5 Problemas Provocados pelo Alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 4 milhões de pessoas no Brasil são alcoólatras, por esse motivo preparamos para você um artigo que assim como, fala sobre o alcoolismo e saúde bucal. 

Além do mais, o abuso de substância alcoólica provoca aproximadamente 350 doenças físicas e mentais.

Pesquisas apontam que 90% das internações em clínicas psiquiatras são em decorrer ao uso de álcool e drogas.

O público alvo é entre jovens e adolescentes, iniciando precocemente com 13 anos de idade.

O uso nocivo pela substância química leva 774 mil mortes anualmente no mundo, e por mais que saibamos das causas e consequências, há um número significativo de pessoas que consomem em massa.

A conscientização é o primeiro passo para que famílias evitem efeitos colaterais em decorrer ao uso, caso contrário, será necessário recorrer a uma clínica de recuperação.

Apesar de haver uma massa consumindo compulsivamente o álcool, muitos desconhecem os efeitos colaterais provocados a região bucal.

Hoje nós iremos descrever a relação que o alcoolismo e a saúde bucal pode provocar no organismo. Deseja acompanhar? Continue a leitura e evite o uso do álcool.

5 Problemas Provocados pelo Alcoolismo

  1. Cáries: As bebidas alcoólicas adocicadas são fatores de risco a região bucal, pois a partir de então, o usuário desenvolve bactérias streptococcusmutans. A compulsão pelo produto e a falta de higiene bucal possibilita a perda dos dentes, além de provocar fortes dores.
  2. Câncer: Aproximadamente 80% dos pacientes que desenvolveram o câncer na região bucal, são consumidores do álcool.
  3. Destruição: A coloração dos dentes se tornam amareladas, além de provocar dor. Lembrando que a bebida alcoólica é considerado uma droga corrosiva, capaz de causar dependência e morte.
  4. Acidez: As bebidas alcoólicas são substâncias químicas ácidas, e o excesso desgasta o esmalte dentário, destruindo a proteção dos dentes capaz de evitar as bactérias, como por exemplo a cárie.
  5. Mau hálito: A falta de saliva provoca o mau hálito e problemas gengivais.

A importância de evitar o uso do álcool

O álcool também provoca a dependência química assim como, tornando-se impossível cessar o uso sem ajuda de alguém. E o que fazer para ajudar uma pessoa alcoólatra?

A forma mais assertiva para tratar o alcoolismo é realizando uma internação em uma clínica de recuperação.

Realizar um tratamento para alcoólatras especializado no problema além disso, possibilita para que o usuário de drogas tenha uma vida saudável após o período de internação.

Antes de mais nada existem alguns fatores que induzem uma pessoa a consumir o álcool, como por exemplo o fácil acesso, influência entre familiares e amigos, insatisfação e problemas de vida, tristeza profunda, ansiedade, fuga da realidade e dentre outros.

É importante descrevermos que a dependência química faz com que uma pessoa entre em estado de negação, prejudicando a recuperação do usuário de drogas. Acompanhe abaixo os benefícios de tratar o alcoolismo:

  • Ajuda o adicto a controlar seus impulsos;
  • Evita problemas a saúde bucal;  
  • Ajuda o usuário de drogas a desenvolver uma saúde saudável;
  • Evita probabilidades de morte precoce;

Como reconhecer se passo dos limites?

  • Não me importo de fazer o uso do álcool sozinho;
  • Passo frequentemente do meu limite;
  • Muitas pessoas me pedem para cessar o uso;
  • Consumo compulsivamente o álcool no meu final de semana;
  • Penso no álcool várias vezes por semana.

Evitando consequências a saúde bucal

Dessa forma, no texto acima podemos descrever sobre as consequências do alcoolismo e saúde bucal, para evitar tais problemas é necessário cessar o uso da substância química.

Se você não consegue cessar o uso da substância química, infelizmente você se tornou uma pessoa viciada em narcóticos. É importante reconhecer o problema para iniciar o tratamento e evitar consequências ainda mais prejudiciais ao organismo.

Deseja tratar o alcoolismo?

Entre em contato com uma clínica de recuperação imediatamente e trate o alcoolismo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.