O papel das redes sociais na criação de uma marca pessoal forte

Redes sociais são plataformas digitais que permitem que os usuários se conectem e interajam entre si, compartilhem informações, interesses, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas, de ramos tão distintos quanto as de eletrodomésticos ou depiladeira de suínos, podem se beneficiar. Foi pensando nisso que resolvemos criar este texto, mas ir além e falar das mais conhecidas e também de como construir uma marca forte com a ferramenta.

Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.

As principais redes sociais da atualidade

Com o passar do tempo, muitas redes sociais nasceram e morreram ou perderam sua relevância. É o caso do Orkut ou do Snapchat que, por um breve momento, conseguiram milhares ou até milhões de usuários, que se distanciaram ao longo do tempo e, talvez, por falta de novidades.

Todos esses exemplares que falaremos abaixo, trabalham como uma espécie de ensaios não destrutivos, pois fazem testes regularmente para conferir o que funciona e o que não funciona em seu dia a dia.

  • YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo e permite que os usuários compartilhem e assistam a programas de outros usuários, interajam com criadores de conteúdo e muito mais;
  • Instagram permite que o compartilhamento de fotos e vídeos (seja em lives ou reels) com seus seguidores. Além disso, podem interagir com outros usuários e seguir assuntos de seu interesse;
  • LinkedIn tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais e, nele, é possível criar perfis profissionais, além de se conectar com outros profissionais, compartilhar notícias e informações relacionadas ao trabalho e busquem empregos.
O papel das redes sociais na criação de uma marca pessoal forte

A importância da presença online na era digital

Hoje em dia, é difícil imaginar uma empresa ou um indivíduo sem presença online. Entenda, não é apenas uma marca de cosméticos que terá benefícios com isso. Se você for gestor de uma empresa de coleta de lixo, não deixe de colocá-la no Instagram.

As redes sociais são uma das principais maneiras pelas quais as pessoas se conectam online e constroem uma marca pessoal. Ter uma presença forte pode ajudá-lo a estabelecer sua reputação e credibilidade no mercado. 

Isso ocorre porque as pessoas tendem a confiar mais em alguém que possui uma presença forte e ativa, ao mesmo tempo, são uma forma acessível e eficiente de alcançar uma ampla audiência.

Como usar as redes sociais para criar uma marca pessoal forte

Existem algumas maneiras pelas quais você pode usar as redes sociais para criar uma marca pessoal forte e eficaz. Ou seja, assim como um carrinho plataforma ajuda a levar materiais pesados de um lado para outro, o Tik Tok ou LinkedIn, aproxima você daqueles que gostam de seu conteúdo.

Podemos citar diversos exemplos de pessoas que saíram do anonimato e ficaram milionários, seguindo este caminho. É o caso de Felipe Castanhari, Kéfera Buchmann, Felipe Neto e tantos outros.

E que tal tentar seguir essas dicas para tentar faturar alguma grana online?

  • Defina seus objetivos: Antes de começar a usar as redes sociais para construir sua marca pessoal, você precisa definir seus objetivos. O que você quer alcançar com sua presença online? 

Você quer se conectar com outros profissionais? Deseja aumentar sua visibilidade no mercado? Definir seus objetivos ajudará você a criar uma estratégia eficaz para atingir seus objetivos.

  • Escolha as plataformas certas: Existem muitas plataformas, mas nem todas são adequadas para todos os tipos de marca pessoal. Por exemplo, se você trabalha com design gráfico, pode optar pelo Instagram. 

Se você é um profissional de negócios, o LinkedIn pode ser mais adequado. Ou seja, alinhe seus objetivos, priorize uma rede social que acha que será importante e alcance seu público-alvo;

  • Crie um perfil forte: O perfil é a primeira impressão que você dá aos seus seguidores e, desta forma, quando conta com um que seja completo, incluindo uma boa foto de perfil, uma descrição clara e concisa de quem você é e o que faz, certamente atingirá seus objetivos.

Ao mesmo tempo, qualquer link relevante e que possa ajudar os usuários a conhecer melhor você e sua marca pessoal é bem vindo. Há vários sites que poderá inserir blog, site pessoal e etc., numa única página.

Por fim, e não menos importante, temos a publicação regular de conteúdo. Enfim, ela lhe ajuda a manter sua presença online forte. Crie um calendário de postagem para ajudá-lo a se manter consistente e a compartilhar conteúdo interessante e relevante para sua audiência. 

Além disso, certifique-se de que seus posts sejam bem escritos e apresentados de forma atraente, para que seus seguidores continuem interessados em seu conteúdo. Que tal tentar inserir essas dicas e moldar este sucesso a curto, médio e longo prazo, equilibrando conteúdos orgânicos com postagens pagas?

Com todos esses detalhes colocados em prática ainda hoje, é bem provável que consiga fazer uma renda extra com a internet. Mas lembre-se: escolha aquilo que gosta e divirta-se! 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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