Balas e chicletes podem acabar fazendo mal aos seus dentes?

É inegável o tanto que balas e chicletes fazem sucesso, isso independente da faixa etária de uma pessoa. Entretanto, é preciso tomar cuidado com o consumo desses doces em excesso, pois eles podem fazer muito mal para a saúde bucal, de um modo geral. 

Uma coisa é fato: Quem não gosta de um bom doce, ainda mais depois de uma refeição?! Com isso, uma opção bastante procurada e consumida são as balas e os chicletes. 

Além disso, o hábito de mascar chiclete ou balas costuma ser comum também para disfarçar a fome ou até mesmo auxiliar na concentração durante alguma atividade ou tarefa que precisa ser feita. 

Porém, tanto as balas quanto os chicletes costumam fazer muito mal para a saúde bucal, principalmente pela quantidade de açúcar que contém nesses doces. 

Desse modo, caso queira entender toda a relação entre as balas e chicletes e o quanto esses doces podem fazer mal para a saúde bucal de um indivíduo, basta continuar a leitura. 

Como balas e chicletes podem fazer mal aos dentes?

Assim como visto anteriormente, balas e chicletes costumam ser bastante consumidos, por diversos fatores, ainda mais para quem procura uma opção de doces. 

O primeiro ponto é que tanto as balas quanto os chicletes têm muitos adoçantes artificiais e corantes também, o que pode prejudicar a coloração do esmalte dentário. 

Para isso, é preciso pesquisar pelo valor clareamento dental e procurar um dentista que faça esse procedimento. 

Agora, um outro fator é que a maioria das balas e chicletes contêm bastante açúcar, um  ingrediente que é considerado um dos grandes vilões para uma boa saúde bucal. 

Isso porque, quando você consome muito açúcar, é produzido e liberado um ácido que vai se dissolvendo de maneira lenta até o esmalte dos dentes, causando diversas doenças na boca, como por exemplo: 

  • Periodontite;
  • Tártaro; 
  • Reabsorção Óssea;
  • Perda do dente.

Além disso, o hábito de mascar chicletes e balas em excesso podem trazer diversos prejuízos para a arcada dentária, prejudicando até mesmo a mordida. 

Nesse caso, é preciso procurar um dentista para o uso de um aparelho móvel transparente, se for necessário. 

Entretanto, vale ressaltar que uma das principais doenças causadas pelo consumo excessivo de balas e chicletes e consequentemente do açúcar é a cárie. 

Para entender melhor sobre essa enfermidade, que ainda não foi comentada, basta continuar a leitura. 

Quais são os sintomas das cáries dentais e como tratá-las?

A cárie é considerada como a doença bucal mais conhecida. Então, uma das suas principais causas é justamente o consumo excessivo de açúcar, como é o caso de balas e chicletes. 

Portanto, a cárie é considerada uma enfermidade bucal muito grave, ainda mais para quem faz uso de alinhadores invisíveis, que devem manter um cuidado redobrado. 

A causa da cárie é por ácidos que são produzidos pelas bactérias da placa dental. 

Esses ácidos são justamente produzidos por carboidratos, como o açúcar, que podem corroer a estrutura do dente. 

Os principais sintomas da cárie costumam ser dores fortes no dentes, principalmente no momento de mastigar, sensibilidade ao consumir bebidas e alimentos doces, quentes e gelados. 

Além disso, também costumam surgir pequenos furos escuros nos elementos dentários. Outros sinais que também podem aparecer são o mau hálito e a gengiva dolorida e inchada. 

Desse modo, é fundamental estar atento em cada um desses sinais para evitar essa e outras enfermidades bucais. 

Vale ressaltar que a cárie, se chegar em um nível muito avançado, pode até mesmo causar a perda dos dentes. 

Caso isso ocorra, é preciso procurar um dentista com urgência e até mesmo pesquisar sobre preços de implantes dentários

Como prevenir os danos à saúde bucal?

Após ver todos os malefícios que o consumo de alguns doces, como as balas e chicletes, podem causar na saúde bucal de um indivíduo, é preciso saber como evitar algumas dessas doenças. 

Antes de mais nada, a principal dica é uma boa higienização dentária. O ideal é que escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia, principalmente no período pós-refeição, que é justamente o momento em que as bactérias ficam acumuladas. 

Além disso, é fundamental usar o fio dental diariamente para evitar que a placa bacteriana, causada pelo consumo de açúcar, fique acumulada entre a gengiva e os dentes. 

Um último ponto essencial são as visitas periódicas ao dentista que devem ser feitas, para estar sempre realizando um acompanhamento da sua saúde bucal, e até mesmo realizar procedimentos de sua preferência, como o clareamento dental

Dessa forma, ao seguir todas essas dicas, é possível ter uma saúde bucal de qualidade e evitar as doenças causadas pelo excesso de doces. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.