O que você precisa saber antes de abrir um e-commerce

 Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, muitas pessoas têm se interessado em abrir seus próprios e-commerce. No entanto, iniciar um negócio online pode ser uma tarefa difícil e complicada. É preciso ter cuidado com diversos detalhes, desde a escolha da plataforma até a divulgação do site.

Neste artigo, vamos mostrar como abrir um e-commerce sem dor de cabeça. Falaremos sobre os principais detalhes que você precisa considerar antes de iniciar sua loja virtual. Além disso, daremos dicas para escolher a melhor plataforma e divulgar o seu site.

Com a pandemia de Covid-19, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R$ 161 bilhões apenas em 2021. A previsão para 2022 é crescer 9% mesmo com a grave crise social e econômica pela qual o país passa.

O e-commerce chegou para ficar e o isolamento social só fortaleceu esse segmento. Vender pela internet pode ser a solução para quem quer comercializar seus produtos com mais segurança. Apesar dos benefícios, é preciso tomar alguns cuidados ao entrar nesse mundo virtual.

Confira 5 dicas para abrir sua loja virtual:

Conheça o mercado digital

É completamente diferente vender em uma loja física e em uma loja virtual. Um dos fatores principais é definir o preço do seu produto, seja ele roupas ou peças de Disco Diamantado, e para isso é necessário pesquisar bastante para não oferecer algo nem muito caro e nem muito barato.

Outros detalhes importantes envolvem o planejamento inicial como custo da hospedagem de sua loja, a taxa cobrada pelos cartões de crédito e demais formas, prazo para receber o dinheiro da venda, preço de envio e muitos outros.

Organização do site

É possível abrir uma loja virtual em poucos cliques. Mas para isso é preciso montar uma página amigável para que os internautas encontrem o produto desejado. Há algumas plataformas que podem te ajudar muito no início como Woocommerce, Shopify, Wix e muitas outras.

É uma ajuda fundamental para montar um site intuitivo e que tenha a cara da sua empresa ou da sua marca. Se atente às opiniões das pessoas para saber se o site está fácil para navegar e realizar compras.

Conhecendo o cliente

Crie mecanismos para conversar diretamente com seu consumidor. Vai vender Compressor De Ar? Na hora da compra pode surgir alguma dúvida e é fundamental ter alguém capacitado via chat ou rede social. Não deixe também de visitar sites de concorrentes para saber como se comportam e como mantêm a fidelização e o relacionamento. Mas atenção: jamais copie! Cada negócio deve ser único e inovador.

O que você precisa saber antes de abrir um e-commerce

Estratégias eficientes de marketing

Investir em estratégias eficientes de marketing pode ser determinante para o sucesso de sua loja virtual. Saiba vender seu produto de forma convincente para que o cliente saiba que seu item é de qualidade. O mesmo vale para um serviço como, por exemplo, Limpeza de Fossa.

Não importa qual seja o produto ou serviço que você esteja vendendo, é importante ter uma estratégia de marketing bem definida para promover sua loja virtual. Felizmente, existem várias maneiras de fazer isso e, com um pouco de criatividade, você pode encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Uma das principais estratégias de marketing para e-commerce é o SEO (Search Engine Optimization). Isso significa otimizar seu site para os mecanismos de busca, como o Google, para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Para isso, é importante utilizar as palavras-chave certas nos títulos e descrições dos produtos, além de ter um conteúdo relevante e atualizado em seu blog.

Outra boa opção é utilizar as redes sociais para divulgar sua loja virtual. Crie perfis nas principais plataformas – como Facebook, Instagram e Twitter – e compartilhe conteúdos interessantes relacionados aos seus produtos. Além disso, incentive as pessoas a realizarem reviews dos produtos que compraram em sua loja e publique-os em seus canais.

Você também pode investir em anúncios pagos, como Google AdWords e Facebook Ads. Com esses canais, você pode segmentar o público que deseja atingir com base em diferentes critérios – como localização, idade e comportamento – e aumentar consideravelmente as chances de conversão.

Por fim, não esqueça da importância do e-mail marketing. Capturar os endereços de e-mail dos seus clientes é essencial para manter um bom relacionamento com eles e fidelizá-los. Envie promoções exclusivas, informações sobre novos produtos ou simplesmente mensagens personalizadas agradecendo pelas compras realizadas. Com um bom e-mail marketing você conseguirá aumentar consideravelmente as vendas da sua loja virtual!

Logística e estoque da loja virtual

O cliente não vai fisicamente até sua loja pegar o produto: ele vai receber no conforto de seu lar. É preciso ficar atento a essa logística como, por exemplo, o tempo de envio, entrega e custos, isso pode variar e se tornar difícil caso você venda um produto diferente como, por exemplo, Placa Solar.

Outro fator muito importante é garantir que seu estoque seja suficiente para as demandas. É frustrante chegar a um site e ver que o produto solicitado está em falta. Isso vai fazer o cliente migrar para outra loja virtual e até mesmo perder compras no futuro.

Essas dicas são para te encorajar ainda mais a abrir sua loja virtual e gerar boas vendas. Preste muita atenção ao movimento do mundo da internet, potenciais melhorias e tenha muito sucesso em seu negócio!

Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.