5 táticas para fidelizar pacientes odontológicos

Fidelizar clientes é algo importante quando o empreendimento está atuando dentro de um mercado, independentemente da sua segmentação. 

A partir de uma fidelização de clientes, é possível que o empreendimento conquiste bons resultados e possa ter uma maior presença dentro do mercado, principalmente quando seus índices são positivos. 

Por isso, a cultivação de um relacionamento que possa fazer com que o cliente busque novamente a locação de impressora quando sentir necessidade é algo que se é praticado por meio de estratégias de fidelização em diferentes departamentos do negócio. 

Quando se tem uma fidelização, as chances do cliente manter-se ligado ao negócio e até mesmo realizar divulgações para amigos e familiares também aumentam em bons percentuais, o que gera um crescimento no empreendimento. 

Tratando-se de um empreendimento odontológico, a fidelização dos pacientes podem proporcionar bons resultados ao empreendimento que se refletem até mesmo no mercado que é concorrido. 

Por isso, buscar o conhecimento da importância da fidelização e até mesmo os benefícios que lhe são oferecidos, transformam ainda mais as chances dos pacientes odontológicos se fidelizarem com a clínica ou médico responsável. 

E, as empresas ganham ainda mais otimizações táticas com a inserção de dicas para que a fidelização traga bons resultados, transformando o nome do local na primeira opção quando se trata de odontologia. 

A importância da fidelização de pacientes

Com a competição cada vez mais concorrida do mercado, a fidelização é fundamental em qualquer empreendimento, desde um curso técnico de enfermagem em pediatria até mesmo em uma clínica odontológica. 

Isso porque, o ato de fidelizar e reter os clientes pode, até mesmo, impactar nas receitas da empresa, não apenas no ato dos lucros mas também dos gastos, visto que essa ação acaba fazendo com que eles fiquem elevados. 

A satisfação dos clientes também permite que haja uma fidelização ainda mais ágil, por isso, a busca pela oferta de serviços ou produtos com melhores qualidades aumenta ainda mais. 

Os benefícios de fidelizar os pacientes

Se um consultório odontológico ou até mesmo uma empresa do segmento deseja fidelizar clientes, algumas vantagens são acompanhadas desta ação, podendo-se apontar: 

  • Redução de custos;
  • O profissional conhece os procedimentos;
  • Confiança;
  • Maior número de recomendações.

A redução de custos quando se está tentando conquistar os clientes é algo positivo em um empreendimento, principalmente porque ações como distribuição de panfletos ou brindes para atrair o cliente possuem um custo elevado. 

Outro benefício que também ajuda um empreendimento do setor odontológico com a fidelização dos pacientes é que o profissional conhece os procedimentos necessários de cada paciente. 

Isso ocorre porque assim que um tratamento ou ação é iniciada em um dentista, o prontuário do paciente acaba contendo as informações dos tratamentos que estão sendo feitos no momento e também os que são necessários futuramente. 

O que aumenta ainda mais a chance da fidelização ocorrer devido a este conhecimento, e o ato de buscar um novo profissional, pode atrapalhar ou atrasar algo que já está em andamento. 

Essa fidelização proporciona um aumento na confiança que o paciente tem com o profissional, do mesmo modo que um paciente pode ter com uma clínica para realizar procedimentos como proveta laboratório, por exemplo. 

Essa relação é fundamental não apenas para se ter uma confiança no que o profissional realiza, mas também para recomendar os serviços do dentista aos amigos e familiares. 

Uma boa indicação proporciona que o consultório aumente o número de clientes por meio da propaganda verbal que um paciente pode fazer para outra pessoa que contém os mesmos empecilhos. 

A indicação ajuda não apenas na divulgação como também em outra possível fidelização, fazendo com que a rede seja expandida e com isso, as chances de se estabelecer dentro do mercado aumentam em maiores percentuais. 

Portanto, pode-se apontar que os benefícios em torno da fidelização de pacientes contribui para o momento atual como também o futuro do empreendimento, fazendo com que o nome do consultório passe a ser considerado importante no segmento. 

Dicas de como fidelizar paciente odontológico 

Caso uma clínica decida fidelizar um paciente, com algumas dicas e táticas apresentadas será possível ajudar com que o nome da instituição ganhe destaque e prestígio dentro do mercado. 

Conhecer o público e estabelecer vínculo 

Ter o conhecimento do público de um empreendimento é um dos principais pontos e táticas que devem ser realizados, especialmente porque com a compreensão de comportamentos e os motivos que levam a buscar ajuda, contribuem para que as ações sejam elaboradas. 

Mesmo se tratando de pacientes do ramo odontológico, existem diferentes perfis que podem ser atendidos pela clínica ou então estar focada em apenas um perfil específico. 

Por isso, quanto maior for o conhecimento, melhores são as chances dos vínculos serem estabelecidos de um modo confiante e duradouro, o que é uma vantagem ao negócio dentro da constante competição que se tem no mercado.

Investir no ambiente

Investimento em infraestrutura também é fundamental para uma clínica odontológica. Por isso, caso seja necessário, buscar por uma empresa de restauração predial para oferecer melhor conforto aos pacientes é uma opção que ajuda a fidelizar. 

Outros pontos de investimentos estão ligados com aparelhos e métodos, visto que dependendo da situação, o cliente pode necessitar de uma ação específica das quais o consultório deve estar preparado para atendê-lo.

Porque caso isso não ocorra, as chances de recorrer à concorrência são grandes e podem se transformar em empecilhos no objetivo de conquistar os pacientes. 

Divulgar novidades

A divulgação é uma das formas mais tradicionais do mercado, porém, pode acabar agregando valores quando se é bem elaborada. 

Confeccionar estratégias que permitam ao cliente saber o que o consultório possui de novidade ou então o que pode fazer para atendê-los com os recursos tecnológicos mais avançados do mercado é um meio para se fidelizar. 

Assim, em situações futuras das quais podem surgir ao longo do tratamento, a fidelização manterá o paciente naquele mesmo espaço.

Bom atendimento 

Um bom atendimento é fundamental dentro de qualquer empreendimento, desde a contratação de serviços de instalação em iluminação sala comercial até mesmo no primeiro contato que for estabelecido em uma clínica. 

Grande parte das experiências de um cliente, ou paciente, de um negócio serem avaliadas como boas ou ruins estão ligadas às formas de atendimento que tiveram em um determinado momento. 

Seja com pesquisas ou até mesmo quando já se está quase perto de se fidelizar, e por isso, quanto melhor for o atendimento desde o primeiro contato até após o procedimento, ou em outros que surgirem, melhores se transformam os resultados. 

Por isso, treinamento de equipe e a busca por compreender quais são as linguagens e os perfis do público-alvo contribuem para que a ação ocorra de uma forma positiva. 

Recompensas e programas de fidelidade

Recompensar o paciente de algum modo proporciona que a fidelização também ocorra, até mesmo ao se buscar por uma empresa de impressão de etiquetas para uma carteirinha de programa de fidelidade, por exemplo, acaba atraindo o cliente. 

Especialmente se descontos ao se atingir metas ou outras formas de engajamento forem criadas, essas ações permitem que a fidelização ocorra por um maior tempo, o que é algo vantajoso em diferentes pontos em um empreendimento. 

Por isso, quanto mais a clínica procura por algum modo de recompensar seus pacientes pela fidelização e pela confiança nos serviços oferecidos, melhores são seus resultados em relação ao seu posicionamento no mercado. 

Devido a essa ação ser algo que contribui com uma divulgação natural por parte dos pacientes, seja para outros como amigos e familiares que estão passando pelo mesmo empecilho, e ocasionando o aumento ainda maior da rede de clientes fidelizados. 

Considerações finais 

A fidelização de um cliente é algo essencial dentro de um empreendimento, especialmente porque não apenas ajuda a estabelecer melhor a marca dentro do mercado como também proporciona uma maior chance de ter redução de custo para adquirir o cliente. 

Com a competição em diferentes segmentos, desde uma empresa de máscara personalizada tricoline até mesmo na odontologia, as formas para se fidelizar clientes mudam de nicho para nicho, porém sendo todas importantes. 

Por isso, quanto mais a clínica souber se estabilizar dentro do mercado com técnicas, com os pacientes certos e os métodos eficazes que possam fazer com que a divulgação natural apareça, melhores são as chances dos resultados da marca aumentarem. 

O que também contribui com o fato de que ações como se modernizar para atender determinadas necessidades ou então a divulgação do que a empresa pode oferecer, também são formas de acelerar o processo de fidelização dos pacientes. 

Quanto maior for a confiança que o profissional passa ao paciente, melhores são as formas de fazer com que a fidelidade dure por um longo período, proporcionando maiores chances de fazer com que o relacionamento entre paciente e profissional seja ainda mais duradouro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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