10 Dicas para uma alimentação saudável no seu dia a dia

Nos dias atuais, alimentar-se corretamente no cotidiano tem se mostrado cada vez mais difícil. Com tantas ocupações durante o dia e um tempo cada vez mais escasso, manter uma alimentação saudável parece um verdadeiro desafio.

Biscoitos e salgados de pacote, sucos industrializados, refrigerantes e toda a sorte de alimentos artificiais vem ocupando posição significativa na dieta diária de grande parte dos brasileiros, e a maioria sabe que isso não faz bem, mas come por conta da praticidade.

Por causa disso, muitas crianças correm o risco de crescer sem a experiência correta da mastigação, sem falar dos alimentos congelados e empanados que são colocados no lugar das proteínas preparadas de maneira natural.

As frutas naturais dão lugar ao algodão doce lembrancinha, os sucos orgânicos dão espaço aos de caixinha.

Os rótulos de todas as embalagens trazem escrito todos os ingredientes de um produto, e esses componentes são citados em ordem decrescente, de acordo com a quantia presente no produto.

Dessa forma, quando um doce, biscoito ou chocolate traz o açúcar como primeiro ingrediente citado, isso significa que, dentre todos os compostos, ele é o que se encontra em uma concentração maior naquele produto.

Por isso, os adultos devem refletir sobre a quantidade de açúcar que ingerem e deixam as crianças ingerir todos os dias, afinal, tratam-se de alimentos que são consumidos de maneira habitual, ao invés de casualmente, em um restaurante festa aniversário.

Aliás, a boa alimentação deve consistir primeiro em uma mudança de mentalidade. Para isso, antes de modificar os pratos, é preciso mudar primeiramente a forma de se relacionar com os alimentos, bem como os métodos de preparo.

É necessário investir em momentos tranquilos para comer com satisfação e paciência, tanto fazendo a comida em casa, quanto ao pedir em um restaurante por delivery.

O presente artigo abordará esse tema, explicando em que consiste ter uma alimentação saudável e quais os benefícios de se construir esse hábito.

Por fim, serão fornecidas algumas dicas práticas para comer melhor durante a correria do dia a dia de maneira tranquila e eficaz, livre de pudores excessivos, e tudo sem precisar deixar de tomar um bom vinho tinto suave doce nas noites dos fins de semana.

O que é ter uma alimentação saudável

Uma boa alimentação consiste em dar ao organismo tudo que ele precisa, no momento em que é necessário, sem atrasos, e fazendo com que a alimentação seja um momento tranquilo, sem pressões psicológicas ou afetivas danosas à saúde.

Dessa forma, se alimentar bem significa ajudar o próprio corpo, e não o contrário. Comer coisas que fazem mal só por serem mais saborosas ou se alimentar de maneira rápida e impaciente pode favorecer desregramentos alimentares e prejudicar a saúde.

É claro que todo mundo gosta de momentos especiais, em que é possível tirar a noite para jantar fora, comer algo diferente, saborear um lombo defumado artesanal, e tudo isso pode e deve ser feito sem culpa.

Mas a ideia da alimentação saudável é que não falte nada essencial ao nosso organismo e nem seja ingerido nada em excesso, de maneira que não faça mal. Tendo isso em conta, o equilíbrio é a chave para tudo.

Nesse contexto, questões regionais e culturais atreladas aos alimentos podem ser interessantes para ajudar quem quer que queira assumir um compromisso com uma dieta saudável.

Frutas, verduras e legumes regionais são excelentes opções e, comparadas a alguns alimentos promovidos por algumas campanhas de marketing como saudáveis, mas que também são processados, fazem muito mais bem à saúde.

Dessa forma, o setor público também deverá assumir uma responsabilidade, fomentando mudanças no meio sócio-ambiental para favorecer o comércio por parte dos feirantes e o consumo da população em geral.

Com o comércio de alimentos in natura mais fortalecido, toda sociedade é beneficiada, sendo possíveis campanhas de caridade, tanto para pessoas como para animais, em doações para centros beneficentes, como uma creche hotel para cachorro.

É necessária a atenção das autoridades públicas em relação a essas demandas para garantir a promoção da saúde das pessoas e a prevenção de diversos tipos de doenças.

Entre algumas evidências claras que mostram como o cultivo de uma alimentação balanceada está sendo bem praticado pelas pessoas, é possível citar:

  • Valorização dos alimentos regionais;
  • Garantia da acessibilidade a esses alimentos;
  • Variação nas comidas consumidas;
  • Acesso à informação.

Com alimentos verdadeiramente naturais e de fácil acesso por parte do povo em geral, é possível iniciar um caminho de mudança de hábitos através da informação sobre a importância de uma alimentação variada e balanceada.

Benefícios da alimentação saudável

Uma alimentação saudável é essencial para o bom desempenho das funções vitais do corpo humano, uma vez que é através dela que são extraídos os nutrientes necessários à sobrevivência.

As donas de casa de condições simples, que recebem entre meio a salário mínimo e meio por mês, que deixam seus filhos na creche em tempo integral e trabalham de oito a doze horas por dia, certamente precisam de nutrientes para manter a energia.

Mas o grande drama dessas pessoas é justamente a falta de tempo e de condições de trabalho apropriadas, com pausas para as refeições de maneira proveitosa e saudável.

Além de manter a saúde em dia, a alimentação saudável está relacionada a boa qualidade de vida, boa disposição para o trabalho e os estudos, assim como a melhora no humor e na qualidade do sono.

Junto a isso, a dieta balanceada proporciona também uma constante regulação intestinal, além de possibilitar uma boa relação com a balança, por ajudar quem quer perder ou ganhar peso, e um aumento na imunidade para a prevenção de doenças.

Mas, sem sombra de dúvidas, o maior benefício de uma alimentação saudável é escapar de todas as armadilhas que uma alimentação desregrada oferece, chegando ao risco de doenças como o próprio câncer, além de hipertensão, obesidade e diabetes.

Dicas para um dia a dia saudável

Por último, é chegada a hora de conhecer algumas sugestões de como estruturar uma alimentação balanceada no meio da rotina diária, por vezes extremamente corrida.

Para a melhor distribuição da dieta nos horários de cada dia e para manter uma alimentação mais adequada, é preciso estabelecer consigo mesmo as seguintes regras:

  1. Fazer três refeições e dois lanches;
  2. Comer pequenas porções de massas e cereais;
  3. Ingerir três porções de legumes e frutas;
  4. Comer feijão com arroz cinco vezes na semana;
  5. Beber no mínimo dois litros de água diários;
  6. Fazer atividades físicas e evitar o álcool e o fumo;
  7. Evitar refrigerantes, sucos e doces industrializados;
  8. Evitar alimentos muito salgados;
  9. Consumir três porções lácteas e uma de carne animal;
  10. Consumir porções com óleos apenas uma vez por dia.

É claro que, para aqueles que dispõem de menos tempo por causa do trabalho, ficaria mais fácil comer menos vezes e em maior quantidade. Mas acontece que essa prática não é benéfica à saúde.

Por isso, investir em três refeições reforçadas, sem exageros, e em alguns lanches para as intermediar durante o dia é, mesmo que por entrega expressa motoboy, sem dúvidas, é a melhor opção possível.

Para que esses momentos de alimentação sejam realmente saudáveis, é imprescindível ter anotado quais são os componentes que não podem faltar nos pratos diários.

É interessante fazer literalmente uma lista e colocar tudo. Massas, cereais, verduras e legumes, juntamente com o consumo do prato tradicional dos brasileiros, o feijão com arroz, para garantir pratos variados, beneficiando a boa nutrição e evitando o enjoo da repetição.

Apostando em frutas no lugar de doces artificiais para a sobremesa, é possível manter a satisfação sem afetar a saúde. Afinal, uma taça com frutas vermelhas secas, com granola e outros acompanhantes, podem substituir muito bem os potes de sorvete.

Além das de origem vegetal, não se pode esquecer do consumo das gorduras boas, dos alimentos de origem láctea e do próprio leite e, principalmente, de uma porção generosa de proteína.

Mas é preciso tomar o maior cuidado na forma de consumir esses alimentos, pois apesar de sua grande importância, é cada vez mais comum ver os restaurantes e supermercados fornecerem eles muito salgados e com conservantes de todos os tipos.

Por último, mas também muito importante, vem o alerta para o fumo e consumo de bebidas alcoólicas em demasia.

Quem deseja mesmo ter uma vida saudável, precisa investir esforços em equilibrar todas as coisas e ir substituindo o consumo excessivo de itens maléficos à saúde por alternativas edificantes.

Junto com a diminuição das bebidas alcoólicas e refrigerantes, é válido melhorar a hidratação diária, com oito copos ou dois litros de água por dia.

Considerações finais

Tudo o que é bom na vida precisa de muito esforço para ser alcançado. Portanto, será possível extrair deste artigo a direção correta para empreender esse esforço.

Dessa forma, é alcançável se privar de alguns pequenos prazeres hoje para desfrutar de um prazer maior de uma vida saudável amanhã e sempre.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.