Tudo o que você precisa saber sobre o banho de recém-nascidos

Desvende o segredo do banho dos recém-nascidos, em que cada gota de água é uma carícia de cuidado

O primeiro banho do bebê costuma ser um momento de muitas dúvidas para as mamães de primeira viagem. Será que só pode ser dado na banheira? É possível usar a mangueira da ducha eletrônica para auxiliar no processo? Apostar no sabonete líquido ou em barra próprio para bebês?

Para esse momento, há quem conte com a ajuda da família, seja a avó materna ou paterna. No entanto, nem todas as mulheres podem ter esse auxílio e, por mais que em alguns casos o banho aconteça no hospital, pelas mãos das enfermeiras, será preciso saber se virar.

Apesar de a criança ser mais molinha e delicada, o processo não é difícil, mas, até que o coto do cordão umbilical caia, o banho é mais simples e rápido. Depois vem o chamado “banho de verdade”. Confira dicas para ambos os casos.

Enquanto o cordão umbilical não cai

Entre 10 dias e três semanas, o banho do recém-nascido será simples, sem colocá-lo na banheira ou levá-los para debaixo do chuveiro. Primeiro forre uma superfície macia e plana com uma toalha felpuda em um ambiente com temperatura mais quentinha.

Ao seu lado deixe uma bacia com água morna, uma esponja e uma toalha para bebês. A água será suficiente nesse caso, sem necessidade de sabonete ou shampoos.

Exponha os membros do bebê um a um e molhe a esponja na água morna. Passe delicadamente e, em seguida, já seque com a toalha, dando leves batidinhas. Molhou o coto do cordão acidentalmente? Seque com a toalha, também dando leves batidinhas.

Vista o bebê com a nova fralda e roupinha, enrole-o em uma coberta se perceber que o clima está mais gelado e pronto, o banho está finalizado.

O banho completo

Quando o coto do cordão umbilical cair, você está liberado para dar o primeiro banho de verdade. Ele pode acontecer na banheira ou debaixo do chuveiro, sendo este segundo caso interessante para fortalecer os laços entre o bebê e os pais, mas só faça caso se sinta segura.

Na banheira

Optou pela banheira? Saiba que apenas 5 cm de água são suficientes para dar um banho completo no recém-nascido. Verifique se a temperatura da água está morna e deixe por perto tudo o que você vai precisar: sabonete de bebê para corpo e cabeça, toalhas, roupas e fraldas.

Feche todas as janelas e possíveis entradas de ar, não é bom para a criança sentir essa mudança de temperatura. Acomode o bebê na banheira e segure-o com uma das mãos. Ele ainda não consegue se equilibrar sozinho, então você será a fonte de segurança dele.

Com a outra mão, espalhe um pouco do sabonete e passe a esponja por todo o corpinho. Em seguida, enxágue com a água da banheira, jogando a água delicadamente por cada parte do corpo. Terminado o banho, que não precisa durar mais do que 20 minutos, coloque o bebê sobre a toalha. 

Seque o corpinho do pequeno com cuidado, dando leves batidinhas, e preste bastante atenção a região íntima, virilhas e dobrinhas dos dedos. Observe também como está a cicatrização do umbigo. Em seguida, coloque a fralda e vista a roupinha selecionada.

No chuveiro

Se os pais se sentirem seguros para o banho do recém-nascido debaixo do chuveiro, devem seguir os mesmos primeiros passos para o banho na banheira. Deixe por perto toalhas, roupinhas e tudo que o bebê precise, além de fechar janelas e possíveis correntes de ar.

Ajuste o chuveiro para uma temperatura agradável e comece o banho com calma. O bebê deve ser molhado aos poucos e não colocado direto debaixo do chuveiro. Vá passando o sabonete e a esponja lentamente, com cuidado, e deixe o bebê se adaptar à água.

Finalizado o enxágue, em um banho que pode durar até 20 minutos, retire a criança e coloque-a sobre uma toalha para secá-la. A partir daqui é só seguir o mesmo processo do banho na banheira, dando leves batidinhas para secar, verificando as dobrinhas do corpo e vestindo o bebê.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.