Técnicas de otimização de conversão: como transformar visitantes em clientes

A otimização de conversão é uma técnica que visa transformar visitantes em clientes. Isso é alcançado através de uma série de experiências do usuário no site, aumentando a probabilidade de conversão.

A princípio, assim como é fundamental investir em uniformes profissionais para ter mais seriedade ao longo do tempo, também é reconhecível moldar essa dinâmica para que a lucratividade se expanda.

Para alcançar esse objetivo, é necessário que a empresa realize diversas técnicas que visam melhorar a experiência do usuário, aumentando a probabilidade de conversão. E é exatamente sobre isso que falaremos a partir de agora.

Como transformar visitantes em clientes?

Uma das técnicas mais utilizadas para otimização de conversão é a criação de landing pages. Essas páginas contêm uma mensagem clara e objetiva, com um call-to-action (CTA) forte e atrativo, além de serem projetadas para estarem nos primeiros lugares nos motores de busca, o que incentiva a conversão dos visitantes.

Comparativamente, é como se usasse uma lixadeira girafa em sua obra e pudesse atingir um local mais alto do que com qualquer outra ferramenta. A conversão faz com que você chegue a lugares pouco explorados.

Some isso a análise de dados, pois ao entender melhor sobre o comportamento dos visitantes no site, a empresa pode identificar padrões e tendências, que podem ser utilizados para melhorar a experiência do usuário. 

Isso inclui informações sobre a forma como os visitantes navegam pelo site, quanto tempo eles gastam em cada página e em que ponto eles abandonam o site. Lembre-se: sempre há algo a ser melhorado.

Para realizar a análise de dados, a empresa pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, que fornece informações detalhadas sobre o comportamento do usuário. Mas sobre isso nós falaremos mais adiante. 

As últimas três técnicas que não devem ser deixadas de lado, de maneira nenhuma são: 

  • Criação de testes A/B: que envolve as duas versões diferentes de uma página. Elas são exibidas aleatoriamente para os visitantes e a empresa pode, então, monitorar o comportamento deles em cada uma delas, determinando qual oferece a melhor taxa de conversão;
  • Monitoramento de desempenho: faça ajustes conforme necessário com o monitoramento de desempenho. Isso pode incluir a criação de novas páginas de destino, a atualização do conteúdo existente e a alteração do layout do site;
  • Preste atenção nas preferências dos clientes: ao entender as necessidades e preferências dos clientes, a empresa pode criar um site que seja mais atraente e eficaz na conversão de visitantes em clientes.

Plugins que o ajudam nas técnicas de otimização

Tão imprescindível quanto a montagem de painel elétrico para uma melhor distribuição da energia dentro de uma residência, são as escolhas de plugins para gerar conversão para sua empresa.

Então, separamos alguns dos mais conhecidos, funcionais e assertivos, pois eles lhe darão tranquilidade na hora que as estratégias forem colocadas em prática. Verifique quais destes você já usa e quais ainda precisa instalar.

Google Analytics

Esse plugin é fundamental para quem deseja monitorar o tráfego do seu site e compreender o comportamento dos seus visitantes. Com ele, é possível analisar informações importantes, como taxa de rejeição, tempo médio de visita e origem do tráfego. 

Elas podem ser usadas para aprimorar a experiência do usuário e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão. É uma das mais conhecidas ferramentas do mercado, além de ser simples e dinâmica.

Yoast SEO

Esse plugin é uma ótima opção para quem deseja otimizar o SEO do seu site. Ele oferece uma série de recursos para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca, incluindo a criação de metadescrições, tags e palavras-chave.

Ou seja, se está escrevendo um post sobre caldeiraria e montagem industrial, ele lhe dirá quais as palavras de transição que faltam, como melhorar seu ranqueamento a médio e longo prazo e etc.

OptinMonster

Esse plugin é uma excelente opção para quem deseja criar pop-ups e formulários de inscrição para newsletter, oferecendo uma variedade de opções para personalização de design e configuração de regras de exibição.

Em poucos cliques você conseguirá aprender como configurar e inserir dentro de seu site. O OptinMonster é intuitivo e, caso necessite, existem diversos tutoriais pelo YouTube para ensiná-lo ainda mais.

SumoMe

Esse plugin oferece uma série de ferramentas úteis para aumentar a taxa de conversão, incluindo pop-ups, formulários de inscrição e botões de compartilhamento em redes sociais. Além disso, possibilita as análises de dados para ajudar a monitorar a performance das suas estratégias de otimização.

Entre na aba de plugins do seu WordPress, escreva SumoMe e você o encontrará rapidamente. Logo depois de fazer a instalação, é o momento de utilizá-lo com 100% de sua capacidade.

Com todos esses detalhes colocados em pauta, é hora de tirar as ideias que tiver do papel e agilizar todas essas mudanças em seu layout. A conversão é um dos aliados mais incríveis que você poderá ter.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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