TikTok Ads: entenda como funciona

TikTok Ads é a plataforma dessa rede social que ajuda as empresas a divulgarem seus produtos e serviços para um público específico. Assim como no caso do Instagram e do Facebook, vale a pena trabalhar com essa ferramenta.

Para as empresas, é uma oportunidade de melhorar as estratégias de marketing que estão começando agora. As redes sociais são plataformas que fazem muito sucesso entre as pessoas e de tempos em tempos surge uma novidade.

Esses canais se tornam uma febre entre os usuários e logo as organizações começam a perceber os benefícios que podem trazer para suas campanhas de marketing digital. O TikTok é um exemplo de ferramenta inovadora para anunciar diversos produtos e serviços.

As ações criadas no canal conseguem impactar o público de uma maneira inesperada, e juntamente com uma estratégia de marketing efetiva, ajuda a conquistar resultados, melhorar as métricas e facilitar as vendas.

Mas para aproveitar todos os benefícios e facilidades que o TikTok oferece, é muito importante entender um pouco mais sobre essa opção de anúncios.

Este artigo vai mostrar o que é TikTok Ads, por que utilizá-lo nas estratégias, quanto custa anunciar, quais são os principais tipos de anúncios, como criar uma conta na plataforma e mostrar alguns passos para anunciar e analisar as campanhas.

Conceito de TikTok Ads

TikTok Ads é uma plataforma do aplicativo que serve para criar anúncios, podendo ser vídeos publicitários e banners.

Assim como no caso das outras redes sociais, é possível configurar o público, segmentar por dados demográficos e pelo comportamento.

Uma das maiores vantagens deste canal publicitário é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados pelos usuários. O canal utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público mais relevante para a campanha.

Se um consultório de massoterapia for anunciar, a segmentação não é feita apenas pela relação dos usuários e isso garante anúncios com boas chances de interação e conversão.

Marcas de diversos segmentos já estão presentes no aplicativo e criam conteúdos exclusivos para ele, como no caso dos desafios ou vídeos publicitários.

Por que usar o TikTok Ads?

Essa rede social está passando por um período de rápida expansão e a necessidade de produzir vídeos rápidos trouxe uma demanda que somente essa plataforma possui.

É justamente por isso que o número de downloads é crescente no mundo inteiro e a maioria dos usuários não são mais os chineses. O Brasil é exemplo de país que baixa muito o aplicativo, principalmente pelo público mais jovem.

No Brasil, cerca de 10 milhões de vídeos são criados mensalmente, totalizando aproximadamente 2 bilhões de visualizações por mês.

É fundamental destacar que o futuro da publicidade são os vídeos, principalmente os interativos. Tanto é que o marketing em vídeos representa 52,8% dos esforços de marketing de conteúdo dentro das organizações.

Se uma empresa de delivery de comida light investe na produção de vídeos, então pode aproveitar todas as vantagens e benefícios do TikTok.

Em relação ao valor para fazer os anúncios, existe o orçamento por campanha e por grupo de anúncios. As campanhas possuem um custo mínimo de 50 dólares e os grupos de anúncios uma média de 20 dólares.

A empresa pode planejar orçamentos diários, definindo um período de atividade que vai determinar o teto de gastos e evitar que a ação ultrapasse o valor determinado.

No caso do orçamento diário, é possível definir um limite de gastos para cada dia de campanha ativa. O anunciante tem total controle sobre o investimento e pode escolher a velocidade da entrega dos anúncios.

Tipos de anúncios no TikTok Ads

Uma das maiores vantagens de anunciar nessa rede social é que ela oferece diversos tipos de anúncios. São eles:

  • Anúncios de feed;
  • Anúncios de vídeo;
  • Anúncios spark;
  • Anúncios top view;
  • Desafio de hashtag;
  • Efeitos de marca.

Uma empresa de mudança residencial personal organizer pode fazer anúncios de feed que nada mais é do que anúncios de imagens exibidos no feed de notícias, incluindo imagem, marca ou nome do aplicativo.

O mais usado dentro da plataforma é o anúncio de vídeo que aparece no TikTok e em outros de seus aplicativos. Eles podem durar de 5 segundos a um minuto e cada anúncio inclui um vídeo, uma imagem, nome da marca ou aplicativo e texto.

Quanto aos anúncios e spark, permitem impulsionar conteúdos orgânicos para outros usuários, ao passo que os anúncios top view duram uma média de 5 segundos a um minuto e aparecem assim que o usuário abre o aplicativo.

O desafio de hashtag da marca são anúncios que durante 3 a 6 dias em um formato que aumenta o engajamento do público e seu propósito é fazer com que o conteúdo dos usuários apareça na página do desafio.

Por fim, uma empresa de licenciamento ambiental pode fazer os efeitos de marca que são stickers, filtros e outras maneiras de editar vídeos para que as pessoas interajam com a empresa.

Saiba como criar uma conta no TikTok

Para criar uma conta no TikTok Ads, primeiro o usuário precisa acessar a página TikTok for Business, clicar na opção “criar conta” e adicionar e-mail, senha e confirmação de senha.

Depois, deve tocar em “send code” e no captcha deve selecionar dois objetos com o mesmo formato. O anunciante já vai receber um e-mail com um código que deve ser colado no campo “verification code”.

Basta aceitar os termos comerciais, clicar em “sign up” e a conta já estará criada. Agora, se a empresa já tiver uma conta no TikTok, pode fazer login com ela.

Passos para anunciar no TikTok

Depois de criar uma conta no TikTok Ads, uma empresa de serviço de limpeza geral já pode começar a anunciar. Para isso, deve trabalhar os seguintes passos:

Definir o objetivo da campanha

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante definir o objetivo da campanha.

A organização pode alcançar vários propósitos com essa rede social, como aumentar o tráfego do site institucional, incentivar a instalação de um aplicativo, atrair potenciais clientes, aumentar as vendas e por aí vai.

Selecionar o público

Tendo um objetivo em mente, é o momento de selecionar o público, considerando aspectos como gênero, localização, interesses, idade, entre outras informações.

A companhia pode trabalhar com públicos semelhantes para manter os usuários engajados e impactar pessoas que possuem características semelhantes à persona da marca.

Determinar o orçamento

No TikTok Ads, o anunciante pode determinar o orçamento, podendo este ser diário ou vitalício, o que facilita o planejamento dos gastos com as ações.

Se quiser, uma empresa de pintura de fachada comercial pode pausar os anúncios ou usar métodos de otimização para ajustar os pagamentos e os objetivos.

Criar um anúncio

Na hora de definir o criativo do anúncio, a marca pode fazer o upload de vídeos e imagens, mas também tem a opção de criar vídeos usando as ferramentas do aplicativo.

O TikTok utiliza inteligência artificial, algo que facilita a edição dos conteúdos. Como resultado, a experiência dos usuários é muito melhor.

Otimizar a campanha

O anunciante tem a vantagem de contar com um tipo de leilão inteligente que ajuda a otimizar os anúncios para que eles possam alcançar as pessoas certas e no momento mais adequado.

Por isso, se uma empresa de aluguel de endereço comercial criar seu anúncio na plataforma, precisa fazer a otimização.

Analisar os resultados

Depois de colocar as campanhas no ar, é fundamental analisar os resultados. Quando se fala em marketing digital, uma das principais características de divulgar produtos e serviços na internet é justamente a necessidade de fazer essa análise.

A empresa precisa se certificar de que suas estratégias estão trazendo os resultados esperados, caso contrário, pode perder tempo e dinheiro com ações que não levam a lugar algum.

Assim como outras plataformas de anúncio, o TikTok também oferece uma ferramenta de analytics. Por meio dela, uma confecção de agasalho esportivo em tactel consegue ter acesso a um relatório.

Ele apresenta métricas personalizadas e compatíveis com as informações mais importantes para a estratégia da marca. Esse monitoramento é muito importante para otimizar as ações, melhorar a performance e alcançar o sucesso com as campanhas.

Considerações finais

O TikTok é uma rede social que cresce constantemente, aliás, tem crescido mais do que as plataformas líderes, como no caso do Instagram e do Facebook. Trabalhar com ele para fazer anúncios é acompanhar uma tendência que veio para ficar.

Embora os usuários sejam em sua maioria pessoas mais jovens, negócios voltados para um público mais maduro também podem trabalhar com essa plataforma, uma vez que os usuários vão envelhecer ao longo do tempo.

De qualquer forma, o TikTok é uma excelente opção e cria campanhas de maneira inteligente e totalmente focada na audiência da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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