Calo no pé: 6 tratamentos naturais 

Desagradáveis ​​e muitas vezes muito dolorosos, tanto o calo no pé quanto o olho de peixe são doenças que podem facilmente estragar a sua vida diária. Nesse artigo, você verá dicas para prevenir esses incômodos e tratamentos naturais para reduzi-los e até mesmo fazê-los desaparecer.

Peculiaridades e causas do calo e olho de peixe

O olho de peixe ocorre quando a epiderme engrossa e se transforma em sucessivas camadas de pele morta. Aloja-se principalmente entre o quarto e o quinto dedo do pé e causa uma dor que pode ser violenta. Seu nome foi dado em homenagem à sua forma circular, que lembra um olho, com centro mais escuro e contorno avermelhado.

alguns fatores de aparecimento dos problemas

As principais causas são a deformação dos pés (acelerada com a idade), a prática intensa de um esporte ou até mesmo o uso de sapatilhas femininas muito apertadas. 

O olho de peixe também pode se formar quando a pessoa realiza um trabalho com muita caminhada ou pisada. O atrito contínuo em certas áreas ou pressão significativa nas sapatilhas femininas causará desconforto.

O calo no pé aparece primeiro e não necessariamente se transforma em olho de peixe, especialmente porque ele pode estar em lugares onde o olho de peixe não se desenvolverá. O calo no pé também é um espessamento da pele que ocorre mais abaixo do arco do pé.

Como prevenir o aparecimento

Como muitas vezes acontece com os riscos patológicos do dia a dia, pequenos gestos simples são suficientes para evitar que o problema se agrave.

A importância dos sapatos

Sapatos confortáveis ​​são os melhores, especialmente para aqueles que desenvolvem até mesmo deformidades leves nos dedos. Sapatos de bico fino ou salto alto promovem a compressão dos dedos e, se possível, você deve alternar o uso com calçados femininos mais largos.

Se seus pés estiverem deformados, consulte um especialista para fazer palmilhas ortopédicas sob medida. Eles terão o efeito de manter os dedos dos pés no lugar e evitar o atrito.

Meias apropriadas

As meias de algodão causam menos atrito e são mais adequadas para uso intensivo e muito mais confortáveis. Claro, você deve usar meias que não apresentem um grande grau de desgaste para desempenhar bem seu papel protetor no sapato.

Pratique hidratação diária

Mantenha os pés hidratados todos os dias para evitar o aparecimento do calo no pé ou de olho de peixe entre os dedos. Comece limpando-os bem e fazendo escalda-pés regulares para suavizar e remover a pele morta. São esses restos de pele que acabarão por formar um calo e talvez até um olho de peixe.

Aja assim que surgir o calo

Fique alerta e cuide dos seus pés, pois são eles que permitem que você se movimente, por isso são muito importantes para a sua saúde. Em caso de protuberância excessiva ou dor difícil de suportar, não hesite em procurar um podólogo, que poderá encaminhá-lo a um ortopedista.

6 Dicas para acabar com calo

1. O escalda-pés

Um bom escalda-pés  em água quente irá suavizar a pele, facilitando você remover os restos de pele morta limpando os pés cuidadosamente com uma toalha de banho. Pode hidratar os pés com cremes específicos para essa área, geralmente é vendido em farmácias e também pela internet.

2. Bicarbonato de sódio e óleos essenciais

Para um escalda-pés ainda mais eficaz, adicione bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo essencial de gerânio e lavanda que atuarão diretamente nas áreas de espessamento e ajudarão a eliminá-los.

3. Pedra-pomes ou lixa de pé

Depois de limpar e secar bem os pés, use uma lixa ou pedra-pomes para remover a pele morta. Faça em etapas, começando 2 a 3 vezes por semana. Cuidado para não lixar os pés em profundidade, pois você pode causar doenças mais graves e muito dolorosas.

4. Argila verde em pó

Prepare uma pequena tigela de argila verde, adicionando água para obter uma pasta grossa o suficiente para aplicar com um pincel nos pés. Em seguida, cubra com uma gaze, como um curativo, para macerar o preparo. Aperte um pouco de deixe durante a noite inteira.  Enxaguar bem na manhã seguinte e repetir a operação nos demais dias, se necessário.

5. Vinagre de maçã e farinha de rosca

Misture a farinha de rosca com vinagre de cidra e coloque-as no olho de peixe ou no calo. Coloque um curativo nele para mantê-lo dentro por uma noite. Você certamente precisará de vários dias de aplicação para removê-lo completamente.

6. Aspirina

Prepare uma pasta com 5 aspirinas em pó, ½ colher de chá de suco de limão e água. Aplique diretamente na área e envolva em papel filme transparente, coberto com um pano bem quente. Após meia de hora, enxágue e lixe o excesso de pele amolecida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.