O que o dentista pode e não pode fazer no marketing odontológico?

O marketing está presente em todos os setores profissionais na atualidade, inclusive na odontologia. O marketing odontológico é mais um exemplo da eficiência da estratégia, mas também da necessidade de adequar as especificidades de cada setor para ter resultados mais qualificados.

Por se tratar de um serviço que tem a ver com a saúde dos clientes, essa modalidade tem certas regulamentações que precisam ser seguidas.

Conhecê-las e respeitá-las é fundamental para construir um relacionamento consistente com as pessoas. 

Além de zelar pela saúde e segurança dessas pessoas, o consultório odontológico vai se fixar como uma instituição de renome.

Acompanhe o texto a seguir para conhecer as principais estratégias de marketing de conteúdo para clínicas odontológicas. Depois, confira o que não pode ser feito nesse ramo em termos de divulgação.

fique sabendo como fazer marketing odontológico

O marketing para dentistas mudou ao longo dos anos. Ele está se tornando cada vez mais digital e orientado para o cliente, tendência evidente em muitas outras áreas, como administração de condomínios.

Listamos abaixo as estratégias de marketing mais usadas na odontologia. Elas vão melhorar a forma como você atrai e fideliza pacientes, confira na sequência.

Faça video marketing

Para ganhar autoridade, os clientes em potencial precisam ver que você sabe o que está fazendo. No campo da saúde, nada melhor para provar isso do que por meio de vídeos.

Os vídeos são formatos que possibilitam entregar informações mais complexas e especializadas. Quando um médico ou dentista aparece, é criado um sentimento de aproximação.

Se o especialista em manutenção de nobreaks se esconde atrás da câmera, provavelmente muitas pessoas ficarão com dúvidas sobre o profissionalismo, visto que a humanização é dificultada em alguns aspectos.

Então, seja pelo Youtube, IGTV ou em vídeos do seu próprio site, faça video marketing. Explique seus tratamentos, mostre fotos dos procedimentos (conforme autorização e devidas explicações – não sendo uma promessa para outros pacientes) e construa relacionamentos com seus clientes em potencial.

Envie lembretes de consulta

Os pacientes muitas vezes esquecem de agendar consultas, especialmente se for uma revisão que acontece depois de grandes intervalos. Nesse caso, você deve pedir permissão ao paciente para enviar lembretes.

Se o paciente tiver consulta marcada, envie-os para confirmar a data no dia anterior. Dessa forma, é mais difícil que a pessoa esqueça de comparecer.

É possível fazer isso por meio de:

  • SMS;
  • WhatsApp;
  • E-mail automático;
  • Notificações no site.

Avisos desse tipo são muito bem-vindos para que os pacientes se planejem com antecedência.

Afinal, todos têm de lidar com várias responsabilidades no dia a dia, seja profissionais de serviços de topografia ou outros âmbitos, o que pode impactar na memorização dos dias das consultas.

Invista em atendimento qualificado

Conecte-se com seus pacientes para aumentar a confiança nos serviços que você oferece. Para isso, preste um serviço de atendimento excelente.

As técnicas de marketing odontológico estão diretamente ligadas ao atendimento que os clientes recebem no consultório, pois contribuem para uma relação de confiança com eles.

A equipe precisa ser capacitada para recebê-los. Assim, é importante ser gentil no primeiro contato ao marcar uma consulta.

Quando ele chegar na clínica, preste atenção na recepção, informe se o especialista está disponível e qual a previsão para ele ser chamado.

Enquanto isso, o paciente pode tomar um café, beber água ou usar o wi-fi da clínica para acessar a internet.

Tenha um site

Se a clínica ainda não tem um site, agora é a hora de pensar nisso. Uma presença na Internet é uma maneira eficaz de se comunicar e ser descoberto pelas pessoas que precisam de seus serviços.

Com um site você pode fornecer todas as informações sobre sua prática, seus cursos, tratamentos oferecidos e outros dados importantes.

Além disso, é um bom espaço para criar o conteúdo necessário para educar os pacientes e, portanto, construir relacionamentos com eles.

Gerar conteúdo informativo é um dos pilares do marketing de conteúdo. Essa é uma necessidade não só da odontologia, como também das empresas de torres de resfriamento de água e vários outros ramos.

Afinal, é por meio desses materiais que é possível atrair e converter os potenciais clientes.

Crie sua identidade visual

A identidade visual é muito importante para o marketing odontológico, pois é responsável pela primeira impressão do paciente, que deve ser confiável e profissional, bem como a fixação da marca em seu imaginário.

Além disso, com um bom design no site, os materiais impressos e publicações da clínica permanecerão na mente das pessoas.

Por isso é necessário entrar em contato com um profissional de design para criar uma identidade visual clara e que represente o negócio.

Ele reunirá todas as suas ideias em uma pesquisa aprofundada, resultando em uma visão que realmente reflete o que é o estabelecimento.

Monitore a jornada do cliente

A jornada do cliente é um modelo amplamente utilizado para acompanhar o comportamento de potenciais compradores de transformadores de tensão. E isso não ocorre de forma diferente na área odontológica.

Em geral, a jornada é dividida em quatro etapas diferentes: pesquisa e descoberta, consideração do problema, pensar na solução e decisão de compra.

No início, os clientes em potencial navegam na Internet sem um objetivo específico. O conteúdo deve responder a perguntas básicas, sem dados muito aprofundados.

A partir daí, ele perceberá que pode haver uma forma de se beneficiar com as informações que está acessando.

A identificação do problema consiste em encontrar dados para resolver um problema ou pergunta sobre ensaio de dureza. No caso da odontologia, pode ser um guia para procedimentos clínicos.

Ao olhar para a solução, o usuário sabe exatamente como o consultório poderia ajudá-lo. Ele analisa outras organizações para fazer a escolha.

Veja o que não pode fazer no marketing odontológico

As práticas de publicidade e comunicação dos dentistas são regidas pelo Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O objetivo da regulamentação é garantir maior transparência, confiabilidade e respeito aos pacientes e demais colegas de profissão.

Antes de começar a produzir conteúdo para sites e redes sociais, você deve conhecer as proibições do Código de Ética. Veja o que é proibido de acordo com as regras nos tópicos abaixo.

Propaganda falsa

O CFO proíbe terminantemente dentistas e consultórios odontológicos de divulgarem tratamentos não comprovados cientificamente, bem como aparelhos que não possuam registros aprovados pelas autoridades competentes dos órgãos reguladores.

Outra questão que o Código de Ética proíbe é o uso de títulos e especialidades não reconhecidas pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais.

Ninguém compra piso de concreto polido sem ter certeza absoluta de que o produto e os métodos são eficazes. Apesar das diferenças, isso também vale para serviços odontológicos.

Divulgação de preços

Dentistas e consultórios odontológicos não podem divulgar preços de serviços, métodos de pagamento ou anunciar serviços gratuitos.

Além disso, o CFO proíbe os dentistas de divulgarem seu trabalho por meio de sites de compras coletivas ou cartões de desconto, pois essas ações caracterizam concorrência desleal e prejudicam a profissão.

Sorteios

O CFO também não permite que dentistas e clínicas odontológicas organizem sorteios ou qualquer outra forma de competição por prêmios em troca de serviços prestados por profissionais.

Publicidade em meios de comunicação

Embora os dentistas possam participar de programas de rádio e televisão, a presença de profissionais nestes meios deve ser específica para fins de esclarecimento.

Qualquer tipo de autopromoção é terminantemente proibida, assim como a prescrição de tratamentos.

Palavras proibidas

Os dentistas também devem se atentar aos textos presentes nas ações de marketing. 

O conselho veta o uso de possíveis termos que possam configurar sensacionalismo, autopromoção, concorrência desleal, mercantilização da odontologia ou promessa de resultados sem comprovação.

Fotos de pacientes

Por muito tempo, a divulgação de fotos de pacientes antes e depois de tratamentos foi proibida pelo CFO.

No entanto, a Resolução 196 de 2019 permite a divulgação de imagens do início e término do tratamento, desde que o procedimento seja realizado pelo cirurgião-dentista que divulga o conteúdo e seja usado de forma a informar outros pacientes, não promovendo o resultado como potencial para outros pacientes.

A prévia autorização do paciente, pessoa física ou seu representante legal também é obrigatória para a divulgação da imagem. Isso pode ser formalizado por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Logos, placas e cartazes sem registro

O desejo de muitos dentistas de divulgar seu trabalho da melhor e mais atrativa forma pode minar o código de ética se o nome, registro clínico e especialização no Conselho Regional de Odontologia não constarem nos documentos de divulgação.

Além de ser uma das infrações mais graves, ela também perde a credibilidade diante de clientes que conhecem os regulamentos da área.

Poluir o meio ambiente com publicidade

Folhetos, cartazes, placas, tudo isso pode poluir o meio ambiente ou a arquitetura urbana (devido à poluição visual). Por esse motivo, pode-se pensar em mídia social, publicidade na televisão ou no rádio.

Isso não quer dizer que a panfletagem seja proibida, até porque é um dos mais famosos meios de divulgação.

No entanto, em determinadas circunstâncias, a Câmara Municipal pode fixar taxas e até multas se os fabricantes de laje protendida agirem sem autorização ao criar as campanhas de publicidade na área médica.

Em relação ao tamanho dos letreiros, a prefeitura é responsável por impor uma taxa de recurso para reduzir a poluição visual.

Considerações finais

O marketing odontológico é extremamente importante para gerar relevância e chamar a atenção das pessoas no meio digital.

Usá-lo com equilíbrio e respeitando a regulamentação faz parte da prática. Dessa forma, os profissionais da área evitam problemas e se concentram em oferecer o melhor tratamento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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