Treinamentos necessários para um atendimento efetivo

A capacitação dos colaboradores é super importante para garantir um atendimento efetivo aos clientes e gerar uma conexão entre ambos, como se utilizassem um conector m12 para esse possível diálogo. 

Afinal, um bom atendimento pode fidelizar os interessados e gerar novos negócios para a empresa. Porém, muitas ainda não investem nisso, o que pode gerar prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Neste contexto, se tornam uma ferramenta essencial para garantir um atendimento efetivo e de qualidade. Englobe também outros aspectos técnicos, como conhecimento do produto ou serviço, até habilidades interpessoais, como empatia e resolução de conflitos.

Ficou curioso para entender mais sobre o tema? Então vem com a gente. 

Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são fundamentais para um atendimento efetivo e satisfatório. Os colaboradores devem ser capazes de lidar com clientes em diferentes situações, sejam elas positivas ou negativas.

Uma marca de filtro de carvão ativado, por exemplo, se beneficia grandemente quando conta com alguém que sabe falar e tem o tom de voz adequado, seja no telefone ou pessoalmente.

A empatia é uma habilidade fundamental neste contexto. Todos nós precisamos nos colocar no lugar dos outros e compreender suas necessidades e expectativas. O atendimento não se trata apenas de resolver um problema, mas também de criar proximidade.

E não para por aí, já que os colaboradores serão vistos com bons olhos quando souberem encontrar uma solução rápida e efetiva para algo. Isso pode evitar situações de insatisfação do cliente e até mesmo de perda de negócios.

Conhecimento técnico

Os colaboradores devem conhecer o produto ou serviço oferecido pela empresa, bem como seus diferenciais e funcionalidades. Ou seja, se precisarem vender uma resina epóxi para piso, por exemplo, devem saber a espessura, as cores, os modelos e etc.

A falta de conhecimento pode gerar situações de insegurança e até mesmo frustração. Por isso, é importante investir em treinamentos que permitam aos colaboradores conhecerem profundamente o que estão oferecendo.

Além disso, atualize-os sobre novidades e tendências do mercado. Isso gerará uma facilidade para identificar oportunidades de negócio e soluções mais completas e pontuais para qualquer característica de pessoa.

Os aplicativos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja para entretenimento, comunicação ou para ajudar no trabalho. E para as empresas, a utilização destes softwares pode ser uma ótima opção para garantir um atendimento efetivo e uma maior produtividade.

Abaixo, listamos alguns aplicativos que podem ser úteis para os treinamentos empresariais:

O primeiro é o MindMeister, que cria mapas mentais, permitindo que os colaboradores possam visualizar de forma mais clara as informações sobre processos, produtos e procedimentos. Quer mais? Ele é perfeito para apresentações, estudos de casos, análises de mercado, entre outras atividades.

O próximo é o conhecidíssimo Trello, que trabalha com quadros para cada projeto e, com isso, dá a possibilidade do colaborador colocar listas de tarefas e cartões com as informações relevantes para o treinamento. 

Você pode se inscrever tanto na versão gratuita quanto na versão paga e perceberá que o Trello é totalmente intuitivo e assertivo naquilo que se propõe.

Precisa enviar um colaborador do setor de exaustor axial para uma viagem internacional e ele não sabe inglês? O Duolingo é excelente para isso, sendo uma opção gratuita e fácil de usar. 

Aprenda desde inglês até espanhol e alemão pratique o idioma em seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo. 

Assim como o Trello, o Evernote dá a chamce dos colaboradores criarem notas, listas de tarefas e arquivos que possam ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento. Guarde informações ou compartilhe informações com os demais setores que estiverem em treinamento.

Outras opções, tão famosas e importantes quanto as de cima, são:

  • Udemy: este aplicativo é uma ótima opção para os treinamentos empresariais, pois oferece cursos online em diversas áreas, como negócios, tecnologia, marketing, entre outras. Com ele, é possível aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de forma fácil e prática;
  • Zoom: o Zoom é uma plataforma de videoconferência que pode ser muito útil para os treinamentos empresariais. Com ele, é possível realizar reuniões, apresentações e treinamentos à distância, de forma simples e eficiente;
  • Google Drive: o Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que permite que os colaboradores compartilhem arquivos e documentos de forma fácil e prática. Com ele, é possível armazenar informações importantes sobre os treinamentos, como apresentações, planilhas e documentos.

Para que os treinamentos se mantenham efetivos ao longo do tempo, precisa equilibrar as novas tecnologias com as tendências de antigamente. E ainda mais, caso tenha saúde financeira para investir em uma empresa especializada em treinamentos, essa pode ser a balança para você subir alguns degraus e ultrapassar seus concorrentes.

Não deixe para depois o que precisa fazer ainda hoje! Tendências, variações, modelos, palavras chave para captar a atenção dos clientes… sem isso, jamais conquistará o topo do seu setor. 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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