições para tomar a atitude mais vantajosa.

Por fim, vem a decisão de compra. É a etapa em que o lead se converte em cliente.

  1. Conte com influenciadores

Os influenciadores estão entre as figuras de maior destaque nas mídias sociais hoje em dia.

São pessoas que conquistam fama por meio de um posicionamento virtual cativante e de qualidade.

Elas são importantes para fazer negócios nas redes sociais. Por isso, é interessante acompanhá-las. Lembre-se que fazer marketing digital tem muito a ver com agregar valor à marca.

Às vezes, promover a consultoria erp protheus apenas com mídia paga não surte o efeito esperado.

Ao se associar a um influenciador, a instituição tem mais chances de alcançar pessoas de forma orgânica.

Benefícios do inbound marketing

Neste momento, é chegado o momento de focarmos nas vantagens que essa estratégia tão popular pode trazer ao seu consultório, veja!

  1. Manter os clientes informados

As pessoas buscam informações sobre a clínica antes de se tornarem pacientes. A maioria usa o Google para isso.

Produzir conteúdo relevante para aparecer nas buscas é bastante importante. Assim, é importante identificar o perfil médio dessas pessoas. 

Consequentemente, ao traçar essas características, você saberá onde e como elas procuram informações sobre os serviços do consultório.

  1. Medir os resultados com maior exatidão

Ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing viabiliza medir resultados de forma precisa. 

Usando as ferramentas certas é possível obter dados em tempo real, como taxa de cliques e números de acessos.

  1. Otimizar custos e recursos

Outra grande vantagem do inbound está na redução de custos e a otimização do orçamento.

É possível economizar no orçamento do consultório em ações tradicionais e de custo menor. 

  1. Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca

Como vimos anteriormente, os clientes pesquisam informações sobre empresas antes mesmo de entrarem em contato com ela pela primeira vez.

Os mecanismos de pesquisa são ótimas oportunidades para conquistar visibilidade para urologista consulta particular – e para consultórios odontológicos, é claro!

Para garantir um bom posicionamento nesses canais digitais, a estratégia de inbound marketing pode ser baseada em ações focadas em SEO (Search Engine Optimization).

Elas ajudam seu conteúdo a ser mais relevante para os buscadores, assim como para pesquisas orgânicas feitas pelo próprio usuário.

Não é à toa que melhorar o SEO e aumentar a presença nas buscas orgânicas é uma prioridade para a grande maioria dos profissionais de marketing digital.

  1. Fazer marketing personalizado

Em geral, a navegação do público acontece em sites, redes sociais e portais. São canais em que as informações são pesquisadas regularmente, sem janelas pop-ups e notificações para atrapalhar.

O público já não tolera ser interrompido por componentes incômodos como estes, lembre-se disso!

Uma das palavras-chaves aqui é promover o que é conhecido como “marketing de permissão”.

Ou seja, ações que se adaptam aos hábitos digitais dos usuários, sem interrompê-los para, assim, estabelecer uma conversa real com o cliente. Sempre pedindo a permissão dele e o ouvindo.

Ao manter o site do consultório odontológico sempre atualizado, é possível promover ações menos invasivas e mais eficazes para a base de clientes.

  1. Aumentar o retorno sobre investimento

No inbound marketing, todos que acessam o site de uma automação residencial preço são clientes em potencial do ramo.

As estratégias que destacamos geram benefícios por obter informações sobre esses visitantes em troca de conteúdo de valor. É a chamada geração de leads.

Os leads são visitantes que fornecem informações de contato a uma marca em troca de conteúdo que seja do interesse deles.

Capturar e qualificar esses leads leva a um maior retorno sobre investimento (ROI), além de aumentar a conversão de leads para clientes.

Essas oportunidades são resultados de um processo de monitoramento e nutrição com potencial de gerar 5% mais leads do que as estratégias tradicionais de marketing.

Por que o meio digital é tão importante?

Não é de hoje que a internet é um dos meios de comunicação mais usados ao redor do mundo.

Mesmo que o acesso à conexão não seja generalizado no Brasil, ele representa uma parcela muito considerável das pesquisas e comunicações da população.

Aliado a isso, há a facilidade de usar o computador ou o celular para pesquisar novas informações, produtos e serviços.

Essa soma de vantagens fez com que o meio digital rapidamente se transformasse na primeira opção de milhares de pessoas.

Afinal, não é mais estritamente necessário ir até a um local físico para saber mais sobre as flange 3 polegadas aço carbono, marcar uma consulta ou saber o valor de um implante, por exemplo.

Mesmo em casos como o de consultórios odontológicos, ter acesso a informações fundamentais pela web é uma facilidade muito bem-vinda, como é o caso do agendamento online e a disponibilidade de materiais que sanem as dúvidas.

Inclusive, isso vai além das estratégias de divulgação. Existem aplicativos criados especialmente para agendar consultas, fazer pagamentos e tirar dúvidas, tudo virtual.

Investir em soluções desse tipo é tornar possível que os pacientes tenham a maior comodidade para cuidar da saúde bucal. Com horários flexíveis e plataformas automatizadas, a equipe de atendentes pode se organizar muito melhor nesse sentido.

Considerações finais

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma constante nos planos de comunicação para a internet.

O foco do texto que você acabou de ler é mostrar como aplicar os princípios do inbound para consultórios de odontologia, otimizando os resultados ao captar e converter clientes.

Com a definição, as dicas e as vantagens bem destacadas, você agora pode começar a evoluir em termos comunicativos com a sua base de pacientes.

Estamos tratando de um serviço de estética e saúde. Assim, seja ético e equilibrado na divulgação!

Existem diretrizes específicas para garantir que nenhum consumidor em potencial seja lesado. O marketing precisa ser verdadeiro e não manipular as pessoas interessadas.

Não adianta investir em anúncios atrativos se as informações sobre a como contratar diarista em bh, por exemplo, são falsas. 

Lembre-se que acima de tudo, o setor odontológico cuida de questões de saúde e estéticas, precisando cumprir com normas de marketing para essa área, e o cuidado com os pacientes e suas expectativas são fatores primordiais para o sucesso do negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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