Hoje em dia existem muitas dietas que prometem funcionar, sendo que algumas delas são realmente radicais e podem fazer muito mal para a saúde de quem decide segui-las.

E isso é algo que acontece com frequência, principalmente porque, geralmente, as pessoas querem apenas perder peso, e não se importam com os riscos que isso pode gerar para a saúde.

No entanto, nos últimos anos, um tipo de dieta tem mostrado ser muito eficiente e não prejudicial à saúde de quem a segue corretamente. Estamos falando da dieta da lactose.

A dieta da lactose já foi feita por vários famosos que afirmam ter perdido peso de verdade com ela. Ficou conhecida nacionalmente por ser uma dieta que promete enxugar cerca de 4 kg por semana! Quer saber mais sobre ela? Leia o artigo com atenção e descubra se vale mesmo a pena fazer essa dieta tão comentada.

Isso porque, quem não segue essa dieta da forma certa, pode sim ocasionar diversos danos à saúde. Então, será que realmente vale a pena seguir uma dieta, de maneira errônea, apenas para perder peso rapidamente? Continue lendo e tire suas próprias conclusões.

Dieta da lactose: como funciona

Dieta da lactose

A dieta da lactose funciona da seguinte maneira: a regra principal é tirar o leite e todos os alimentos derivados dele da sua rotina alimentar. Então, pense bem se você quer mesmo segui-la, pois se você estava aprendendo como fazer bolo de milho de latinha para tomar aquele café da tarde delicioso, pode esquecer esse, e outros tipos de bolo, por um tempo.

O que fica proibido?

  • Todos os tipos de alimentos industrializados: bolachas, bolos, pães, biscoitos e salgados (pois podem conter leite na massa);
  • Todos os alimentos que são embutidos e processados: salsicha, linguiça, salame, presunto, mortadela, comidas congeladas de todos os tipos e nuggets;
  • Leite de origem animal em todas as suas formas: creme de leite, leite condensado, todos os tipos de queijos, iogurte e manteiga.

O que devo comer?

  • Legumes, verduras e frutas: estes alimentos estão 100% liberados, pois nenhum deles contém lactose em sua composição;
  • Carnes: todas as carnes de boi, frango, peixe, porco, peru e outras de origem 100% animal estão liberadas. Tome apenas cuidado em comprar carnes já temperadas, pois pode conter lactose no tempero, então, nesse caso, confira antes de fazer a compra;
  • Molhos e temperos caseiros: maionese (feita em casa e sem leite), mostarda, ketchup e molhos em geral se feitos em casa, sem a adição de leite, também podem ser consumidos na dieta da lactose;
  • Você pode substituir o leite de origem animal por leites vegetais como leite de soja, de coco ou de amêndoas. 

Mas essa dieta realmente ajuda a emagrecer?

Acredita-se que essa dieta emagrece de verdade porque tira o consumo dos alimentos que mais engordam e que são capazes de influenciar o acometimento dos processos inflamatórios no organismo.

Sabia que a obesidade é uma doença inflamatória? Seguindo esse raciocínio, restringir alimentos feitos à base de lactose pode diminuir o inchaço, principalmente influenciando no tamanho abdominal.

Mecanismo de ação da lactose

Dieta da lactose

No organismo a lactose juntamente com as proteínas betalactoglobulina e a caseína, que são provenientes da ingestão de alimentos com leite e derivados, vão provocando o aumento de peso, provocando processos inflamatórios em várias regiões do corpo.

Esse inchaço acaba ocasionando desconforto abdominal, facilitando o acúmulo de gordura e também pode provocar problemas gastrointestinais.

Prós e contras da dieta

Frente a essas informações sobre a dieta da lactose você deve estar se perguntando: “faço ou não faço essa dieta”? Apresentaremos os prós e os contras para que você mesma decida:

Pontos negativos da dieta:

  • Extremamente restritiva, ela proíbe você de comer um grupo de alimentos e isso não faz com que você tenha uma reeducação alimentar.
  • As proteínas do leite e derivados são essenciais para o corpo, se você fizer essa dieta pode sofrer consequências da diminuição dos níveis nutricionais das substâncias essenciais para a nossa sobrevivência como vitaminas e proteínas.
  • Você só poderá comer os alimentos contidos na lista da dieta.

Pontos positivos:

  • Essa dieta é indicada apenas para quem tem intolerância a lactose diagnosticada pelo médico. Para essas pessoas essa dieta contribui muito para a saúde.
  • Emagrece de verdade porque te faz consumir alimentos menos calóricos, isso não quer dizer que sejam mais saudáveis, mas você estará de fato consumindo menos calorias.

Pensando nos prós e contras, qual você acha que ganha? Apesar dos contras serem maiores do que os prós, eles se aplicam mais a quem não segue a dieta da lactose corretamente, ou a quem decide adotá-la como um “estilo de vida”. Nestes casos, podem haver muitos problemas de saúde.

Mas, se você seguir apenas por um tempo para perder apenas a quantidade de peso que deseja, não há grandes problemas. Ainda assim, o melhor é procurar um nutricionista e se informar sobre qual a maneira de perder peso que mais se encaixa com o seu organismo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.