Enxaguante Bucal: Saiba como e quando você deve usar

Embora as pessoas estão cada vez mais se preocupando com sua saúde oral, muitas ainda esquecem de utilizar um enxaguante bucal quando estão realizando a higienização.

O que não deve acontecer, pois é algo fundamental para eliminar resquícios de bactérias e placas que podem ficar retidas na boca.

Antes de prosseguir e conhecer um pouco mais sobre o enxaguante bucal, é relevante falar como um plano odontologico para mei, por exemplo, pode auxiliar na sua higienização.

Já que diversos tipos de atendimento podem ser oferecidos através deste tipo de convênio, o que ajuda demais a manter a higienização em dia.

Dessa maneira, se ainda não utiliza enxaguante bucal em suas escovações diárias, é relevante que você passe a conhecer um pouco mais de quando deve utilizar, bem como a melhor maneira.

Já que, de acordo com o plano odontologico para microempreendedor individual, os enxaguantes são indispensáveis.

O que é um enxaguante e para que ele serve?

É bom entender do que se trata o enxaguante bucal, para depois entender para que ele serve e quais são os benefícios de utilizá-lo em conjunto com sua higienização oral diária, que deve ser feita pelo menos três vezes durante o dia, dando ênfase no pós refeição.

As consultas através de um plano dentario empresarial também são fundamentais.

O enxaguante bucal, que também é conhecido com antiséptico, nada mais é que uma solução de diversos compostos químicos que tem a finalidade de auxiliar a pessoa na hora da escovação.

Já que essas substâncias têm efeitos limpadores precisos, porém, deve-se tomar cuidado, pois não é algo que deve ser utilizado a todo momento.

De acordo com o que é falado em plano odontologico pme, o enxaguante bucal é algo que é fundamental para a escovação dentária.

Mas o seu uso prolongado e excessivo pode acabar afetando a cavidade bucal, justamente por ser feito de diversos compostos químicos, que podem ter efeitos abrasivos.

Embora ele seja muito falado quando se trata de higienização bucal, o seu uso sozinho não possui plenamente um efeito positivo, inclusive pode até vir a ser negativo.

Se não for utilizado como acompanhamento da escova de dente e do fio dental, que são os responsáveis por eliminar as bactérias que ficam retidas no interior da boca.

O uso do enxaguante está presente em diversos planos de dentista, então é relevante procurar por plano odontologico empresarial preços.

Para saber qual vale mais a pena, pois pode ajudar diversas pessoas que tem problemas em realizar a higiene completa. 

Outros serviços que costumam ser ofertados pelo plano, são:

  • Consultas frequentes;
  • Aplicação de flúor;
  • Cobertura ampla;
  • Profissionais altamente preparados.

Dessa forma, é fácil de entender que o uso do enxaguante bucal é indispensável, mas deve ser utilizado com cautela, pois pode acabar sendo nocivo para a boca se for utilizado de forma abusiva.

Justamente por conter substâncias que podem ser abrasivas, como o próprio álcool, que vem cada vez mais sendo utilizado nas fórmulas.

Como utilizar e quando?

Ficando mais entendido do que se trata o enxaguante bucal, é fundamental conhecer qual a melhor maneira de utilizar e quando você deve utilizar.

Como fora falado antes, o enxaguante bucal não deve ser usado de maneira única, mas sim em acompanhamento com as outras etapas da escovação.

Então deve seguir um roteiro, que fará com que sua saúde oral seja mantida.

O primeiro passo é utilizar o fio dental entre os dentes, para eliminar qualquer bactéria e resquícios de alimentos que podem ficar retidos entre essas partes, o que é muito mais comum do que se imagina.

Após isso, deve vir a escova de dente, de preferência uma que possua cerdas macias e o creme dental deve ser pouco abrasivo.

A escovação não pode demorar mais de dois minutos, pois pode acabar danificando o esmalte dentário.

Retire o resto do creme dental que ficou na boca apenas com água e, posteriormente, pegue a tampa do enxaguante bucal, e a utilize como forma de mediadora, pois você deve encher até o final.

Pois será o suficiente para realizar o bochecho. O tempo de bochecho deve durar até um minuto, e deve ser retirado sem o uso de água.

Em relação a quando usar, de preferência para a primeira e última escovação do dia, pois deve haver um intervalo de pelo menos 12 horas entre um uso e o outro, senão pode desgastar o dente.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.