Marketing de conteúdo para blogs de odontologia, entenda sua vantagem

Toda divulgação de uma marca, uma empresa ou um produto precisa de um planejamento adequado, incluindo em todo o processo o Marketing de Conteúdo e tudo que envolve uma das peças fundamentais da propaganda nos meios online de cabinho de aço para pesca e novas formas de consumo.

Para as clínicas odontológicas que oferecem diferentes serviços para os mais variados perfis de pacientes, a criação de um blog é essencial – assim como ocorre em outras áreas, seja uma clínica de instalações elétricas ou no dentistapara atrair aqueles que buscam por serviços ligados à saúde bucal e desejam se informar mais sobre os serviços.

Isso se deve ao fato de ser uma ferramenta de fácil construção, desde que utilizado o marketing de conteúdo de forma correta, e que proporciona criar materiais atrativos e educativos que criam ainda mais relevância para a clínica. 

Assim, com um planejamento apropriado, é possível alcançar os mais variados públicos, conforme as especialidades oferecidas pelo consultório odontológico, considerando os serviços oferecidos, dúvidas e interesses que os públicos que buscam esse atendimento visam.

Vale lembrar, no entanto, que um blog bem desenvolvido vai além dos limites do ambiente virtual. Já em relação às rotinas e vantagens, dentre os efeitos positivos está:

  • Atendimento com agendamento acessível;
  • Captação de pacientes;
  • Disponibilidade de aplicativos personalizados;
  • Recursos para acompanhamento à distância.

Mais ainda, a tecnologia está disponível para todos os mercados, e a área da saúde pode, e deve, aproveitar ao máximo todas as facilidades apresentadas por esse meio, desde que os limites do setor – tendo em vista que é uma área médica e que possui delimitações – seja respeitado e bem utilizado.

Com isso fica mais fácil colocar a clínica odontológica em destaque e, definitivamente, é possível disponibilizar um meio para favorecer o contato direto com os pacientes.

alguns Como aplicar marketing de conteúdo na odontologia?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender de maneira clara e direta o que é o marketing de conteúdo, seja para uma empresa de Banho de ouro em prata ou oferecer os serviços da sua clínica odontológica – e como esse processo favorece o reconhecimento do consultório. 

Para chamar a atenção de um lead, como são definidos os potenciais clientes de uma empresa, é preciso utilizar as ferramentas disponíveis e criar um conteúdo interessante e de qualidade para esse usuário.

Ou seja, é preciso saber sobre o que se está falando, com propriedade e argumentos válidos, mas de forma atrativa e acessível.

Para isso, o marketing de conteúdo visa destacar não apenas a empresa propriamente dita, ou uma marca ou serviço específico. 

Na verdade, é preciso apresentar as soluções que podem ser oferecidas aos leads, sanando dúvidas sobre os procedimentos e criando interesse/confiança na clínica, dentro das especialidades que o consultório odontológico disponibiliza. 

Para isso, os materiais não precisam ser técnicos, é possível trazer mitos, apresentar os espaços da clínica e até trazer bate-papos. 

Contudo, os materiais mais densos e “educativos” também são necessários para mostrar que a clínica é referência no setor de atuação, o que é importante para o paciente, mas que também é percebido pelos algoritmos, ao aplicar as boas técnicas de marketing.

Inclusive, dentro do planejamento de marketing de conteúdo de um empreendimento de saúde, como um instalação de energia solar ou do próprio dentista, é preciso incluir técnicas voltadas para a captação de leads, como o inbound marketing e o funil de vendas; bem como materiais que favorecem a conversão, trazendo mais densidade às informações.

Aqui, o potencial cliente passa por uma jornada que vai desde a procura por uma solução até chegar ao produto ou serviço final, passando por etapas de consideração até que identifiquem o serviço e empresa que melhor resolverá seu problema, recorrendo à marcação da consulta.

Sendo assim, toda a campanha que envolve o marketing de conteúdo pode ser aplicada em um blog empresarial, demonstrando de forma recorrente todos os produtos e serviços oferecidos pelo consultório odontológico de forma atrativa e planejada. 

A proposta principal é oferecer ao lead uma boa experiência na página e durante a leitura de materiais, em que também seja perceptível a evolução e importância de recorrer ao serviço ou cativar esses usuários a partir de diferentes materiais produzidos e inseridos em um blog.

Inclusive, a variação de formatos é muito benéfica para tornar a visualização mais dinâmica e alcançar públicos mais diversos – inclusive em canais diferentes – o que é muito benéfico para o ranqueamento. Entre os formatos, é possível ressaltar:

  • Artigos científicos;
  • Depoimentos em podcast;
  • Vídeos institucionais;
  • Textos explicativos.

Dessa forma, é possível aplicar o marketing de conteúdo de forma abrangente, proporcionando aos leads a oportunidade de conhecer e se aprofundar sobre os produtos e serviços oferecidos pela clínica odontológica. 

Ferramentas para contato com público

Além dos pacientes que demonstram interesse pelos conteúdos produzidos, fornecedores e parceiros comerciais, como tecnico em enfermagem do trabalho da área da odontologia, podem entrar em contato para oportunidades de negócios. 

Por isso é preciso ter um planejamento estratégico quando se trata de marketing de conteúdo. 

Tudo que é produzido e divulgado pode servir para abrir canais de comunicações com os mais variados públicos, de forma abrangente e incondicional. 

É interessante perceber que o caminho inverso também ocorre, principalmente quando é necessário encontrar um fornecedor ou um representante comercial para os insumos utilizados no dia a dia. 

Um blog de uma clínica odontológica que passa por uma reforma, transformando toda a estrutura do ambiente de trabalho, pode utilizar essa ferramenta para apresentar todo o espaço no antes e depois – o que traz vantagens em parcerias e demonstra aos clientes a preocupação em melhorar o espaço.

Mais ainda, tudo pode ser feito com a participação de parceiros comerciais, com alteração desde a sala de recepção até o consultório e salas em que os pacientes são atendidos. 

Até mesmo a climatização pode ser projetada por uma empresa especializada e, assim, comprar gás r22 para os aparelhos de ar condicionado.

Essa é uma forma que muitas empresas encontram para divulgar fornecedores parceiros, em que o marketing de conteúdo se expande para outras ferramentas da publicidade, como os guests posts, promovendo um maior alcance de audiência, visto que ambos os públicos convergem.

Para que essa ação seja efetiva, é preciso pensar na abordagem de forma que as postagens não fujam completamente dos assuntos tratados dentro da clínica odontológica, como o conforto disponibilizado aos pacientes, tanto na recepção quanto na sala de consulta. 

Assim, é possível enaltecer todo o projeto e ser destaque em outros blogs e sites corporativos, demonstrando os ambientes e serviços realizados, bem como evidenciar as formas de cuidados e preocupação com os pacientes, indo além dos tratamentos.

Essas melhorias estruturais e de ambiente se dão de diferentes formas, inclusive por meio de um projeto de Sistema de filtração a vácuo.

Tais processos servem para a formalização de diferentes parcerias, e atrair leads de diferentes locais da própria internet. Afinal, o marketing de conteúdo não precisa ficar preso a um único modelo de negócio. 

Mais ainda, no caso de mudanças como a automação, diversos outros processos também são impactados e melhorados, como o atendimento físico e online, agilizando diversas etapas da consulta e aprimorando ainda mais a criação de conteúdos e definição do público.

Afinal, a automação também pode abranger as estratégias de marketing, melhorando a segmentação e identificando quais leads chegaram efetivamente até o consultório, por exemplo.

Além disso, a expansão ocorre quando o projeto de automação se encaixa na clínica odontológica, e isso é divulgado como uma facilidade de atendimento aos pacientes. 

Aliás, a divulgação é contínua e amplia as possibilidades de venda tanto do fornecedor, quanto na captação de novos leads que visitam o blog do consultório dentário. 

4 motivos para investir em marketing de conteúdo

A divulgação de uma empresa, marca, produto e serviço devem ser recorrentes. Por isso é importante estar presente no ambiente virtual, e nas redes sociais, com um site empresarial, um blog para conteúdos diversos e campanhas via e-mail marketing. 

Há 4 motivos distintos que indicam a importância do investimento em marketing de conteúdo, como serão apresentados a seguir.

  1. Torne-se uma autoridade no assunto

Sempre que um novo texto ou vídeo, como um conteúdo sobre um removedor de tinta automotiva valor aplicado em salas odontológicas, é publicado, divulgações devem ocorrer e o material precisa ser o mais rico possível, como forma de mostrar capacitação e melhoria do empreendimento e potencial dos profissionais.

As clínicas odontológicas que utilizam o marketing de conteúdo para divulgar projetos que visam melhor atendimento e conforto dos pacientes tendem a ser vistos com outros olhos. 

Afinal, além do profissionalismo empregado, há uma preocupação com o próximo, sendo ainda mais valorizados.

Para que a ação seja mais efetiva, os assuntos tratados devem ser de domínio de quem se apresenta. Assim, quando um lead faz uma pesquisa, tem ideia sobre as soluções apresentadas para determinados problemas, e ir além das expectativas. 

  1. Expanda a divulgação para o mundo real

O marketing de conteúdo não precisa ficar restrito apenas ao ambiente virtual. Afinal, é possível – e muito vantajoso – aliar campanhas digitais com peças publicitárias disponíveis no mundo real, como o uso de banner e materiais diversos, como uma necessaire personalizada com um kit de higiene como brinde e com o logo da clínica odontológica. 

Isso pode ser apresentado em um vídeo institucional, demonstrando que a preocupação dos especialistas está voltada para a saúde bucal, mas também para assuntos que estão atrelados ao dia a dia da sociedade e facilidades nessa rotina.

Além disso, esse momento pode ser aproveitado para somar a outros empreendedores, fornecedores e parceiros comerciais e reforçar os objetivos da marca. Por isso, é importante que estejam alinhados ao segmento de atuação.

Dessa forma, é possível reunir diferentes elementos para pautas que podem ser apresentadas no blog do consultório odontológico e reforçadas em espaços físicos, ampliando o alcance e valor da marca. 

  1. Divulgação amplia possibilidades de negócio

Assim como uma empresa pode desenvolver um despachante online campinas para ajustar papeladas dos projetos extras e destacar os produtos em pontos de atendimento e venda, a marca da clínica dentária pode acompanhar os demais patrocinadores e apoiadores, alcançando o maior número de público possível. 

Por isso é importante garantir que todo material publicado no blog seja abrangente, em determinadas pautas produzidas, seja em forma de podcast, vídeo, texto ou artigo, para que possa abrir espaço para os parceiros comerciais e o reconhecimento quando a identidade se apresentar em outros locais e ambientes (sejam estes onlines ou não, como é o caso de blogs parceiros). 

De toda forma, mais do que um espaço para tratar da saúde bucal, o consultório odontológico também deve ser entendido (pelo profissional responsável) como um negócio comercial, no qual diferentes pessoas transitam e podem apresentar soluções em diferentes situações. 

  1. Seja exemplo para outros profissionais

Quando uma clínica odontológica investe em um blog empresarial, os leads estão acompanhando os materiais de forma mais direta e prática, facilitando o processo de torná-lo uma audiência e um cliente fidelizado. 

Mais ainda, há outras pessoas que sempre estão atentas, como os concorrentes e profissionais de outras áreas, demandando atenção e constante ajuste para se manter competitivo.

Se o blog é bem organizado e de fácil acessibilidade, é possível que o profissional da área médica, como um administração de condomínios ou um cirurgião dentista, possa seguir os mesmos passos e oferecer uma parceria para guest posts e outras formas de divulgação em conjunto. 

Conclusão

O campo do marketing de conteúdo pode ser explorado em muitas frentes além do blog corporativo ou empresarial, podendo alcançar mídias físicas e tradicionais. 

Dessa forma, é preciso contar com um acompanhamento profissional para entender, de fato, qual a persona a ser atendida e os materiais que mais podem interessar, de modo a promover um conteúdo de valor e que seja atrativo para os leads. 

Por fim, vale ressaltar que as personas podem variar em diferentes situações, iniciando pelo segmento de atuação. Afinal, uma pessoa que busca lago ornamental pequeno com cascata terá um comportamento, interesses e características diferentes dos internautas que buscam resolver um incômodo bucal.

Assim, alguns aspectos que devem ser levados em consideração ao criar a persona e ao desenvolver as campanhas são:

  • Anseios e desejos;
  • Cultura inserida;
  • Faixa etária;
  • Gênero.

Para cada tipo de persona é possível apresentar uma solução mais adequada e um tipo de conteúdo, sendo mais leve ou mais complexo. 

Considerações finais

O marketing de conteúdo de uma clínica ou um consultório odontológico ajuda na divulgação do espaço e dos serviços com toda a clareza necessária e conforme as diretrizes desse ramo, trazendo mais alcance frente aos potenciais pacientes de forma qualificada.

No entanto, é preciso levar em consideração a presença nos mais diversos ambientes virtuais, indo além do blog, com investimento em campanhas de marketing digital e todas as ferramentas que permitem a publicação de um conteúdo dinâmico e interessante. 

Os benefícios se mostram com o aumento de participação dos leads e, consequentemente, maior número de pacientes atendidos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.