veja as 3 dicas de gestão empresarial no ramo da saúde

Quem trabalha na área da saúde, seja em uma clínica odontológica ou médica, compreende que existem diversos desafios, desde aqueles que envolvem a formação, pois é necessário qualificação de referência e, em alguns casos, até mesmo sobre aspectos de gestão empresarial.

Isso porque, assim como pode ocorrer em outras áreas como quem investe em curso de socorrista aph, mais do que atuar na área, o que demanda muito rigor, também é necessário desenvolver boas estratégias de gestão para administrar o negócio com qualidade.

Afinal, é preciso levá-lo ao sucesso, promovendo um atendimento de qualidade para preservar o paciente, fundamental no setor da saúde, visto que lida com as necessidades fundamentais e o bem-estar das pessoas, mas também é um empreendimento que precisa se desenvolver.

Oportunidades e pontos de atenção

Pensando na área de forma mais ampla e como um negócio, aqueles que se identificam e desejam investir na saúde podem atuar e se desenvolver considerando diferentes oportunidades e segmentos, de modo a identificar a melhor oportunidade.

Consequentemente, a gestão se dá de forma mais otimizada e organizada. Afinal, é preciso saber onde exatamente se deseja investir para entender os processos e possíveis custos que envolverá. Algumas opções são:

  • Hospitais e maternidades;
  • Clínicas especializadas;
  • Laboratórios de diagnósticos;
  • Farmácias; 
  • Farmácias de manipulação ou de itens cirúrgicos;
  • Corretoras ou operadoras de plano de saúde;
  • Seguros voltados à área hospitalar;
  • Loja de produtos hospitalares;
  • Espaços de reabilitação. 

São muitas possibilidades para serem exploradas e que devem ser avaliadas conforme o gosto, especialização e investimentos necessários, possibilitando o crescimento/gerenciamento de um negócio na área de saúde.

Contudo, diferentes setores outros setores, como um responsável pelo exame admissional valor, existem cuidados que precisam ser tomados, o que pode ser ampliado conforme o segmento de atuação escolhido.

Para se ter uma ideia, a área da saúde como um todo conta com algumas particularidades ligadas à segurança do paciente, do ambiente e a limpeza adequada do espaço e dos materiais usados, devido ao fato de lidar diretamente com a parte da qualidade de vida das pessoas e dos produtos necessários para que isso seja possível.

Por isso, essa área enfrenta alguns desafios que devem ser considerados e que podem ser superados ou resolvidos com uma boa gestão dentro da área. 

Diante da importância de desenvolver ações de gestão empresarial e das múltiplas opções de investimento, neste artigo, falaremos sobre esse tema e como aplicá-lo dentro de sua clínica ou negócio ligado à área da saúde. Não deixe de conferir as informações a seguir!

O que é gestão empresarial?

Quando falamos sobre uma gestão no ambiente empresarial, é importante se atentar a um processo ligado à administração do negócio, seu planejamento adequado e todo seu desenvolvimento.

Ou seja, o gerenciamento envolve ações ligadas à integração entre os setores, correção de erros, realização de melhorias, atividades de mensuração de resultados, assim como identificar os pontos fortes e fracos da empresa, o que pode ser feito por meio programa de gerenciamento de riscos.  

Esse processo administrativo, que deseja evitar as falhas, também envolve setores ligados aos recursos humanos, assim como setores financeiros, inclusive, identificar ações de publicidade e repercussão/reforço da marca. 

A partir dessa introdução sobre o que é a gestão empresarial, é importante que o médico ou dentista, bem como quaisquer profissionais da área da saúde que desejam investir em um negócio próprio, busquem desenvolver conhecimentos para além de sua área para um pleno e constante desenvolvimento.

Gestão e comunicação

A falta de uma gestão empresarial equilibrada traz vários pontos negativos para a empresa e sua imagem e, por isso, não pode ocorrer em sua clínica. 

Lembre-se que um local desorganizado afasta os potenciais clientes, visto que impacta na segurança e confiança que a pessoa tem em relação à marca 

Afinal, se a clínica não organiza as documentações, por exemplo, como garantir que prestará o atendimento correto e com qualidade? Isso sem mencionar que o próprio local pode trazer impressões que prejudicam o relacionamento com o paciente em potencial e, consequentemente, com a renda e ajustes do espaço.

Contudo, a gestão vai além de questões financeiras, abrangendo o marketing e a experiência do cliente com a marca, tendo em vista que a satisfação e confiança dos pacientes que promove o desenvolvimento do consultório e o alcance de novos clientes.

Por isso, uma das  recomendações é manter o espaço organizado, mas – além de um atendimento seguro e de qualidade – ofertar benefícios e diferenciais que façam o cliente enxergar no consultório um local que se importa com seu bem-estar.

Realizar a Limpeza química no consultório, por exemplo, traz uma melhor experiência e credibilidade aos clientes.

Importância de manter-se atualizado e estudando

Manter-se atualizado é crucial para prestar um atendimento de qualidade, bem como para identificar as novidades do setor. No entanto, no que se refere à gestão, manter-se atualizado se mostra ainda mais crucial.

Isso porque é possível verificar novas metodologias de administração, novas ferramentas que podem ser aplicadas na clínica – como um automatizador de atendimento – e até mesmo novas práticas de marketing para aplicar. Em todo o caso, a imagem do consultório e a atividade diária são favorecidos.

Da mesma forma, a realização de cursos pode ser bastante vantajosa, já que a partir disso o profissional desenvolve conhecimentos e habilidades que o ajudarão na tomada de decisões, assim como no processo de organização da empresa, inclusive no âmbito fiscal. 

Além de se manter atualizado, para entender sobre as mudanças de mercado e sobre quesitos fiscais, é preciso contar com profissionais especializados para atuar nessas áreas, principalmente profissionais de marketing e contabilidade.

Deste modo sua empresa estará em dia na parte contábil e fiscal, ficando livre de multas e processos de inadimplências, que também prejudicam a imagem empresarial, enquanto compreende esses aspectos, mas pode atuar na atividade fim do negócio.

Melhorias do espaço e segurança

Um bom processo de gerenciamento também envolve o conhecimento técnico de programas que visem a segurança dos processos, colaboradores e pacientes. Isso vale ainda mais dentro da área da saúde, onde existe o Código de Ética e diversos procedimentos técnicos. 

Diante disso, é fundamental realizar vistorias e melhorias nos espaços, como contar uma elaboração de PGR, que também é chamado de Programa de Gerenciamento de Riscos. 

Deste modo, mantém-se o funcionamento da clínica e preserva-se a segurança/saúde de todos presentes no espaço;

Este programa tem como objetivo realizar uma avaliação de acidentes que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho, além de verificar os riscos para os colaboradores. 

Com isso, o projeto propõe estratégias e dicas de como prevenir acidentes e doenças dentro do ambiente de trabalho, o que é extremamente necessário dentro de espaços que envolvem a biossegurança e o tratamento de fluídos, como clínicas médicas e odontológicas. 

Essas ações são relacionadas à segurança do trabalho e são importantes pensando no colaborador, no paciente e também na imagem da empresa. 

Outra maneira de trazer melhorias é por meio do desenvolvimento de um plano de gerenciamento de residuos solidos para se adequar as normas de redução de resíduos e incentivar o consumo sustentável em diferentess negócios, inclusive nas clinicas odntológicas.

São muitos desafios que o gestor precisa lidar, não é mesmo? Por isso, traremos dicas sobre como lidar com esse processo nos tópicos a seguir. 

Quais são as diferenças de chefe e líder?

A liderança de uma equipe é um ponto fundamental para administrar corretamente um negócio. Mas, quais seriam as diferenças entre ter um chefe e um líder?

Ser chefe pode ser visto como ser o dono de uma empresa ou negócio, geralmente mais voltado a alguém que não necessariamente está próximo dos colaboradores, apenas apresentando os resultados esperados.

No entanto, cada dia mais, é importante ser líder, ou seja, saber liderar a equipe de forma organizada, precisa e direcionada para metas, reforçando os objetivos e alinhando expectativas. Assim, é importante que o líder:

  • Direcione as atividades e as pessoas responsáveis;
  • Estabeleça os objetivos;
  • Tenha uma boa comunicação com sua equipe;
  • Determine o prazo de entrega das atividades;
  • Consiga desenvolver estratégias e medidas que melhorem o trabalho.

Ou seja, se sua equipe precisa ter uma ferramenta de comunicação interna para uma melhora de seu relacionamento, é possível buscar softwares específicos ou aplicativos que promovam a integração das equipes e da comunicação. 

Um bom líder é capaz de identificar os pontos que a equipe necessita de melhoria e atuar para que isso ocorra de forma eficiente. 

Ou seja, é identificar os pontos fortes, fracos e atuar para um melhor gerenciamento de sua equipe, fazendo com que a comunicação flua de forma adequada e efetiva e integrada, não somente de modo descendente, quando ocorre de cima para baixo. 

Além disso, um bom líder consegue valorizar os seus funcionários e enxerga a necessidade de agregar aos colaboradores em formação e qualificação profissional, em reconhecimento e até mesmo com ajuste salarial. 

Algumas dicas também estão em torno de uma boa infraestrutura elétrica garantindo estrutura de qualidade, ou mesmo se o desejo é atuar no fornecimento de equipamentos para clínicas odontológicas, criando boas relações de parceria, afinal, a liderança também se mostra na criação de uma rede de valor para melhorar o negócio.

Com isso, o empreendedor consegue despertar uma relação de interação com o colaborador e parceiros, desenvolvendo também um bom relacionamento e sentimento de pertencimento. 

A partir disso, vamos conhecer alguns métodos de planejamento e de organização que podem ser feitos dentro da sua empresa, melhorando a gestão da sua clínica e empresa de saúde.

Métodos de planejamento, metas e organização diária 

Ao longo da elaboração do planejamento e organização da empresa, assim como de metas que podem ser desenvolvidas para sua equipe, existe um processo de adaptação da empresa, colaborador e gestão. Por isso, algumas etapas/ações precisam ser seguidas, como:

  • Realizar uma especialização na área de gestão;
  • Instalar softwares para favorecer o planejamento;
  • Delimitar metas e utilizar plataformas que favoreçam o acompanhamento; 
  • Ter conhecimento sobre a gestão financeira do negócio;
  • Investir em tecnologia;
  • Adaptar os seus sistemas a modernidade;
  • Desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

Com uma especialização, por exemplo, o gestor consegue ficar mais preparado para os desafios do dia a dia que envolvem o processo de gestão de uma clínica, sem que isso prejudique os atendimentos.

O uso de softwares também promove uma melhor gestão da rotina, da ordem de atendimento, além de delegar e determinar as atividades e metas aos colaboradores, bem como permitir o acompanhamento das atividades. 

É por isso que o investimento em tecnologia é tão importante, não somente do ponto de vista do sistema, mas também da própria empresa, assim como ocorre ao contar com um puxador inox 1 metro – para fortalecer a segurança do negócio.

Isso envolve uma busca e adaptação por sistemas que sejam modernos e se adequem às demandas dos consultórios e farmácias, por exemplo, e o uso da tecnologia para a rotina da empresa. Isso agrega até mesmo credibilidade ao seu negócio, podendo contribuir para que mais pessoas conheçam o negócio. 

Uma dica importante em relação à rede de conexão da internet de sua empresa é investir em uma empresa de cabeamento de modo a promover o pleno uso da internet e de forma distribuída.

Da mesma forma, é possível contar com parcerias e fornecedores para equipar a copa do escritório odontológico com bons equipamentos aos funcionários, levando em conta também a segurança dentro da empresa.

Diante dessas dicas, vale a pena revisar os benefícios em aplicar uma boa gestão empresarial dentro de sua empresa de saúde, sobretudo, na área de odontologia. 

Quais os benefícios ao aplicar uma boa gestão empresarial em sua clínica odontológica?

Existem vários segmentos da área de saúde, como já listamos aqui, indo desde a área veterinária garantindo o bem-estar dos pets, até a área médica com clínicas e hospitais e espaços odontológicos, para o atendimento das pessoas. 

Contando com uma boa gestão empresarial, considerando as especificidades do segmento escolhido, você conseguirá oferecer:

  • Um serviço de qualidade;
  • Um espaço agradável;
  • Equipamentos modernos;
  • Preço justo e dentro de uma lógica de mercado;
  • Proposta que seja atrativa ao seu cliente. 

Como resultado de ofertar esse serviço, sua empresa consegue ter clientes satisfeitos, além de obter credibilidade em sua área de atuação e ter fortalecimento da marca de sua clínica odontológica. 

Essa credibilidade é capaz de atrair novos clientes, pois o público está em busca de empresas que oferecem um serviço de qualidade e que tenha um diferencial competitivo no mercado, seja a oferta de brindes ou mesmo a evidenciação de comprar gás r22 para armazenamento dos itens do consultório, mostrando o cuidado com o paciente.

Isso vale também em relação ao contato do gestor com seus colaboradores, que estarão satisfeitos por estarem em um local de trabalho agradável e que conta com uma boa estrutura, melhorando o relacionamento e, consequentemente, o atendimento.

Por fim, recorrer a serviços para sua clínica odontológica, como contratar empresas de gestão condominial, pode ser determinante para tornar o local mais seguro, organizado e atrativo aos pacientes. 

A partir dessas dicas, aplique os cuidados e uma gestão eficiente em sua clínica odontológica diariamente e obtenha bons resultados. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.