4 cuidados regulares com a saúde bucal

Ao longo da vida, as pessoas escutam sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e como eles podem impactar quase todos os aspectos da vida delas. Esse tipo de afirmação, apesar de muito impactante, não está equivocada. 

Outro equívoco que muitas pessoas podem ter é relacionar a saúde dos dentes com questões estéticas. É importante ter em mente que nem sempre um sorriso branco é um sorriso saudável.

Assim como uma clínica veterinária perto de mim é divulgada por meio de propagandas e conteúdos, essa ideia de que dentes saudáveis são aqueles dentes brancos também foi divulgada por meio de conteúdos publicitários.

Uma pesquisa, feita pela Federação Dentária Internacional, concluiu que 90% da população terá algum problema relacionado à saúde bucal ao longo da vida. 

Assim como é necessário que se tenha um acompanhamento em uma day care idoso, também é preciso possuir uma rotina para cuidados dos dentes, e ela precisa ser feita no dia a dia em casa e em acompanhamento com um profissional periodicamente.

Desse modo, torna-se importante pensar qual a importância da saúde bucal na vida das pessoas e quais os cuidados e atitudes que precisam ser tornados para cuidar da saúde bucal. 

Como ter uma boa higiene bucal 

Para além da autoestima, a higiene bucal é importante para a saúde, não só da boca mas também de todo o corpo e emocional. Sendo uma prática que terá resultados diretos em todos os aspectos das vidas das pessoas.

A saúde dos dentes está relacionada com a forma com que as pessoas se comunicam, com que elas podem se alimentar e com que ingerem esses alimentos. Implicitamente, todos estes podem ser indicativos de doenças graves no corpo humano.

Por esse motivo, é preciso que, além dos cuidados cotidianos, sejam feitas consultas periódicas com dentistas para que eles possam indicar a melhor maneira de cuidar da higiene bucal de cada pessoa. 

Porém, existem formas de cuidar e fazer a manutenção da saúde dos dentes em qualquer local, como na empresa, em casa ou viajando. Algumas formas são:

  • Escovar os dentes após as principais refeições;
  • Usar fio dental todos os dias;
  • Usar enxaguante bucal;
  • Evitar alimentos com muito açúcar;
  • Evitar bebidas de coloração escura;
  • Não consumir tabaco e cigarros.

A escovação durante as principais refeições é o que vai garantir a saúde de um trabalhador de serviço de porteiro até mesmo em seu horário de serviço. 

Assim como a escovação após as principais refeições, o uso do fio dental deve ser feito diariamente e deve-se tomar cuidado para fazer o uso correto, evitando lesões nos dentes e gengiva. O enxaguante bucal também deve ser utilizado como complemento da escovação.

Sendo assim, torna-se importante lembrar que essas três práticas devem ser seguidas à risca diariamente. E que, para além das principais refeições, elas devem ser feitas logo ao acordar e antes de dormir. 

Já o consumo de alimentos com muito açúcar está relacionado com o fato que o açúcar é um dos principais elementos que causa a cárie. Sendo assim, é preferível o consumo de alimentos saudáveis como uma cesta de frutas delivery.

Em relação ao consumo de bebidas com a coloração escura, como o café e refrigerantes, elas são as responsáveis por causar manchas nos dentes. Além de causarem outras doenças no corpo humano, como a gastrite e diabetes.

Uma das mudanças mais difíceis de se conseguir é, também, a mais importante para a saúde da boca, evitar fumar. Por se tratar de um vício, é muito comum que as pessoas não consigam abrir mão dessa prática.

Porém, o cigarro traz diversos malefícios para a saúde bucal. Sendo o principal deles a possibilidade de desenvolver câncer bucal, um estudo feito pela Universidade da Califórnia constatou que 8 em cada 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. 

Além desses problemas nocivos, o uso de cigarros também traz consequências que podem ser consideradas estéticas como manchas nos dentes e mau hálito.

Dessa forma, é importante que a higiene bucal e suas práticas sejam ensinadas em todos os momentos da vida, seja para adultos em palestras fomentadas pela empresa e até para crianças após a aula de natação infantil.

4 maneiras de cuidar da saúde bucal

Além de encontrar formas para preservar a saúde dos dentes, também é necessário entender como elas devem ser feitas. Ou seja, é preciso que o cuidado seja constante e feito da maneira correta. 

É necessário pensar em 4 maneiras essenciais para que a saúde da boca esteja sempre em dia e seja feita corretamente.

  1. Cuidar da limpeza bucal

Como foi apresentado anteriormente, é de grande importância cuidar da limpeza bucal, sendo imprescindível fazer a escovação diariamente e no mínimo três vezes ao dia.

Uma casa de repouso pode separar um momento do dia para que todos os residentes se juntem para escutarem sobre a importância da saúde bucal durante a vida adulta. 

Além de melhorar a saúde da boca, também pode se tornar um momento de descontração para os residentes do local de modo a melhorar a convivência entre todos.

  1. Fazer aplicação de flúor

O flúor dental é importante por diversas razões quando se fala sobre o tratamento dental. Ele é um elemento indispensável para evitar e tatar a cárie dentária. 

Além disso, ele é o responsável por evitar que o esmalte dos dentes fique desgastado, o que ajuda a prevenir a criação de cáries e outras bactérias.

É possível conseguir esse elemento por meio de produtos dentais como creme dental e enxaguante bucal. 

  1. Ter uma alimentação saudável

Além dos cuidados externos, ter uma alimentação saudável é essencial para ter uma boa saúde, seja ela dental, física ou mental. Podendo ser uma das estratégias usadas para ajudar pacientes de um consultório psicopedagogia.

Uma alimentação com legumes e verduras e alto consumo de água é indispensável para a saúde geral do corpo humano. Ajudando na circulação sanguínea, atividade físicas e até mesmo agindo no emocional das pessoas.

A boa alimentação consiste na diminuição de alimentos industrializados, com muita gordura e açúcar, que causam a proliferação de cáries, inflamação na gengiva e sensibilidade nos dentes.

  1. Fazer acompanhamento com dentista 

Outra maneira indispensável de cuidar da saúde bucal é fazendo o acompanhamento com um especialista, nesse caso com um dentista. 

Apesar de ser necessário manter os cuidados com a boca em casa, é o dentista que vai conseguir examinar a situação de cada paciente e montar um plano exclusivo para cuidados da boca.

Bem como indicar os produtos ideais que deverão ser usados e como aplicá-los da maneira correta. É importante entender que cada pessoa tem sua individualidade, por esse motivo, dependendo da situação de saúde é possível que existam tratamentos diferenciados.

Assim como o professor de um curso para dirigir ambulância, o dentista precisa tomar todo o cuidado com quem ele está tratando e deverá explicar com todos os detalhes e clareza sobre a importância e modo de prosseguir com o tratamento.

Considerações finais

Ao longo deste texto, foi possível compreender que os cuidados com a saúde bucal são de grande importância para a saúde das pessoas.

É comum que ao longo da vida, por conta da rotina acelerada e do cansaço físico e mental, as pessoas esqueçam da importância de cuidar bem dos dentes, acreditando que apenas escová-los é essencial e indo ao dentista apenas quando se tem uma complicação.

Porém, é preciso estar em constante cuidado com essa área, pois não é apenas a região da boa que é afetada pelo descuido e descaso. 

Uma boca saudável tem relação direta com uma rotina equilibrada, com uma alimentação diversa que preza por alimentos naturais e, consequentemente, melhora o funcionamento do corpo humano de maneira geral. 

Além disso, uma boca bem tratada pode ajudar a melhorar a autoestima, visto que, muitas pessoas são constrangidas com seus sorrisos. Uma boca saudável, não tem necessariamente relação com dentes brancos, pode aumentar a felicidade de alguém.

Esse aumento na autoestima, como consequência, pode ter um resultado positivo no sentimental e psicológico de uma pessoa. Pois irá tratar de uma insegurança, deixando as pessoas mais confiantes e mais felizes. 

Por fim, é possível concluir que a saúde bucal está relacionada a diversos aspectos da vida das pessoas. Sendo algo de grande importância e que deve ser levado a sério cotidianamente. 

O ideal é ensinar as pessoas a cuidar dos dentes desde a infância, e manter na mente a importância e relevância dessas práticas ao longo da vida. A fomentação de palestras em escolas, empresas e faculdades pode ser um incentivo para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.