Aprimore seu site e conquiste a web: desenvolvimento e SEO em harmonia

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para que o site ou blog institucional apareça entre os primeiros resultados de pesquisa no Google e em outros buscadores.

seo

São técnicas aplicadas dentro das páginas, textos e códigos de programação, para fazer com que o conteúdo seja encontrado pelos usuários durante as pesquisas. O propósito por trás disso é aumentar a visibilidade e aumentar o tráfego orgânico.

Esses objetivos são muito comuns entre as empresas porque o tráfego orgânico é gratuito e gera mais autoridade para a marca. De nada adianta construir um site se ele não recebe visitantes.

Se não houver tráfego, não é possível gerar leads e tampouco vender. Tanto é que quando o negócio está tendo problema com vendas, geralmente, um dos motivos é não ter uma boa visibilidade na internet.

Hoje em dia, os mecanismos de busca costumam ser a origem de um visitante, então é indispensável estar bem posicionado para que a organização seja encontrada pelas pessoas certas.

Antigo vai mostrar os benefícios das práticas de SEO, como ele ajuda a conquistar a internet, o que considerar para otimizá-lo, como o uso de elementos técnicos gera impactos positivos e quais são as estratégias que podem ser usadas no site.

Benefícios do SEO

O alinhamento entre o desenvolvimento do site e as melhores práticas de SEO traz diversos benefícios, e um deles é conseguir taxas de aquisição mais altas.

Cerca de 15% da taxa de aquisição é alcançada por leads de SEO, comparando com 1,7% de leads próximos dos leads de saída.

Quando o usuário faz uma pesquisa real sobre um produto ou serviço, como laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade, e o SEO aparece, as chances de conversão são mais altas.

Também é uma forma de melhorar a experiência do usuário, e hoje em dia, as companhias podem investir em várias maneiras de maximizar essa experiência. Entre as principais ações estão:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Informação relevante;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Design responsivo.

São maneiras de elevar a experiência do usuário e que ajudam a aumentar os cliques, conversão de leads e taxas de conversão em clientes. Além do mais, os próprios mecanismos de busca estão procurando páginas que fazem isso.

Quem está entre as 3 primeiras posições transmitem para os usuários a ideia de que são verdadeiras referências em seu setor, além de mostrar a popularidade do negócio.

Agora, quando o negócio não aparece entre as primeiras colocações, rapidamente as pessoas pensam que não é conhecido ou que oferece informações inferiores ao que é oferecido pelos outros.

Se uma clínica de cirurgia de catarata em cachorro quiser aumentar o reconhecimento de marca, deve investir em otimização, porque ela faz com que o negócio seja facilmente encontrado nas pesquisas orgânicas.

Consequentemente, as pessoas vão ver o link mais vezes, o que aumenta as chances de cliques e quanto mais visitantes, maior o reconhecimento da marca.

Como ajuda a conquistar a internet

O desenvolvimento do site e as estratégias de SEO devem trabalhar juntas para conquistar a internet. Isso se dá porque a otimização de sites faz com que a página seja boa o suficiente para ser bem classificada nos resultados de pesquisa.

Estar no topo da página de resultados mostra para os usuários que o mecanismo de busca considera o conteúdo como a melhor solução para uma consulta.

A confiança que o indivíduo possui no buscador acaba aumentando a taxa de cliques e o tráfego. Mas é importante lembrar que esse processo consiste em otimizar o site e apresentar conteúdo de maneira orientada e relevante para os usuários em primeiro lugar.

Isso é feito por meio de várias práticas, como uso de palavras-chave, link building, conteúdo de qualidade, além de auditoria técnica na plataforma para definir os fundamentos da campanha.

Com isso, um fabricante de fogão a lenha para pescaria pode perceber a necessidade de mexer em toda a estrutura na plataforma, URL da página, layout, entre outros elementos que vão garantir um site mais acessível e fácil de usar.

Elementos para otimizar o SEO

Durante o desenvolvimento do site, existem alguns aspectos que precisam ser considerados para otimizar o SEO.

São ferramentas básicas que fazem o diagnóstico da situação atual, cuidam do planejamento, fazem as primeiras otimizações e ajudam a acompanhar os impactos dessas ações.

Uma delas é o Google Search Console, que facilita a comunicação entre o site e o próprio Google, por meio de relatórios importantes para as estratégias de SEO.

Ele mostra se existe algum problema com a indexação do site, se a plataforma foi hackeada ou penalizada pelo Google e ainda faz um monitoramento sobre a posição média das páginas nos resultados de pesquisa.

Para um laboratório que faz testes de leishmaniose, ele também é ótimo, porque identifica as taxas de clique nas páginas, identifica quais palavras-chave ativaram o site nos resultados e quais sites estão direcionando backlinks.

Também consegue solicitar ao Google uma rejeição de backlinks duvidosos que possam prejudicar a reputação da plataforma.

Impactos positivos de elementos técnicos

O uso de elementos técnicos na hora de desenvolver o site gera impactos positivos no desempenho dos motores de busca. Em primeiro lugar porque o canal terá carregamento rápido porque evita códigos e scripts carregados.

Se a empresa quiser saber o que precisa melhorar nesse sentido, pode usar a ferramenta Page Speed Insights para identificar os problemas e corrigi-los.

Esses elementos também tornam a navegação mais simples e intuitiva, o que gera impactos positivos na experiência do usuário. Tudo passa a ser baseado em UX (user experience) design, fundamental para o bom ranqueamento nos buscadores.

Se o site de uma clínica de cirurgia no olho de cachorro apresenta navegação simples e intuitiva, então consegue aumentar o volume de vendas, fidelizar clientes, economizar recursos e aumentar o valor agregado.

As otimizações também informam o contato do negócio, e isso é fundamental para usuários que querem entrar em contato com a empresa ou precisam de suporte.

É indispensável fornecer informações como telefone, e-mail, formulários de contato, redes sociais da marca, entre outros dados.

Estratégias para o desenvolvimento do site

Existem algumas estratégias de SEO que podem ser usadas durante o desenvolvimento do site para melhorar a visibilidade e conquistar a internet.

Entre essas ações está usar palavras-chave que sejam do interesse da persona, tendo em vista que as páginas precisam transmitir uma mensagem focada no termo utilizado.

É assim que o negócio vai direcionar o tópico de interesse dos clientes que utilizam os mecanismos de busca para pesquisar sobre o assunto, seja ele tela mosquiteira removível preço ou qualquer outro tópico.

Um trabalho estratégico envolve o conhecimento da persona da marca e saber quais são os desafios que essas pessoas enfrentam no dia a dia.

Os buscadores procuram ler o título ou meta título porque eles são bons indicadores dentro da página. A tag de título é o link azul que os usuários visualizam na página de resultados, e ele precisa contar com as palavras-chave procuradas.

Para receber mais cliques, é fundamental fazer uma descrição de até 140 caracteres, conhecida como meta description, que vai aparecer logo depois do título da página de resultados no buscador.

É um engano acreditar que apenas os conteúdos do blog ou as páginas do site vão aparecer nos resultados de busca, isso porque as páginas de conversão focada em gerar leads também podem aparecer, caso sejam otimizadas.

Uma empresa de som automotivo Sorocaba deve focar na geração de leads orgânicos, por meio das estratégias de SEO nas páginas de conversão.

Criar uma landing page capaz de atender aos parâmetros de ranqueamento aumenta os acessos orgânicos e a geração de leads, sem que para isso o negócio tenha que investir em anúncios pagos e outros tipos de divulgação.

Além do mais, é fundamental que o conteúdo esteja em diferentes canais, e as plataformas mais recomendadas para isso são as redes sociais, uma vez que elas também contribuem com as estratégias de SEO.

A partir do momento em que os algoritmos identificam que existem várias fontes de acesso para o mesmo material de uma empresa predial limpeza, ele se torna mais relevante em comparação com o que é oferecido pelos concorrentes.

A marca deve compartilhar nas redes sociais e incentivar o compartilhamento por parte dos seguidores, pois isso melhora ainda mais os resultados em SEO.

Considerações finais

Saber trabalhar com as estratégias de SEO é fundamental na elaboração do site, mas também durante toda a sua existência.

Se a empresa quiser posicionamento orgânico, aumentar o número de visitantes sem investir em anúncios, fazer boas conversões, conquistar uma boa reputação e aumentar as vendas, precisa focar nas estratégias de otimização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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