qual Importância da saúde bucal no ambiente de trabalho

A saúde bucal no ambiente de trabalho afeta a sua qualidade de vida e, portanto, a produtividade de todo o time de colaboradores.

Funcionários saudáveis são menos propensos a erros, acidentes e demissões. Além disso, eles estão mais motivados, mais focados e produzem com muito mais qualidade.

Sabemos que a maioria dos brasileiros passa mais de 10 horas no ambiente de trabalho e, por isso, nem sempre faz os cuidados odontológicos necessários. Por esse motivo é importante estimular esse hábito em seus colaboradores. 

Neste artigo, explicaremos como isso pode afetar a produtividade da sua equipe e como você pode reduzir problemas por meio da saúde bucal. 

Saúde bucal no trabalho: definição

A odontologia possui diversas especialidades para todos os tipos de problemas dentários dos pacientes. Há um método projetado especificamente para lidar com questões de saúde bucal no trabalho.

Denominado por especialistas como a odontologia do trabalho, é uma especialidade que visa melhorar a saúde e prevenir doenças bucais para que os funcionários não afetem o ambiente de trabalho.

Além disso, também é muito importante a ação de prevenção às doenças ocupacionais, que estão diretamente relacionadas às atividades profissionais de instalação de fachada de vidro comercial.

O objetivo desta área é, principalmente, alertar os trabalhadores para possíveis problemas.

Os danos diretos e indiretos à saúde podem ser minimizados quando a prevenção tem um lugar especial no plano de saúde dos colaboradores. O mesmo vale para a saúde bucal.

Os profissionais que trabalham em odontologia do trabalho devem atuar buscando os primeiros sinais de doenças ocupacionais.

Sintomas desse gênero podem levar à irritabilidade, distúrbios do sono e distrações e, nesses casos, os pacientes devem ser encaminhados para as clínicas especializadas.

Além disso, seu papel também é conscientizar os funcionários sobre a importância da saúde bucal.

Benefícios da saúde bucal 

O impacto da saúde bucal na vida pessoal e profissional é enorme. Por isso, muitas empresas buscam desenvolver políticas de atendimento odontológico para as equipes, prevenindo o aparecimento de problemas dentários e suas consequências.

Com essas ações, a organização não só promove a satisfação dos colaboradores, mas também contribui para os resultados da empresa de guilhotina industrial. Continue lendo e entenda melhor.

Reduz o índice de absenteísmo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o motivo do absenteísmo de cerca de 20% dos trabalhadores industriais está relacionado a problemas dentários.

Além disso, a boca pode apresentar sinais de má saúde, hábitos e doenças como:

  • Refluxo;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Disfunções.

Então, cuidar da saúde bucal dos funcionários de portão de alambrado não só ajuda a obter um sorriso bonito, mas também pode ajudar a identificar outros problemas de saúde.

Estimula a mudança de comportamento e hábitos

A agitação do dia a dia dos trabalhadores faz com que elas comam fora de casa, na maioria das vezes, em restaurantes ou dentro de empresas, o que pode impactar a alimentação adequada.

Além disso, muitas vezes a escovação e o uso do fio dental são hábitos que não fazem parte dessa rotina agitada. Ainda há os lanches que completam as refeições da manhã e da tarde.

Passar muitas horas por dia sem cuidados bucais adequados é prejudicial à saúde do funcionário, levando a problemas dentários e outros impactos que podem surgir. 

Assim, esses também são aspectos que demandam atenção, podendo encontrar ações que estimulem a alimentação saudável e a escovação após as refeições, criando palestras informativas e distribuindo kits de higiene, por exemplo.

Melhora o relacionamento entre as pessoas

Dentes sujos não só causam placa bacteriana, cáries e gengivite, mas também dificultam as relações entre as pessoas do time de manutenção de geradores.

Isso se deve à falta de higiene bucal, causando mau hálito e amarelamento dos dentes. Aos poucos, quando percebem que tinham esse problema, as pessoas se afastam umas das outras.

Eles sorriem menos e falam menos, o que dificulta o trabalho em equipe. A falta de socialização pode prejudicar as chances do profissional em suas relações com os colegas.

Com isso, ao oferecer programas relacionados à saúde bucal, o engajamento entre as equipes é melhorado e dificilmente haverá profissionais isolados por conta de incômodos dentários, fazendo com que a comunicação flua melhor.

Melhora a saúde geral das pessoas

Muitas vezes, a falta de higiene bucal está diretamente relacionada a problemas de saúde, como doenças físicas e emocionais, e doenças sistêmicas, que se manifestam primeiro na boca.

Uma delas é a endocardite bacteriana, um problema cardíaco grave que pode ser causado por bactérias nos dentes.

Os problemas de saúde reduzirão a produtividade dos funcionários o que pode demandar afastamentos. Alguns casos precisam contar os serviços de enfermagem home care para ajudar passar por esse processo.

De fato, eles prejudicam a concentração, levando a acidentes de trabalho ou absenteísmo devido a visitas mais frequentes ao médico, isso sem mencionar os riscos à saúde geral.

Assim, promover a saúde bucal e hábitos mais saudáveis impactará diretamente no bem-estar, produtividade e até na tranquilidade do profissional, que entende que está sendo cuidado de algum modo.

Colabora com a imagem corporativa

Uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores transmite uma imagem positiva ao mercado e atrai os melhores profissionais para a empresa.

Ter vantagens nesse sentido, como um programa odontológico estendido à família dos colaboradores, traz mais tranquilidade aos funcionários, comprometimento e admiração pela organização. Saiba mais como aplicar isso nos próximos tópicos.

Como promover a saúde bucal no ambiente de trabalho

É fato que quanto mais benefícios são oferecidos aos colaboradores, mais competitiva se torna a empresa e mais fácil é encontrar os melhores profissionais do mercado de diferentes funções, desde um instalador de puxador inox 1 metro a um profissional da saúde.

Ter um programa que promova a saúde bucal e oferecer plano odontológico aos colaboradores, incluindo seus familiares, certamente colocará a empresa à frente da concorrência.

Dessa forma, se investe na satisfação dos colaboradores, o que melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade deles, pois o foco no trabalho será maior.

Os programas de avaliação odontológica, quando integrados aos programas gerais de saúde do empregado, trabalham para estimular o tratamento e conscientizar sobre a importância da higiene bucal para a saúde do empregado. Veja como a seguir.

  1. Aplique a odontologia do trabalho

Como já explicamos no início do texto, a odontologia do trabalho é responsável por avaliar a saúde bucal dos funcionários, podendo recomendar os tratamentos necessários a partir da realização de um exame odontológico na admissão.

Assim, é possível identificar, por exemplo, se há problemas de saúde por falta de higiene, como a endocardite bacteriana que discutimos, diabetes e até certos tipos de câncer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um estudo mostrando que 20% das faltas ao trabalho nas indústrias podem ser atribuídas a problemas de saúde bucal.

Os dados mostram que assim como é importante desenvolver um programa de gerenciamento de risco, é também importante a adoção da odontologia profissional como aliada das ações de promoção da saúde nas empresas de forma preventiva.

  1. Reforce a importância de ter uma boca saudável

A informação é a melhor forma de começar a cuidar da saúde bucal. Portanto, é importante que a organização cumpra seu papel e traga informações aos seus colaboradores.

Por exemplo, distribuir cartazes em locais de interesse e tráfego intenso é uma boa estratégia. Assim, a mensagem estará sempre à vista.

  1. Distribua kits de higiene bucal

Vale a pena investir na distribuição de kits de higiene no ambiente de trabalho para incentivar os cuidados de maneira mais intensa.

Além disso, é muito importante prestar atenção à estrutura envolvida nisso. Portanto, o banheiro também deve ser uma atmosfera relaxante e atraente.

Fornecer tempo e ambiente apropriados traz a possibilidade de tornar esses cuidados básicos. Afinal, os benefícios aos funcionários são válidos apenas quando eles podem realmente se beneficiar deles.

Todos devem ter espaço para fazer as refeições básicas com tranquilidade (um ponto muito importante para a saúde bucal também).

  1. Organize estratégias de comunicação

Além de folhetos e banners dispersos no espaço é importante investir em ações comunicativas que possam trazer consciência e autonomia para as pessoas.

Conferências, seminários e outros tipos de eventos são ótimas maneiras de garantir que os funcionários de uma churrascaria na zona sul estejam mais conscientes. Mais uma vez, a informação é uma arma importante na luta contra vários problemas de saúde.

  1. Disponibilize um plano de higiene oral aos colaboradores

Outra medida essencial é a disponibilização de um plano de higiene bucal de qualidade aos colaboradores.

Essa etapa é essencial e com certeza fará a diferença nos resultados obtidos. Conforme já citamos, os cuidados precoces e preventivos são essenciais quando se trata da saúde bucal.

Um investimento decisivo é proporcionar à equipe a oportunidade de se cuidar regularmente, ajudando a prevenir doenças bucais.

  1. Escove os dentes assim que voltar ao trabalho

Por parte dos funcionários, é fundamental que eles escovem os dentes assim que voltam ao trabalho, pois isso dificulta o esquecimento.

Comece usando o fio dental para remover as partículas de comida que podem ficar presas entre os dentes. Em seguida, use uma escova de dentes e creme dental, e escove os dentes por pelo menos dois minutos.

Lembre-se que as cerdas devem ser macias e a pasta de dente não pode ser engolida.

Considerações finais

Essas são as principais informações sobre a saúde bucal no ambiente de trabalho. Toda empresa ganha quando cria estratégias específicas a respeito da promoção da saúde, afinal, isso impacta diretamente no desempenho e engajamento do colaborador, além de reduzir faltas e afastamentos.

O grande benefício ao promover programas de saúde bucal é mostrar aos colaboradores que a empresa se importa com eles mesmo fora do ambiente de trabalho. Lembre-se que cuidar dos funcionários é também cuidar do futuro do negócio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.