Mitos e verdades sobre o envelhecimento da pele

Descubra quais são os principais mitos e verdades sobre o envelhecimento da pele  

A preocupação com a beleza e a manutenção da saúde da pele é um tema que interessa a muitas pessoas, principalmente depois dos 30 anos. A reposição de colágeno é uma prática que vem sendo amplamente utilizada como estratégia para redução dos sinais do tempo na pele.

Junto com ela, surgem muitas outras estratégias que geram dúvidas e acabam se misturando com mitos sobre o cuidado com a pele. Pensando nisso, selecionamos algumas das principais verdades e mentiras sobre o assunto, o que vai ajudar você a adotar as melhores práticas no cuidado com a saúde e a beleza da sua pele. 

Exposição solar contribui para o envelhecimento da pele: verdade 

A exposição solar em excesso favorece a aceleração dos processos de envelhecimento da pele. Por isso, os dermatologistas recomendam a exposição controlada e o uso de protetor solar​.

Vale lembrar que o sol é importante para a nossa saúde, já que auxilia na produção da vitamina D. Por isso, o contato da pele com o sol deve ser parte da sua rotina de cuidados, desde que você escolha os melhores horários e faça uso de protetores solares de acordo com as orientações do seu dermatologista.

Água ajuda na saúde da pele: verdade

Água e alimentação saudável são considerados dois fatores-chave na saúde e na longevidade. Por isso, mantenha uma rotina de ingestão de líquidos e dê preferência a alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes. A seguir, listamos alguns alimentos que são aliados na saúde da pele. Confira:

  • abacate, rico em gorduras saudáveis, promove a flexibilidade e hidratação da pele;
  • batata doce, fonte de nutrientes importantes, como o betacaroteno, que ajuda na proteção da pele, inclusive contra os raios solares;
  • tomate, rico em carotenóide, ajuda a combater as rugas;
  • chocolate com composição de 70% de cacau ou mais, favorece a melhora na hidratação e no aspecto geral da derme;
  • pimentão vermelho e demais alimentos ricos em vitamina C, é antioxidante e combate os radicais livres que danificam o colágeno e a elastina da pele;
  • água de coco favorece a hidratação e luminosidade da pele;
  • salmão e os peixes em geral também são importantes, pois são ricos em ômega 3, que combate inflamações.

Produtos naturais são sempre melhores: mito

Algumas pessoas acreditam que os cosméticos naturais são sempre a melhor opção. Entretanto, esse é um mito amplamente difundido que não condiz com a realidade.

A verdade é que existem alguns produtos naturais que realmente são muito bons, assim como existem produtos industrializados excelentes. Alguns produtos naturais não atendem demandas de tratamento específicas. Sempre use os produtos indicados pelo seu dermatologista que contemplem as necessidades e demandas específicas da sua pele.

Pele oleosa não precisa de hidratação: mito

A pele oleosa precisa de hidratação assim como qualquer outro tipo de pele. Para tanto, os produtos utilizados devem seguir as características e particularidades desse tipo de pele.

​É possível deter o envelhecimento da pele: mito

Não existe nenhum tratamento ou produto que seja capaz de deter o envelhecimento. Todas as práticas conhecidas e comprovadas cientificamente têm a capacidade de retardar o envelhecimento. Esse é um processo natural do nosso organismo, por isso, a melhor forma de lidar com ele é mantendo uma vida saudável e fazendo uso das estratégias que tragam maior qualidade de vida.

Açúcar favorece o envelhecimento da pele: verdade

O açúcar é um alimento que favorece o envelhecimento da pele em razão de um processo chamado de glicação, que danifica as células da pele e favorece a evolução mais rápida do envelhecimento.

Com pequenas mudanças na rotina, boa alimentação, ingestão de água e uso de produtos específicos voltados para a manutenção da pele, é possível melhorar o aspecto da derme e retardar os efeitos do envelhecimento. Lembre-se de consultar um dermatologista, ele poderá indicar produtos e fornecer orientação em relação aos cuidados e particularidades envolvendo a sua pele.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.