veja as 3 dicas de SEO para conteúdo online de sua clínica odontológica

Você deseja aumentar os números de clientes e a visibilidade de sua clínica odontológica? Se sim, as técnicas que envolvem o uso de SEO para odontologia podem te ajudar!

As técnicas voltadas para o SEO trabalham, de modo geral, com o levantamento de palavras-chaves, criação de materiais com características específicas e o comportamento nas buscas, contribuindo para que um site, marca ou rede social tenha um melhor posicionamento no ranking de pesquisas do Google, ou da plataforma usada (como nas redes).

Estar entre os primeiros no ranking do Google não é uma tarefa fácil, pelo contrário, exige

conhecimento e pesquisa, além de um investimento que seja adequado para sua empresa.

Contudo, este é um tipo de investimento e dedicação que realmente valem a pena, levando em conta que, hoje, o Google é uma das principais ferramentas de busca do mundo. 

Além disso, entende-se cada vez mais que os potenciais clientes buscam essa plataforma para se informar e pesquisar sobre os produtos antes de consumir, sendo que os sites com melhor colocação tendem a receber mais visitas (em torno de 34% mais oportunidades, segundo a Advanced Web Ranking) e, consequentemente, propostas de negócio.

Por isso, falaremos sobre dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer ainda mais!

O que é SEO e estratégias digitais

Antes de falarmos sobre SEO propriamente, é importante trazermos um contexto sobre a era digital. 

Com a expansão da internet e do acesso aos dispositivos móveis, cada vez mais,

empresas e clientes estão no ambiente digital, seja para a produção de conteúdo ou para

consumir alguma informação.

Isso vale não somente para o mercado da odontologia, mas também para uma Sensores indutivos, hospitais e até mesmo, de prédios. 

Do mesmo modo, áreas de serviços e produtos podem se posicionar melhor por meio da tecnologia.

Isso representa dizer que, quando o assunto é conteúdo nos meios digitais, as empresas têm ido para esse espaço com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca e alcançar mais clientes.

Diante disso, para ter mais oportunidades e sucesso com sua clínica odontológica, é importante começar a investir e estar presente nesses canais, criando sites, blogs ou, até mesmo, estar presente nas redes sociais. 

Contudo, mais do que estar presente, é fundamental usar esses espaços de forma estratégica para cativar os potenciais clientes e qualificá-los para a marcação de consultas.

Assim, primeiramente, é preciso realizar um estudo para analisar o canal ou ferramenta digital que vale a pena investir, como quais redes o público está mais presente. 

Após essa avaliação, é preciso pensar em que tipo de conteúdo publicar e qual formato usar. É nesse contexto que o SEO assume maior importância e contribui para oferecer conteúdos de qualidade e adequados aos interesses do público e do próprio algoritmo.

Aplicando e compreendendo o SEO

A tradução de SEO, ou Search Engine Optimization, é Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, por meio dessa estratégia, um conjunto de técnicas é abordado para melhorar o posicionamento da sua empresa durante uma busca na internet, ou mesmo na rede, como mencionado anteriormente.

No entanto, não é qualquer conteúdo que ganha visibilidade e é importante apostar em assuntos que sejam relevantes para o público. Ou seja, é preciso que tenham qualidade e sejam atrativos, trazendo autoridade. 

Para isso, é fundamental aliar o especialista na área de atuação com um profissional da área estratégica e de marketing, bem como do TI para garantir recursos para o bom funcionamento e experiência no site e relacionados à segurança.

Um exemplo para contribuir com o entendimento de como funciona do SEO, é pensar na venda de piso autonivelante preço m2

Digamos que uma pessoa esteja considerando prestar serviços de obra e construção, e com isso realizar a venda de certos produtos, para isso, estão considerando melhorar o ranqueamento da loja virtual no Google. O SEO é crucial nesse processo.

Desse modo, é necessário criar um conteúdo relevante, incluindo palavras-chave usadas pelos potenciais clientes e considerando seus interesses.

Além disso, para que o Google “recomende” a página, o vendedor precisará tornar o site seguro, apresentando certificados.

Por fim, também é possível alinhar a estratégia orgânica, do SEO, com o SEM. Ou seja, apostar em estratégias pagas, investindo em ferramentas como Google Ads para ajudar no ranqueamento.

Por que sua clínica odontológica precisa do SEO?

A internet é um mundo que conta com várias possibilidades e, por isso, sua empresa precisa estar no ambiente digital. 

Contudo, para além de estar nesse local, devido a velocidade das informações, é fundamental adotar estratégias que agreguem visibilidade ao negócio, se destacando da concorrência.

Por isso, por meio das técnicas de SEO, é possível que a página da sua clínica odontológica se coloque nas primeiras posições no ranqueamento do Google, fazendo com que mais pessoas conheçam o negócio, ampliando – também – a autoridade da marca.

Uma empresa que não está presente no ambiente digital, seja um negócio de ultrafreezer ou mesmo o consultório, tem grandes chances de ficar paralisada e não conseguir acompanhar o desenvolvimento do mercado. Lembre-se que é preciso ser visto. 

Por isso, traremos, no próximo tópico, algumas dicas e métricas de SEO que podem ser aplicadas em sua empresa e que são importantes para gerar resultados na estratégia e, consequentemente, trazer mais oportunidades de ampliar a agenda de atendimentos.

Dicas e métricas de SEO para gerar resultados

Agora que você entendeu o que é e a importância do SEO para o seu negócio, chegou o momento de compreender como aplicá-lo em sua clínica odontológica. 

Para te ajudar, trouxemos 03 dicas, que você pode conferir a seguir!

  1. Conteúdo de qualidade para trabalhar o SEO

Se você deseja produzir um conteúdo para site ou redes sociais, que tenha um bom

ranqueamento, o primeiro passo é investir em um conteúdo de qualidade. 

Por qualidade, entende-se um conteúdo que seja aprofundado, explicativo (conforme as dúvidas do público, mas de uma forma leve), relevante e de interesse da audiência. Além disso, é preciso apostar em técnicas de marketing de conteúdo.

Esse tipo de marketing é voltado para a produção de um conteúdo variado, ou seja, que

trabalhe com vídeos, podcasts, fotografias, infográficos, dentre outros elementos, para atrair o olhar e manter o engajamento do público – todos considerando as regras de ranqueamento. 

Ou seja, sua empresa pode produzir um conteúdo sobre as melhorias na clínica, como a instalação de um Rodapé piso vinílico, as salas modernas e sua decoração, equipamentos adquiridos, os profissionais e especialidades atendidas, bem como as dúvidas mais comuns sobre os procedimentos.

Esse tipo de conteúdo também apresenta algumas características específicas, como ser mais longo/aprofundado e ter as palavras-chave adequadas.

Nesse sentido, é preciso que o material, principalmente em formato de texto, tenha uma quantidade considerável de palavras, não sendo muito curto. 

Mas cuidado, isso não significa fazer um material extremamente longo, principalmente se o tema não possibilitar mais aprofundadamente, tornando o material redundante.

Já com relação ao processo de delimitar as palavras-chaves utilizadas no texto, é preicso identificar o formato que os usuários costumam buscar sobre o serviço, além de utilizar aquelas que deixem claro o tema do texto, como ocorre em uma busca por “câmera de segurança residencial” no caso de uma pessoa que precisa deste serviço e vive nessa região. 

No caso do consultório,  é possível usar desde termos como “clínicas odontológicas em SP”, até os próprios procedimentos, como “colocar aparelho dentário”.

Outro ponto de atenção, é que os textos também devem contar com intertítulos e listas, para trazer dinamicidade ao texto.

  1. Importância da responsividade nas páginas

De nada adianta ter um conteúdo bem estruturado se o site não for responsivo e não favorecer a experiência do usuário. 

Basicamente, a responsividade diz respeito à adequação da página de uma Álcool em gel – ou da própria fábrica- aos diferentes formatos de tela, como celular e desktop.

A arquitetura e dispositivos de segurança em um site também são levados em consideração no momento de desenvolver uma estratégia de ranqueamento, visto que o Google prioriza páginas que apresentam certificados para os usuários, valorizando a plataforma e a vivência do usuário.

Assim, seu cliente pode acessar o conteúdo pelo celular, que é um dispositivo móvel, e tem uma tela menor, ou acessá-lo no computador, tendo a informação de que aquele site é confiável, favorecendo a marcação de consultas .

Outros pontos que também são levados em consideração são:

  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Design e tempo de resposta ao usuário;
  • Organização dos itens e facilidade de uso da página;
  • Disponibilidade de ferramentas de acessibilidade.
  • Uso de legendas adequadas e imagens fixas.

Todos esses pontos são levados em consideração quando falamos sobre um site responsivo, com uma arquitetura bem estruturada e que vai oferecer não somente um conteúdo com qualidade, mas uma boa experiência para o potencial cliente.

  1. Escolha de palavras-chave

Uma das técnicas mais importantes quando falamos em SEO e melhora do posicionamento nos mecanismos de busca é a escolha certa de palavras-chave, como pode ser percebido ao longo do texto.

Basicamente, essa palavra consiste em um termo que é utilizado pelo seu usuário para  pesquisar na rede até que encontre um determinado site ou empresa que atenda sua dúvida e atraia sua atenção. 

Nesse sentido, o cliente pode escrever Leito fluidizado”, “fazer canal”, “estou com cárie”, “como saber que estou com cárie?” e, até mesmo, já digitar “clínicas odontológicas perto de mim”, bem como em um determinado lugar ou cidade. 

Em todos os casos, os buscadores identificarão a dúvida e apresentarão os resultados que melhor pareçam responder essa pesquisa. Para que sua clínica esteja entre os resultados, é importante que os conteúdos apresentem essas palavras.

Ou seja, as palavras-chaves são as escolhas de busca do seu cliente e, quanto mais você

conhece o seu público, mais essas palavras ficam claras no momento de uma busca e mais facilmente a clínica será encontrada por esses usuários.

Assim, definir esses termos com qualidade garante um melhor desenvolvimento da estratégia de conteúdo, bem como todas as ações voltadas ao posicionamento e divulgação do consultório.

É importante compreender que também existem tipos de palavras-chaves, as mais curtas (com somente um termo) e as mais longas, que podem contar com mais de um terno, como é o caso de clínica de medicina do trabalho” (chamadas de head e long tail).

Vantagens da utilização do SEO em sua empresa

Com base nas estratégias e tópicos abordados neste artigo, você já deve ter percebido que adotar as técnicas e estratégias de SEO são muito importantes para sua clínica se desenvolver.

Contudo, conhecer as principais vantagens é fundamental para iniciar todo o planejamento e entender a importância de começar a aplicar nessa técnica. Deste modo, as ações de SEO podem agregar vantagens, como:

  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Ampliação da credibilidade;
  • Aumento na carteira de clientes;
  • Geração de mais leads (clientes em potencial para a empresa);
  • Aumento do tráfego, ou seja, de visitas no site e redes sociais.

Diante disso, é crucial apostar em planejamento digital, assim como investir em estratégias de SEO para ter ainda mais sucesso e oportunidades no novo cenário de consumo, que é iniciado cada vez mais no ambiente online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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