Decoração industrial: Aprenda como fazer

Se você é daqueles que gosta de uma decoração que consegue voltar no tempo de maneira simples e eficiente, então com certeza vai amar a tão conhecida e falada decoração industrial, esse conceito que ficou famoso na cidade de Nova York durante a década de 1970, voltou com força total, e hoje é uma das queridinhas de muita gente. 

Seja em uma clínica veterinária na sala de espera para fazer um raio X veterinário, ou em uma casa seja ela pequena ou grande, a decoração industrial chama a atenção de muitas pessoas que querem trazer um ambiente mais sóbrio e rústico, aproveitando algumas camadas cinzas, tubulações e objetos grandes. 

Quem gosta da exposição de materiais mais brutos e uma pegada que deixa tudo mais moderno, com certeza vai se apaixonar por esse conceito que é o queridinho de muitos que procuram algo diferente para a sua casa. 

No texto de hoje, nós iremos mostrar mais sobre a decoração industrial e vamos te guiar como é possível aprender a fazer esse estilo de maneira prática e eficiente aí na sua casa, bora conferir? Então vamos lá!

O que é a decoração industrial?

A decoração industrial foi um estilo decorativo que ganhou força entre as décadas de 50 e 70 principalmente na cidade de Nova York nos Estados Unidos, nessa época, muitas pessoas moravam em galpões industriais, o que acabou inspirando esse estilo que se tornou uma verdadeira febre com o decorrer dos anos. 

Entre suas principais características, podemos ressaltar tons mais sóbrios como o cinza e o preto, paredes de tijolos mais aparentes, janelas e portas extremamente largas, e escadas e outros materiais feitos de ferro. 

O cimento também é bastante utilizado, dando a impressão que de fato, você está dentro ou ao menos próximo de um setor industrial. Se interessou por ela? Abaixo, separamos algumas dicas de como aplicar isso dentro da sua casa, confira!

Decoração industrial: Aprenda como fazer
Decoração industrial: Aprenda como fazer

Móveis

O primeiro ponto para aplicar a decoração industrial é se preocupar com os móveis ao seu redor, é preciso manter essa pegada mais rústica com a utilização de materiais pesados como o ferro e o metal.

Até mesmo a madeira também pode ser aplicada na sua decoração, aqui você não precisa fazer nenhuma conexão como se estivesse ligando seu conector m12, um dos grandes segredos para o sucesso da decoração industrial é justamente o material no seu estado bruto. 

Então procure mobiliar tudo com esse estilo mais rústico e vintage, tanto na cozinha, sala, quarto e escritório, opte pelo uso desses materiais em tons mais cinzas, marrons ou pretos. 

Equilíbrio

Por mais que seja considerado um estilo bem sóbrio em termos de coloração e identidade visual, a decoração industrial também precisa ter um certo equilíbrio durante a distribuição dos seus tons. 

Procure adicionar alguns elementos mais coloridos como um azul-marinho, amarelo ou cobre, no ambiente em geral, procure algo mais terroso com tons mais escuros e com o auxílio do branco, e é claro, não esqueça do uso do cimento queimado e da aplicação do cinza. 

Iluminação

A iluminação é um ponto-chave para uma boa decoração industrial, isso porque a sua primeira preocupação deve ser com a aparência das lâmpadas, nesse estilo, o recomendado é que elas fiquem bem aparentes funcionando quase como umas etiquetas de acrílico de tão vistas que elas devem ficar. 

Recomendamos o uso da luz amarela principalmente para os ambientes de descanso como a sala e o quarto, além de acrescentar luminárias metálicas para trazer ainda mais charme e ambientação. 

Uma boa iluminação pode trazer um ambiente muito mais completo, moderno e diferenciado, então aposte alto nesse estilo. 

Acabamento

O acabamento é outra parte bem importante no meio disso tudo, a nossa recomendação é usar o famoso cimento queimado ou deixar os tijolos expostos na sua parede, isso trará um ambiente despojado e totalmente conectado com sua proposta. 

Outros pontos relevantes são a decoração de forma totalitária, canos e ferros aparentes, vigas e encanamentos à mostra, são algumas opções para deixar tudo ainda mais voltado para a época industrial. 

Integração do espaço

Um dos grandes segredos da popularização da decoração industrial é a chamada integração do espaço, sabe os famosos lofts que têm ganhado popularidade atualmente? Eles são um exemplo para esse modelo. 

Espaços abertos que se conectam como cozinha e sala integrados, esse é um dos grandes trunfos da decoração industrial, e até mesmo nas mobílias como no sofá-cama ou no balcão que se torna mesa. 

Essa boa integração faz parte da decoração sido recomendada principalmente em espaços pequenos como apartamentos onde cada centímetro é valioso, aplique essa estratégia, amplie e deixe seus espaços ainda mais abertos e conectados entre si, excluindo paredes e deixando tudo mais próximo. 

Portas e janelas mais largas

Caso você não queira integrar totalmente seus espaços, ainda é possível executar a decoração industrial de um jeito mais tradicional e menos agressivo: com a adição de portas e janelas mais longas. 

Um clássico desse estilo é justamente o ganho de espaço, e fazendo isso você consegue trazer mais amplitude para o local onde você está, isso permite até mesmo, que a utilize uma lixa para gesso, trazendo um ambiente muito mais otimizado e bonito. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para aplicar a decoração industrial na sua casa? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.