qual A importância da saúde bucal na prevenção de doenças

Cuidar do corpo precisa ser uma das principais preocupações de qualquer pessoa. No entanto, é comum que a saúde bucal seja deixada de lado, o que é um erro que precisa ser resolvido o quanto antes.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já falou sobre a importância da saúde bucal. 

Afinal, quando ela não recebe a devida atenção, bactérias e fungos acabam por se proliferar, o que resulta em possíveis problemas para outros órgãos.

Nesse sentido, é urgente criar o hábito de realizar ações simples, que vão promover uma boa saúde bucal. 

Dessa maneira, além de manter dentes bonitos e saudáveis, previne-se outros quadros de saúde que podem surgir em decorrência da falta de cuidados. 

Ninguém pode negar que o rosto é uma das regiões mais importantes do corpo, e que exige maiores cuidados. Há, por exemplo, quem faça harmonização facial feminina justamente para garantir uma melhor aparência. 

Em paralelo, é fundamental promover a saúde bucal, o que significa que a boca e os dentes estarão sempre devidamente cuidados. Inclusive, agendar consultas com o dentista é indispensável, e devem acontecer a cada seis meses.

Isso porque um procedimento simples e eficaz, que é a limpeza dental, precisa ser feito nesse período, e pode ser um dos passos mais importantes para diminuir problemas nos dentes.

Diante disso, nada mais natural do que buscar um dentista o quanto antes, pois muitas pessoas acabam adiando a consulta, seja por medo ou por uma rotina corrida e atribulada.

Nesse caso, é fundamental entender os motivos pelos quais a consulta odontológica é importante e não deve ser adiada. 

Além disso, há curiosidades sobre a saúde bucal que podem ajudar a fixar a necessidade de ir ao dentista frequentemente.

Para ajudar quem ainda está na dúvida ou que não entendeu realmente a necessidade de investir na saúde bucal, este artigo foi criado. Então, continue na leitura do conteúdo e esclareça melhor esse tema.

A importância da saúde bucal

Qual foi a última vez que você incluiu no seu calendário personalizado com fotos uma consulta agendada com o dentista? Se a resposta for mais do que seis meses, é preciso dizer que você já está atrasado para a próxima consulta. 

A saúde bucal nunca deve ser deixada de lado, isso porque a falta de cuidado com a dentição pode desencadear uma série de problemas, que não se limitam apenas aos dentes e à gengiva. 

Vários órgãos do corpo humano podem ser impactados com a ausência de uma boa saúde bucal. Isso porque os fungos e bactérias tendem a se proliferar, de maneira que diminuem as funções e prejudicam o organismo. 

De qualquer modo, a própria boca já pode ser prejudicada por alguns quadros que são desagradáveis. 

Entre os principais problemas identificados em um consultório odontológico, é possível mencionar:

  • Cáries;
  • Mau hálito;
  • Tártaro;
  • Gengivite.

As cáries se tratam da desintegração dos dentes, que ocorrem pela falta de higiene correta. A ingestão de doces ou de carboidratos em excesso pode ser o motivo para o surgimento de cáries. Outro problema decorrente disso é a diminuição de saliva. 

A falta de higienização correta também impacta no odor que sai da boca, o conhecido mau hálito. Disso também é possível ter como resultado problemas no fígado, boca seca, diabetes e até câncer.

O tártaro é o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes, que endureceu por não ter sido removido corretamente e no tempo certo. A solução para esse problema só é possível em consultório odontológico. 

Por fim, a gengivite é também uma decorrência do tártaro. Isso porque, a depender de onde a placa foi formada, a gengiva fica inchada, pois é justamente em regiões difíceis de alcançar com a escovação que ocorre a formação da placa bacteriana. 

Por isso, uma recomendação dos dentistas é que, depois de cada refeição, seja o café tomado em uma caneca porcelana personalizada, seja o almoço ou o jantar, é indispensável a escovação dos dentes, o uso do fio dental é também importante.

Mas, mesmo quem realiza a escovação três vezes ou mais ao dia, usa o fio dental e um enxaguante bucal corretamente, não está dispensado da consulta odontológica semestral. Portanto, a visita ao dentista entra como uma ação necessária e urgente. 

Curiosidades sobre a saúde bucal

Quem já viu uma impressão de panfletos de marketing odontológico já deve ter visto uma série de abordagens que mostram a importância de cuidar dos dentes.

Entretanto, para deixar ainda mais claro, vale a pena conhecer curiosidades sobre o assunto. 

1. Dentes brancos não significam necessariamente saúde

Ter dentes brancos é o desejo de qualquer pessoa. No entanto, isso não significa que ali há saúde bucal. Muitos tratamentos para o clareamento dos dentes podem ser encontrados no mercado, mas é preciso estar atento. 

Especialistas da área de odontologia dizem que o amarelamento dos dentes é natural com o passar dos anos, mas é verdade que ele também pode ser causado pelo consumo de alguns alimentos. 

Porém, ao ir à farmácia comprar um remédio antroposófico e encontrar um clareador dental à venda, não é indicado adquirir o produto e aplicá-lo em casa de maneira autônoma. 

Qualquer clareamento dental deve ser feito com supervisão do dentista, de maneira que a integridade do dente seja mantida, evitando produtos agressivos que podem danificar a estrutura dentária de forma permanente.

2. O estresse também impacta negativamente os dentes

Se engana quem pensa que o estresse é apenas um problema psicológico. Os efeitos de uma rotina cansativa e estressante podem também prejudicar a saúde bucal. 

Quem vive estressado impacta o seu sono, se torna facilmente irritável e pode até mesmo sofrer com doenças cardíacas e respiratórias. No entanto, os problemas não param por aí. 

O estresse pode prejudicar a saúde bucal, tornando a região suscetível a problemas como cáries, infecções e até inflamações. Por isso, é necessário buscar ajuda quando identificado o problema. 

3. Uma escovação de qualidade leva, em média, 2 minutos

A boa escovação é um dos elementos mais importantes da saúde bucal. Sendo assim, do mesmo modo que para transportar com segurança um produto é necessário colocá-lo em uma caixa kraft personalizada, escovar os dentes é uma ação que protege a boca. 

Sendo assim, quem pensa que uma escovação de 30 segundos é suficiente está enganada. 

O indicado é passar um minuto na arcada superior e um minuto na inferior. Isso garante uma limpeza ideal de cada espaço entre os dentes.

Além disso, a posição da escova durante o processo é fundamental: ela deve estar a 45º em relação aos dentes, para que remova a maior quantidade de sujeira possível. 

4. Usar creme dental em excesso é prejudicial

Uma grande quantidade de creme dental utilizado na escovação não é um fator positivo para a saúde bucal. 

Inclusive, um problema relatado nos consultórios odontopediátricos é o da fluorose dentária, justamente pela alta quantidade de creme dental. 

A porção do produto que deve ser usado na escovação varia conforme a etapa da vida. Na infância, o ideal é usar uma quantidade equivalente a meio grão de arroz, podendo chegar ao tamanho de um grão de ervilha quanto adulto.

Portanto, esteja atento ao creme dental e utilize de maneira consciente, evitando assim problemas dentais que precisarão ser tratados depois. 

Um bom creme dental pode ser adquirido em uma farmácia popular, supermercado ou lojas especializadas.

5. Não esqueça o fio dental

Além da escova e da quantidade de creme dental, outro ponto fundamental da boa limpeza bucal é o fio dental. 

Ele é importante pois tem a função de remover qualquer resíduo que tenha ficado entre os dentes após as refeições.

De fato, a escova não possui a capacidade de atingir áreas muito difíceis, que só podem ser acessadas pelo fio dental. 

Além disso, o acúmulo de alimentos pode ser responsável por causar inflamação nas gengivas.

Assim, depois de ver uma comunicação visual supermercado com a oferta de fio dental, não deixe de adquirir algumas unidades e garanta que não falte esse produto indispensável na sua casa. 

Considerações finais

Sendo assim, a saúde bucal vai muito além da limpeza dos dentes, ela pode ser responsável por prevenir doenças causadas por bactérias ou fungos que se formam quando não há um cuidado especial com a região oral. 

Portanto, além de investir nos cuidados diários em casa, como a escovação, o uso do fio dental e até do enxaguante bucal, não deixe de agendar uma consulta odontológica, na qual seja possível realizar uma limpeza e demais procedimentos necessários.

Dessa maneira, não apenas a saúde bucal será mais efetiva, mas o corpo inteiro é beneficiado, podendo assim impactar positivamente no bem-estar e na prevenção de doenças. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.