Ginástica laboral: Por que realizar nas empresas

Passar de 8 até 12 horas sentado na cadeira em uma mesma posição durante cinco dias na semana não é algo bom para ninguém, mesmo com pequenas pausas e até mesmo um generoso horário de descanso, realizar o mesmo trabalho de forma constante pode ser algo péssimo para o físico de qualquer ser humano. 

Até mesmo aqueles que colocam a mão na massa trabalhando com o manuseio e instalação de etiquetas de segurança, também podem ter sua coluna ou outros membros do corpo prejudicados devido a posição constante e a repetição das mesmas atividades, isso acaba sendo algo prejudicial não só para os colaboradores quanto também para as empresas. 

Segundo dados do Governo Federal, no ano de 2019, quase 39 mil pessoas foram afastadas em razão de contrair lesões por esforços repetitivos, isso sem contar os dados coletados pela OMS, que apontam que cerca de 2 milhões de pessoas no mundo inteiro, morrem anualmente por conta de lesões e doenças originadas no ambiente de trabalho. 

Tudo isso tem uma repercussão péssima tanto para a empresa quanto para os funcionários que enxergam sua saúde em risco, uma das maneiras de evitar isso e melhorar as condições de trabalho é com a chamada ginástica laboral, já ouviu falar sobre ela?

No texto de hoje, iremos falar tudo sobre a ginástica laboral e quais são os motivos para você aplicá-la dentro da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Ginástica laboral: Por que realizar nas empresas
Ginástica laboral: Por que realizar nas empresas

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral tem se tornado uma verdadeira queridinha das empresas devido a sua praticidade, facilidade e impacto na rotina dos trabalhadores, de acordo com pesquisas da Oxford, os colaboradores costumam ter uma produtividade 13% maior quando estão em um ambiente de trabalho mais seguro, ficando felizes e satisfeitos de forma geral. 

Sendo assim, todo cuidado é pouco e a ginástica laboral engloba justamente isso: o cuidado com cada pessoa que atua dentro da sua empresa. Ela consiste na junção de pequenos exercícios que duram cerca de 5 a 20 minutos, tendo como um intuito a realização de atividades físicas cruciais no dia a dia. 

Ela é ministrada por um profissional de educação física, e é feita de forma coletiva dentro das empresa, isso acaba impactando e muito um negócio de maneiras diferentes, sendo tão simples quanto uma rosca trapezoidal.  

Qual o seu principal objetivo?

O principal objetivo da ginástica laboral é justamente prevenir e corrigir possíveis doenças ou lesões que são desenvolvidas dentro do ambiente de trabalho, como já vimos várias vezes, é comum um colaborador desenvolver alguma lesão pelo excesso de repetições de determinadas ações dentro do seu trabalho. 

Com isso, a ginástica laboral tem como foco prevenir ou corrigir esse acontecimento, mas mais do que isso, ela também é crucial para o aumento da produtividade e o entrosamento da equipe, abaixo, separamos os principais pontos de destaque da ginástica laboral, confira!

Previne doenças e lesões

O primeiro grande benefício da aplicação desse conceito é justamente na forma preventiva, a ginástica laboral é crucial para prevenir doenças e potenciais lesões que podem ser causadas pelos esforços repetitivos e pelas atividades rotineiras aplicadas no dia a dia do trabalho. 

Muitas pessoas possuem a mesma rotina dentro da sua empresa, sempre em frente do computador trabalhando na medição tridimensional, o que com o tempo, pode gerar prejuízos para a sua saúde e lesões a longo prazo. 

Sendo assim, essa é uma forma de evitar qualquer risco e se antecipar, atuando de maneira muito mais completa antes mesmo de algo acontecer. 

Estimula a atividade física

Por mais que a ginástica laboral seja composta por movimentações simples, ela estimula a atividade física de uma forma geral, a partir do momento em que um colaborador começa a praticar esses pequenos exercícios ele começa a buscar ir alçar vôos maiores. 

Isso é extremamente positivo dentro de qualquer negócio, já que um colaborador saudável tende a render bem mais, apresentar melhores resultados e gerar menos riscos à sua própria saúde. 

Reduz o absenteísmo

Absenteísmo é um termo usado para falar sobre as faltas frequentes ou o atraso de colaboradores de uma forma assídua, esse é um grande problema para as empresas e acredite, a ginástica laboral pode solucionar esse caso. 

Por mais que o teletrabalho seja um passo importante, a ginástica laboral acaba sendo a cereja do bolo para evitar ausências injustificadas na rotina de trabalho, isso porque, os colaboradores se mantêm mais saudáveis e até mesmo mais dispostos dentro da sua rotina. 

Quanto mais eles tiverem a ginástica laboral disponível, melhor são seus desempenhos, e sua determinação, o que reduz consideravelmente o número de abstenções no ambiente profissional. 

Melhora o ambiente profissional

Por fim, a ginástica laboral é excelente para melhorar o ambiente profissional e trazer muito mais produtividade e foca aos colaboradores, isso porque, através dela, as pessoas conseguem se conectar e se aproximar de forma muito mais natural e eficiente, trazendo um clima mais leve de forma geral. 

Por tanto, a conexão é tão sólida quanto a empresa de coleta de lixo e você, que passa todo dia na sua rua, gerando um relacionamento mais duradouro e um ambiente mais leve, a produtividade é outro ponto que também melhora. 

Sem dores e com um clima tranquilo, os colaboradores se sentem mais dispostos a executarem seus trabalhos de uma forma muito mais enfática e decisiva, o que de maneira geral, melhora o negócio como um todo.

O que achou do texto de hoje? Já conhecia a ginástica laboral? Conte para a gente o que achou sobre ela e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.