Merchandising visual: o que é?

O merchandising visual é uma excelente ferramenta para o mundo dos negócios, sendo capaz de chamar a atenção de consumidores de diversos perfis. Se refere à experiência do consumidor, desde a atração do produto até a etapa final, a compra.

Esse movimento que é feito dentro do marketing, geralmente tem como objetivo a valorização dos produtos, marcas e vitrines de lojas físicas e online.

O merchandising visual trabalha lado a lado com o marketing e a comunicação visual, sem deixar de entender a importância da arquitetura e design de interiores, que auxilia a criar uma identidade visual para a empresa, além de personalizar o ambiente.

O marketing, por sua vez, é o conjunto de ações que buscam entender e satisfazer as necessidades do cliente, como um cuidador de pessoas, tendo como foco os resultados. Algumas ações do marketing são:

  • Publicidade;
  • Propaganda;
  • Promoção de vendas;
  • Vendas pessoais;
  • Relações públicas;
  • Merchandising.

Devido ao fato de o merchandising ser uma das ações dentro do marketing, ele visa as operações que serão realizadas dentro da loja, com foco voltado para a apresentação adequada dos produtos, tendo então, o merchandising visual.

Definição de merchandising visual

O merchandising visual, em síntese, é uma estratégia de marketing que usa elementos visuais para chamar a atenção do cliente. A intenção é passar uma boa primeira impressão para o público logo no primeiro contato com a marca.

Isso engloba a apresentação e disposição dos itens no espaço, cores, luzes, entre outros, que acaba influenciando na decisão de compra dos consumidores, impulsionando as vendas e fidelizando o cliente.

Ao entrar no estabelecimento é possível notar um ambiente atraente através da estética, sentir a sensação de um lugar diferente e desfrutar de novas experiências, jamais sentida em outras lojas.

A utilização desse método é uma forma de mostrar a identidade da marca, reforçando sua imagem perante ao mercado e moldando a maneira que quer ser vista, como um preenchimento facial nariz é para as pessoas que desejam fazer alguma mudança.

Para a execução desta estratégia ser eficiente, é preciso levar em consideração o público-alvo da marca, a localização da loja, o layout do espaço e o tema abordado, levando sempre em consideração as tendências do momento.

Para que serve e seus objetivos

Quando o consumidor consegue ver, tocar e sentir toda exposição programada de um produto é estimulado pelas ações do merchandising visual, porém, sua eficiência para fidelizar o cliente irá depender da maneira que for desenvolvida.

Há um ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras, ou seja, a informação visual influencia muito mais as pessoas do que informações escritas ou verbalizadas.

Com um ambiente agradável em conjunto com outros elementos como iluminação, purificador ionizador de água, som, entre outros, é possível que o cliente fique mais tempo na loja e consequentemente acabar comprando mais do que o planejado.

Dessa forma, apostar em imagens e em um ambiente harmonioso de maneira que atraia os clientes, faz com que o produto se venda por si só, colaborando a impulsionar as vendas e aumentar os lucros do empreendedor.

Um merchandising visual cuidadosamente bem estudado e feito com planejamento, ousadia e criatividade, além de gerar impactos consideráveis nas vendas, melhora a imagem da loja de maneira geral.

Sendo assim, seus principais objetivos são: melhorar a exposição dos produtos, atrair novos clientes, impulsionar as vendas e aprimorar a identidade visual da marca, como se fossem fios de sustentação com garras.

Quais são suas maiores vantagens?

É perceptível que a prática do merchandising visual é capaz de impactar positivamente a marca perante o público, gerando melhores resultados, aumento dos lucros entre outros benefícios citados abaixo:

Satisfação do cliente

Considerar a satisfação do cliente é um dos passos para o sucesso da empresa, pois os consumidores são a alma do negócio, sem eles não é possível se manter no mercado.

O produto fornecido é importante, mas oferecer uma boa experiência tem um papel necessário para a satisfação do cliente, ou seja, um local onde todos os elementos visuais foram pensados estrategicamente para agradá-los pode ajudar.

Sendo assim, os consumidores irão se sentir à vontade, voltando outras vezes e até mesmo indicando a marca para seus amigos ou em suas redes sociais.

Reconhecimento da marca

O merchandising visual pode ajudar e muito a fortalecer a imagem da marca no mercado, gerando grande reconhecimento, além de pensar no acolhimento do atendimento pessoalmente durante a visita, é possível marcar presença em elementos.

Como por exemplo, ter o logo e cores da marca estampados em sacolas, embalagens, adesivos para colar em pele de vidro residencial, tudo influencia na divulgação e aumenta o conhecimento.

Definição de identidade da marca

Toda marca tem sua personalidade, ou algo que mostre sua identidade, e o merchandising visual tem esse papel na hora de construir isso e reforçar como a empresa será vista no ponto de venda.

Tudo depende do que a marca quer passar para o consumidor, em caso de uma imagem moderna, é preciso usar uma configuração visual voltada para isso, facilitando a transmissão dessa sensação para o público.

O visual tem que estar presente em toda disposição da loja e dos produtos, para isso, é importante checar com frequência se está tudo em seu devido lugar para obter sucesso na estratégia.

Dicas para aperfeiçoar o merchandising visual

Para colocar o merchandising visual em jogo, é preciso aprimorar e considerar algumas mudanças estéticas no ponto de venda, para atrair a atenção dos consumidores. Abaixo algumas dicas para colocar em prática:

1. Decoração

A estrutura da loja precisa ser compatível com os produtos oferecidos, desde a fachada, passando pela vitrine e continuando dentro da loja com a disposição dos elementos e os itens vendidos.

O mesmo serve para uma empresa de jazigo, de nada adianta ser colorida com elementos que não estão de acordo com o momento, mas é fundamental oferecer uma estrutura que acolha e priorize o bem estar dos familiares.

Sendo assim, a decoração é um fator determinante para garantir uma experiência satisfatória aos consumidores dentro desta estratégia.

2. Acessibilidade

Um dos fatores principais é pensar como os clientes irão chegar até o estabelecimento, para poder facilitar a vida dos mesmos, se tornando essencial para um negócio de sucesso.

É preciso pensar se ficará perto de algum metrô ou ponto de referência fácil, se tem estacionamento, se a entrada é de acesso facilitado para todos.

Se for preciso, instalar rampas para cadeirantes, corrimões, estruturar a loja para clientes com crianças, por exemplo, fraldários e rede de proteção para sacada se a loja tiver mais de um andar.

3. Layout e ambientação

Dependendo do produto vendido, cada loja exige uma estética diferente. As cores, ambiente e o espaço de modo geral, precisa ser voltado para o conceito da marca, tendo uma boa comunicação com o consumidor.

O consumidor precisa perceber a organização da loja, para isso, os produtos devem ser colocados nas prateleiras de forma que fique fácil a localização deles.

Em caso de lojas grandes, é indicado ter placas sinalizando onde encontrá-los, além de sinalização de saída de emergência e banheiro são indispensáveis.

4. Estimulação dos sentidos

Uma alternativa interessante para aplicar essa estratégia, é estimular os sentidos, como audição, visão, olfato e paladar. Isso pode ajudar a marcar os clientes de alguma forma. Podendo ser usadas de diversas maneiras, que serão detalhadas em seguida.

Audição: adicionando uma playlist específica, com músicas usadas também para comerciais publicitários e para tornar o ambiente mais agradável para as compras.

Visão: com o merchandising totalmente voltado para o visual, estimular esse sentindo é essencial para a construção da marca. Por isso, as cores, símbolos e formas precisam estar em sintonia.

Olfato: aromas e perfumes contribuem para uma experiência mais satisfatória. Principalmente por esse sentido estar ligado à memória afetiva.

Paladar: este sentido pode ser estimulado oferecendo bebidas, doces e aperitivos dentro da loja. Não necessariamente a franquia precisa ser voltada para a alimentação.

5. Climatização e iluminação

É preciso que o ambiente esteja confortável e agradável em todos os sentidos. Precisa estar bem iluminado para encontrar os preços e produtos. Música não muito alta para não incomodar e temperatura agradável de acordo com a estação do ano.

Os principais pontos que precisam ser pensados para o conforto, são, iluminação suficiente, provadores bem estruturados, informações de preços visíveis e acessíveis, acessibilidade em relação à locomoção.

Todos esses passos precisam estar sempre de olho para manter a qualidade, como a manutenção em persianas verticais.

6. Espaço vago

Itens acumulados em uma única prateleira dá a impressão de desorganização e confusão visual, que não valoriza em nada a marca.

O merchandising visual tem como princípio uma organização com espaços mais vazios, com uma disposição mais minimalista dos produtos, dando destaque aos produtos expostos.

Considerações finais

Para atrair os clientes por meio dos sentidos, principalmente da visão, que é o que mais chama a atenção das pessoas, a ferramenta ideal é o merchandising visual.

Sendo assim, os clientes criam memórias através das experiências adquiridas dentro dos estabelecimentos, seja pelas cores, som ou identificação com a marca, voltando para fazer novas compras e até indicando.

Ou seja, todo esse diferencial impulsiona as vendas, aumenta os lucros e melhora os resultados de forma geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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