Qual a importância de ter dentes livres do bruxismo?

O bruxismo é uma condição que faz parte da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R), criada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM).

Esse problema é tão comum que perde apenas pelo solilóquio, que são pessoas que falam enquanto dormem e para o ronco. Portanto, é uma condição comum que apresenta sinais e sintomas assim como outros distúrbios.

Não é de se surpreender quando ele começa a fazer parte da vida de uma pessoa, mas traz muitos prejuízos para a dentição, a gengiva e os ossos da mandíbula. Gera muitos incômodos para o portador e para quem dorme próximo à pessoa.

A saúde bucal é um assunto muito importante porque está diretamente relacionada com a saúde do corpo como um todo. Cuidar dos dentes e de suas condições não é apenas uma questão de estética, mas também de qualidade de vida.

O bruxismo pode prejudicar os dentes ao longo do tempo, por isso, é muito importante cuidar desse assunto para evitar as sequelas.

Para entender um pouco mais sobre o tema, este artigo vai mostrar o conceito de bruxismo, como identificá-los e quais são as opções de tratamento.

Entendendo o que é bruxismo

Bruxismo nada mais é do que ranger de dentes ou apertar a dentição com força. Pessoas que sofrem com o problema costumam acordar com os músculos e os ossos da mandíbula doloridos ou sentem muitas dores de cabeça.

É uma condição que deixa os dentes doloridos e até soltos, tendo em vista que pode provocar desgaste na arcada dentária. Em casos mais severos, pode provocar a destruição do osso circunvizinho e do tecido gengival.

Em uma clínica de reabilitação para drogados, o dentista trata problemas de bruxismo, uma vez que ele pode estar atrelado a condições psicológicas.

Em casos extremos, pode desenvolver problemas na articulação da mandíbula, provocando a Síndrome da Articulação Temporomandibular (ATM).

Como identificar o bruxismo

Para a maioria das pessoas que sofrem com o problema, o bruxismo é um hábito inconsciente. Isso significa que o indivíduo não percebe que está fazendo isso até que alguém comenta que ouve o ranger dos dentes enquanto dorme.

Outras pessoas descobrem quando passam por uma consulta de rotina com o dentista que alerta sobre o desgaste dos dentes ou esmalte rachado. No entanto, existem outros sintomas, como:

  • Dor de cabeça;
  • Dor na face;
  • Dor no pescoço;
  • Dor de dente.

Ao apresentar esses sintomas, é muito importante procurar um profissional para que possa fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem dessas dores é realmente provocada pelo bruxismo.

Tratamentos para o bruxismo

Um motorista particular para viagens longas que esteja desconfiando dessa condição precisa procurar o dentista, isso porque o tratamento depende da causa do problema.

O profissional vai examinar os dentes e fazer algumas perguntas para determinar qual é a fonte da condição. Ele avalia os estragos provocados e vai determinar as possíveis causas.

Assim que o problema é identificado, existem diferentes opções de tratamento que podem ser colocadas em prática. Uma delas é o uso de um dispositivo para dormir.

O artefato é feito sob medida e ajustado aos dentes, encaixando-se sobre a arcada superior e protegendo os dentes inferiores do atrito. Esse dispositivo é uma forma de lidar com o bruxismo, mas não resolve o problema definitivamente.

Outra opção muito comum é encontrar meios de relaxamento, visto que a tensão do dia a dia costuma ser uma das principais causas. O paciente precisa encontrar alguma coisa que ajude a diminuir a tensão do dia a dia.

Ouvir música, ler, tomar banho, fazer um passeio ou investir em algum hobby são hábitos que ajudam a reduzir a incidência do bruxismo.

Algumas pessoas procuram atendimento profissional para fazer terapia e com isso descobrir quais hábitos podem ajudar a controlar situações estressantes.

O funcionário de uma empresa de terceirização de serviços de copeira pode usar uma toalha úmida e morna pela manhã para relaxar os músculos doloridos por conta da pressão exercida durante a noite.

Outra opção é reduzir a exposição de um ou mais dentes para que a mordida fique igualada. Quando a mordida é anormal, ou seja, os dentes não se encaixam bem, pode passar por correções por meio de coroas, restaurações e ortodontia.

Diferença entre bruxismo diurno e bruxismo noturno

É fundamental dizer que existem dois tipos de bruxismo, sendo o diurno e o noturno. O diurno acontece quando o paciente está acordado e o noturno no horário do sono.

O bruxismo diurno é conhecido como briquismo e se caracteriza pela pressão dentária, estando diretamente relacionada a fatores emocionais.

Apertar os dentes está relacionado a momentos emocionais de estresse e ansiedade que provocam alterações nos níveis de neurotransmissores. Mas é possível controlar a situação, evitando manter os dentes em contato ao longo do dia.

Uma empresa de limpeza industrial pode oferecer uma palestra para seus colaboradores de modo a orientá-los e falar sobre prevenções e tratamentos para o problema.

A maior diferença entre os tipos é que no caso do bruxismo noturno, o paciente range os dentes de maneira inconsciente.

Dúvidas comuns sobre o bruxismo

Existem muitas dúvidas em relação a esse problema e é muito importante conhecê-las para facilitar sua identificação e tratamento. De qualquer forma, é muito importante procurar o dentista para conversar e compreender o que pode estar acontecendo.

Uma das dúvidas mais comuns é se o bruxismo pode provocar sensibilidade e realmente, pacientes que apresentam essa condição também possuem mais sensibilidade dentária.

Isso acontece porque quando eles apertam ou rangem os dentes, o esmalte sofre desgastes e fraturas que acabam expondo a dentina e isso aumenta a sensibilidade na arcada.

Um profissional que trabalha em portaria de prédio precisa se sentir bem para exercer sua função, mas caso tenha problemas com o bruxismo, os dentes ficam enfraquecidos e várias complicações bucais podem aparecer.

Um dos mais comuns é um incômodo na hora de ingerir determinados tipos de alimentos, por isso, é fundamental observar e procurar o dentista.

Outra consequência desagradável é que o bruxismo, por ser uma atividade parafuncional, pode provocar o estreitamento dos dentes e alterar a posição dos elementos na arcada.

Em pessoas que apresentam problemas periodontais, sendo eles provenientes ou não do bruxismo, os dentes podem mudar de lugar, embora isso não seja muito comum.

No entanto, se alguém estiver nessas condições, precisa procurar o auxílio de um profissional para identificar o bruxismo e iniciar o tratamento mais adequado o quanto antes.

Uma enfermeira a domicilio pode identificar o problema no paciente por conta de seu convívio, mas é com a ajuda do dentista que ele poderá iniciar o tratamento e evitar possíveis entortamentos.

Agora, muitas pessoas também se perguntam se o bruxismo pode deslocar a mandíbula e a resposta é sim. A condição pode sim deslocar a mandíbula e isso acontece com o disco articular, uma estrutura entre as articulações da cavidade oral.

Ele acaba se deslocando para a frente e traz muitos desconfortos para o paciente que pode apresentar dificuldades para movimentar a boca.

Pessoas que não conseguem abrir a boca apresentam um problema conhecido como trismo mandibular e precisam do auxílio de um profissional para lidar com a questão.

Por fim, muitos se perguntam se as restaurações são capazes de recuperar o desgaste provocado pelo bruxismo. Uma coisa é fato, a estrutura dentária acaba sendo prejudicada com desgastes por conta do problema.

Uma pessoa que vai fazer em ensaio fotográfico feminino 30 anos quer fotos bonitas e sorridentes, mas precisa se atentar porque o bruxismo pode afetar a estética dos dentes.

Além disso, a arcada dentária estará exposta a problemas como cárie e sensibilidade. A boa notícia é que as restaurações são excelentes opções para recuperar a estética dos dentes que sofreram algum tipo de desgaste.

Pequenas corrosões podem ser restauradas com o auxílio de resina composta. Agora, se o dente está apresentando defeitos severos que comprometem a estrutura do esmalte, é necessário usar porcelana para a restauração.

Hoje em dia, assim como existem tratamentos para alcoolismo e outras condições, também existem tratamentos para o bruxismo e cabe ao paciente procurar o dentista para definir as causas e de que maneira será tratado.

Considerações finais

Embora o bruxismo seja uma condição comum entre as pessoas, como visto ao longo do conteúdo, pode trazer muitos problemas para os dentes, não só problemas estéticos mas também questões que afetam a saúde bucal.

Identificá-lo e tratá-lo é a melhor forma de evitar os danos causados por ele, mantendo a boca sempre saudável e livre de problemas que podem prejudicar a aparência dos dentes, sua funcionalidade e sua saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.