Por que usar óleo de rícino para cuidar da pele e do cabelo

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é um óleo extraído das sementes da mamona. Por muito tempo, a planta tem sido usada para uso interno e externo, entre outras coisas para curar doenças de pele e problemas estomacais e para proteger a pele do sol. 

O óleo também tem sido amplamente utilizado em diversos produtos naturais de beleza e aromaterapia devido aos seus efeitos benéficos. 

O óleo de mamona não deve ser confundido com mamona venenosa, mesmo que o veneno venha da mesma planta que o óleo. O veneno é uma proteína nociva que se encontra dentro das sementes da planta, mas na produção do óleo essa proteína é inativada.

Como faz para usar o óleo de rícino?

O óleo de rícino pode ser usado de várias maneiras, mas considerando que é tão espesso e viscoso, deve, em princípio, sempre ser usado em conjunto com algum outro óleo, como óleo de amêndoa ou jojoba . 

Abaixo, você encontrará nossas melhores dicas sobre como usar o óleo de rícino para obter melhores resultados.

No cabelo

Quando se trata de cabelo, o óleo de rícino funciona melhor como um envoltório regular. 

Misture o óleo de rícino com uma quantidade igual de outro óleo, como óleo de jojoba. Comece massageando o óleo no couro cabeludo e vá até o comprimento. Enrole uma toalha úmida em volta do cabelo e deixe descansar o máximo possível antes de enxaguar bem. 

Você também pode deixar o durante a noite, no entanto, pode ser necessário lavar o cabelo duas vezes na manhã seguinte. 

Tente fazer esse envolvimento pelo menos uma vez por semana para obter melhores resultados. 

O óleo de rícino também pode ser usado nas sobrancelhas e cílios para estimular o crescimento do cabelo. Quando se trata de cílios, no entanto, você deve ter um cuidado extra com a aplicação, pois o óleo pode irritar. Sinta-se à vontade para usar uma escova de rímel limpa.  

Na pele

Se você planeja usar óleo de rícino na pele, deve misturá-lo com, por exemplo, óleo de coco ou azeite de oliva para facilitar a absorção da pele.

Use a mistura de óleo como uma loção para a pele depois de tomar banho para uma pele suave e hidratada. 

Se você tem músculos ou articulações doloridos, você também pode usar o óleo como um óleo de massagem natural para aliviar a dor. O óleo de rícino realmente se encaixa muito bem como óleo de massagem porque não é absorvido pela pele tão facilmente. 

No rosto

O óleo de rícino tem um efeito de limpeza, o que significa que também é adequado como parte do seu cuidado facial. Pode ser usado com vantagem na limpeza, pois dissolve a sujeira de forma eficaz.

Para um tratamento facial de limpeza extra profunda – misture o óleo com outro óleo, como óleo de amêndoa , e aplique no rosto após a limpeza. Umedeça uma toalha com água morna para abrir os poros e permitir que o óleo limpe completamente. Você verá os resultados imediatamente. 

O óleo de rícino também pode ser usado como um bálsamo labial natural, sem ser diluído antecipadamente.

Dica! Faça seu próprio brilho labial natural derretendo manteiga de cacau, óleo de rícino e algumas gotas de oleo essencias.

Conclusão

O óleo de rícino pode fazer maravilhas de várias maneiras, tanto para cabelos, pele e unhas. Se ingerido, também pode aliviar problemas estomacais temporários, mas tenha cuidado para garantir que o óleo que você compra seja realmente feito para uso interno. 

A vida útil do óleo de rícino é entre 4 e 5 anos, então você não precisa se preocupar com o fato de ele ficar ruim rapidamente. No entanto, pode ser bom escolher um óleo que venha em uma garrafa de vidro se quiser armazená-lo por mais tempo. 

Lembre-se também que o óleo é muito viscoso e que na maioria dos casos deve ser misturado com outro óleo, como óleo de amêndoa ou jojoba.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.