4 Dicas de marketing para impulsionar o seu consultório odontológico

O marketing é um elemento indispensável para qualquer tipo de estabelecimento, uma vez que tem um papel importante na captação de novos clientes. Para um consultório odontológico isso não é diferente, sendo necessário saber como impulsioná-lo na internet.

Não é preciso fazer muitas pesquisas virtuais para encontrar empresas de diferentes segmentos na internet. 

Sendo assim, é possível dizer que cada vez mais empresários reconhecem a necessidade de investir em ações de marketing nos seus negócios.

A área da saúde também pode ser devidamente trabalhada para conquistar uma maior visibilidade no mundo virtual, de modo que quanto maior for o conhecimento do processo, melhor será o resultado obtido.

Quem já precisou comprar uma poltrona de auditório com braço e prancheta escamoteável sabe que uma busca rápida na internet pode fornecer uma ampla lista de empresas que oferecem o produto.

Da mesma maneira, quem precisa realizar uma limpeza dos dentes ou realizar a extração de um ou de mais deles pode utilizar o mesmo processo para encontrar um consultório odontológico de sua preferência. 

No entanto, só aparecerá nos resultados de busca dos pacientes as clínicas que fizeram a lição de casa, ou seja, aquelas que se preocuparam em buscar meios de se promover na internet para alcançar mais clientes por esse canal.

Diante disso, é possível dizer com tranquilidade que impulsionar um consultório odontológico hoje é indispensável para o sucesso da clínica, sendo um dos caminhos mais efetivos para ser visto por um maior número de pessoas. 

Neste artigo, é possível entender melhor o que é o marketing para dentistas, como criar as estratégias para promover o consultório e conhecer os benefícios do investimento em marketing. Para saber mais, continue na leitura deste conteúdo até o fim. 

O que é marketing para dentistas? 

Quando se pensa em marketing, uma das primeiras impressões que vem à mente é a de um banner ou um anúncio mostrando uma chapa de PVC colorido ou qualquer outro produto. Essa é uma possibilidade, mas também existem outras. 

De fato, quando se fala em marketing odontólogo, há outros elementos envolvidos, que vão além da propaganda. 

Ele se trata de uma análise do mercado odontológico, com o objetivo de aumentar a competitividade da clínica de maneira mais efetiva. 

Nesse sentido, o marketing para dentistas é um caminho para aplicar estratégias de divulgação que podem atrair mais pacientes e até mesmo aumentar os ganhos do consultório. Mas, também é um meio de aproximar o dentista dos seus pacientes. 

Isso é possível porque o marketing ajuda um paciente a tirar dúvidas simples e práticas, pois entre os meios de se promover uma clínica está a estratégia de explicar procedimentos ou falar mais sobre alguns pontos relacionados aos dentes. 

Sendo assim, o marketing odontológico pode conectar o profissional da área da saúde com os seus potenciais e futuros clientes, trazendo vantagens para a construção de um relacionamento transparente, saudável e mútuo.  

Como criar estratégias para consultórios odontológicos? 

Ao contrário do que se imagina em um primeiro momento, fazer a divulgação de um consultório odontológico pode ser tão eficaz e benéfico quanto criar estratégias para vender um produto como um toldo inclinado.

É verdade que existe a necessidade de seguir algumas dicas práticas, que ajudam no desenvolvimento de estratégias de divulgação. 

Por isso, para promover uma clínica odontológica, é preciso estar atento a pontos como:

  • Conhecer o público-alvo;
  • Definir os melhores canais de divulgação;
  • Conhecer os concorrentes;
  • Definir um cronograma.

Conhecer o público-alvo é fundamental para que as estratégias de marketing sejam efetivas e possam trazer resultados. 

Essa informação ajuda no desenvolvimento das melhores campanhas, de modo que elas possam realmente impactar os clientes. 

Ao mesmo tempo, é possível definir quais são os melhores canais de divulgação da clínica. Um lar para idosos com Alzheimer pode ter um perfil nas redes sociais e um site, assim como um consultório pode optar por fazer anúncios no Google e ter um blog próprio.

Também é interessante conhecer os concorrentes, de modo especial os que estão localizados na mesma região de atendimento. Com isso, é possível desenvolver estratégias mais eficientes, para se destacar dos demais no mercado. 

Depois de coletar informações, é necessário desenvolver um cronograma, que ajudará não apenas a cumprir prazos, como também a saber quais ações serão realizadas e em que momento elas poderão ser aplicadas para auxiliar na captação de clientes. 

Estratégias de marketing para dentistas

Depois de entender como se deve criar estratégias de marketing para dentistas, chega o momento de conhecer algumas das principais, que ajudam nos resultados com maior facilidade. 

1. Fazer cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do buscador que permite o cadastramento de empresas para que elas possam aparecer nas pesquisas dos usuários, no topo da página. A clínica cadastrada também aparece nos mapas do Google. 

Para isso, o processo é bem simples, basta inserir dados como o endereço, telefone, descrição, horário de funcionamento. É importante manter tudo atualizado sempre, para que os clientes possam encontrar a clínica com facilidade. 

2. Otimizar o site e criar um blog

Outra estratégia importante é a de otimizar o site do consultório. De fato, assim como uma loja que vende caixa de papelão para sorvete 5 litros tem que ter uma página bonita e de fácil navegação, a clínica deve oferecer um bom site para o seu público.

Essa otimização pode incluir agendamentos online, fotos e descrição dos profissionais, imagens e vídeos explicativos e ferramentas de atendimento virtual. 

Além disso, criar um blog também enriquece a experiência do cliente, que pode encontrar postagens e informações sobre procedimentos odontológicos e se manter informado sempre que necessário.

3. Fazer anúncios pagos

Também é de suma importância investir em anúncios patrocinados em diferentes plataformas. 

Esse recurso que ajuda a vender mais unidades de cabo de força para notebook Samsung também é capaz de divulgar mais a clínica odontológica.

Fazer anúncios ajuda no aumento da credibilidade do consultório, da mesma maneira que é um recurso efetivo para impactar mais pessoas. Basta configurar esse tipo de divulgação para que ela seja eficiente e impacte as pessoas certas. 

4. Utilizar técnicas de SEO

As técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) são fundamentais para uma estratégia de marketing que envolve divulgações orgânicas, como são as postagens no site e no blog. 

Sendo assim, é fundamental utilizar palavras-chave, investir no formato responsivo, usar imagens de boa qualidade, fazer linkagens internas e externas para outras páginas e garantir um rápido carregamento dos conteúdos do site. 

Tudo isso é um meio de otimizar a página de um laboratório que faz tomografia computadorizada da pelve da mesma forma que é uma ação positiva e necessária para os consultórios odontológicos. 

Com ações simples e funcionais como as mencionadas acima, é possível ter a tranquilidade de estar aplicando estratégias práticas, que não apenas garantem um aumento de clientes, como também ajudam na construção de uma boa imagem para a clínica na internet. 

Quais os benefícios de investir em marketing?

Como não poderia deixar de ser, existem vários benefícios em apostar em estratégias de marketing para divulgar um consultório odontológico.

Alguns dos principais são:

  • Ser encontrado mais facilmente pelo público;
  • Divulgar o trabalho odontológico em diferentes canais;
  • Otimizar o investimento financeiro para conquistar clientes;
  • Garantir um contato mais próximo com o público.

Investir em marketing é uma das formas mais efetivas para impulsionar um consultório. Isso porque ele pode ser encontrado mais facilmente pelas pessoas que estão em busca desse tipo de serviço. 

Ao mesmo tempo, é possível divulgar o consultório em vários canais, de modo a impactar pessoas de forma mais abrangente, uma vez que o público que acessa as redes sociais pode não ser o mesmo que utiliza os buscadores para fazer pesquisas. 

Também vale a pena mencionar que o investimento em marketing digital é menos custoso do que algumas estratégias de marketing offline. 

Portanto, isso pode ser visto tanto para as clínicas odontológicas quanto para os serviços de cuidado paliativo enfermagem.

Por fim, o marketing é uma forma de garantir um contato mais próximo da clínica com os seus clientes. Sendo assim, se torna um investimento que merece ser feito e que oferece ótimos resultados. 

Considerações finais

O marketing se torna um elemento cada vez mais importante para as empresas, independentemente do segmento em que elas atuam. Diante disso, é também indispensável para consultórios odontológicos. 

Por isso, vale a pena apostar nas estratégias de divulgação mencionadas neste conteúdo, podendo assim ter um resultado mais efetivo na captação e na fidelização dos pacientes, para promover o consultório e fazer com que ele tenha um retorno cada vez melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.