A importância do SEO local para pequenas empresas

A busca online se tornou uma das principais formas das pessoas encontrarem produtos que desejam. Ou seja, quando um consumidor faz uma pesquisa na internet, está buscando por soluções que atendam às suas necessidades específicas. 

Desta forma, as pequenas empresas precisam focar em SEO local para atrair potenciais clientes para que sejam tão fortes e resistentes quanto uma ventosa de borracha. Lembrando que o SEO é o conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento de um site no Google e todos os seus concorrentes. 

Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!

Como funciona o SEO local?

O SEO local envolve a otimização do site para palavras-chave específicas relacionadas ao seu bairro ou regiões próximas. Pense, portanto, em qual palavras-chave, meta descrições, títulos e tags de imagens deseja usar. 

Outro fator importante é o Google My Business, uma ferramenta gratuita que faz com que as marcas apareçam nos resultados e até no Google Maps. Para usá-lo, precisará criar uma conta e preencher as informações como: nome da empresa, endereço, telefone, horário de funcionamento e fotos.

Comparativamente, assim como as casas precisam de uma lixa para massa corrida para deixar mais nivelada a superfície, você fará basicamente, o mesmo, mas em seu endereço eletrônico.

Portanto, se um cliente estiver procurando por uma loja de roupas em uma determinada região, o Google irá mostrar os resultados mais próximos ao local da pesquisa. É por isso que o Google My Business é fundamental para as pequenas empresas.

Por que o SEO local é importante para as pequenas empresas?

Como pode notar, o SEO local aumenta a sua visibilidade nos resultados de busca dentro de uma região específica. Isso significa que tanto um setor como o de conector 3 pinos quanto de automóveis podem usar essa técnicas e terão mais chances de aparecerem nos mecanismos de busca e lucrarem.

E não para por aí. É possível que se destaque da concorrência, já que se aproximarão dos clientes e aumentarão a credibilidade e confiança da empresa. Quando um cliente pesquisa por uma empresa local e a encontra nos resultados de busca, isso mostra que a marca é relevante e confiável para as pessoas em sua região.

A importância do SEO local para pequenas empresas

Principais diretrizes do SEO

Quando você for escrever um texto, lembre-se que existem diretrizes que ajudam a melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Desta forma, quando alguém digitar: “o que é uma cabine primária”, encontrará seu site, apenas se seguir essas dicas abaixo.

Primeiramente, a escolha de palavras-chave relevantes é fundamental para o sucesso do SEO. Elas devem ser usadas estrategicamente no título, na descrição e no conteúdo da página.

Além disso, pense que o conteúdo é a parte mais importante do todo. Ele deve ser original e de alta qualidade para atrair e engajar os usuários. Assim como a estrutura do site deve ser bem organizada e fácil de navegar.

Esse detalhe tem a ver com a facilidade que os usuários encontrarão aquilo que buscam. Pense numa arquitetura de URL amigável e com links internos. Mas não para por aí, já que a velocidade do site é relevante no SEO.

Com eles, as pessoas interessadas não irão abandonar seu site. Contudo, se demorar muito para carregar, irão para a concorrente em questão de segundos. É importante otimizar o tamanho dos arquivos, o cache do navegador e o servidor.

Outros apontamentos necessários, são:

  • Mobile-friendly: o número de usuários que acessam a internet pelo celular vem aumentando constantemente. Por isso, é importante que o site seja responsivo e se adapte a diferentes tamanhos de tela;
  • Links externos: os backlinks indicam para os mecanismos de busca que o conteúdo do site é relevante e confiável. Por isso, é importante criar conteúdo de qualidade que atraia naturalmente links externos de outros sites;
  • Redes sociais: as redes sociais são uma boa forma de divulgar o conteúdo do site e atrair mais visitantes. Além disso, os compartilhamentos e as interações podem gerar maior autoridade do site nos mecanismos de busca.

Enfim, o SEO local é uma parte essencial do marketing digital para as pequenas empresas. Ele as auxilia a melhorar seu posicionamento, sua visibilidade e atrair potenciais clientes em sua região.

Com o aumento da importância das buscas geolocalizadas, é fundamental que as pequenas empresas invistam em SEO local para obter sucesso no marketing digital. Tire agora mesmo todas as ideias que estão no papel e coloque-as em prática.

Vale ressaltar que, caso tenha oportunidade de fazer investimentos e contratar profissionais da área de redação, marketing digital e outros, certamente ganhará tempo e será mais assertivo no que diz respeito a obtenção das metas estipuladas ao longo do ano.

Sites como o Ubersuggest ou o SEMRush são apenas alguns que contam com opções pagas e gratuitas e que não podem faltar em seu dia a dia.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.