Quais métricas são utilizadas para saber que os resultados estão sendo alcançados?

Como você mede o sucesso da sua empresa através de métricas? Como você sabe se os resultados estão realmente sendo alcançados e que seus objetivos estão sendo cumpridos? Para muitos, essa ação ainda é uma incógnita e grande parte dos empreendedores não fazem nem ideia de como saber se tudo aquilo que planejou está de fato, saindo da maneira como você esperava. 

Mas acredite, de nada adianta ter um ótimo planejamento, montar uma boa campanha ou colocar no ar uma estratégia de vendas otimizada, se você não acompanhar os resultados, fica impossível de evoluir, fazer as mudanças necessárias e entender se você está ou não no caminho certo. 

Então não basta criar diversos planejamentos em cima da sua mesa inox industrial, para que a sua empresa tenha sucesso é necessário saber se ela está no caminho correto, e para medir isso são utilizadas as chamadas métricas. 

Existem várias métricas espalhadas por aí, cada uma contendo um objetivo diferente de acordo com aquilo que você deseja, no texto de hoje, separamos as principais, que te ajudam a entender se de fato, os seus resultados estão sendo alcançados, com o que devo me preocupar? Quais métricas são obrigatórias na minha empresa? Bora responder todas essas perguntas abaixo, vem com a gente e confira!

CAC

O CAC (Custo de Aquisição do Cliente), é uma das métricas mais importantes para qualquer empresa entender se está ou não seguindo no caminho certo, como o próprio nome já indica, ela mostra o quanto a sua empresa investiu em marketing e vendas e divide pelo número de novos clientes, ou seja, ela traz o custo de cada novo consumidor. 

Essa métrica é essencial para entender o quanto você está pagando para atrair novas pessoas, ajudando na saúde financeira do seu negócio e te trazendo um panorama melhor sobre suas necessidades e potenciais mudanças, afinal, por mais que você tenha um bom volume de novos clientes, será que em termos de custo-benefício, eles estão valendo a pena?

O cálculo do CAC é simples, basta somar o investimento de marketing com o de vendas e dividir pelo número de clientes conquistados, vamos supor que a sua empresa gastou R$2.000 em marketing e R$1.500 em venda, e com isso, conquistou 40 novos clientes, então o seu CAC será (2.000 + 1.500)/ 40 = R$87,50.

LTV

LTV, ou Life Time Value, em português Valor do Ciclo de Vida do Cliente, é uma métrica que costuma registrar a receita gerada por um consumidor durante todo o seu ciclo ativo na sua empresa, ou seja, quanto aquela pessoa gastou desde a sua primeira compra até hoje. 

Essa é uma métrica interessante que te ajuda a entender melhor a saúde financeira do seu negócio e a atratividade dos investimentos, além de dar uma boa percepção relacionada aos produtos mais vendidos, a sua popularidade e o gosto geral dos clientes, servindo como um regulador de tensão para gerar estabilidade para o seu negócio. 

O seu cálculo é simples, basta fazer o valor do ticket médio e multiplicar pelo tempo de retenção do cliente, vamos supor que o consumidor tenha gastado R$5.000 com a sua empresa no período de 12 meses, então o LTV será igual a: 5.000×12= 60.000. 

ROI

Uma das métricas mais famosas que existem, o ROI (Return over investiment), ou retorno sobre investimento, aparece como uma métrica crucial dentro das empresas já que é justamente ela que indica quanto de dinheiro que cada empresa está ganhando (ou perdendo)  relacionado a cada investimento que ela está fazendo. 

De forma resumida, o ROI te ajuda a entender quais investimentos estão ou não dando certo, o que está gerando resultado e até mesmo quais mudanças devem ser realizadas durante suas estratégias para ter um desempenho cada vez melhor e mais otimizado. 

O ROI pode ser aplicado de diversas formas diferentes e o seu cálculo é simples, a  fórmula se baseia em subtrair a receita pelo custo e depois, dividir o custo. Vamos supor que a sua receita é de R$500,00, seu custo foi de R$300,00, então a conta ficará assim: (500-300) / 300 = 0,66×100, ROI= 66,6%.

Taxa de Conversão

Aqui temos uma métrica mais associada com as equipes comerciais de marketing e de vendas, mas que aparece como algo crucial para entender melhor sobre seus resultados, a famosa taxa de conversão, ela tem como objetivo mostrar para você quantas pessoas estão realizando uma determinada ação. 

Na maior parte das vezes, a conversão representa uma venda, porém em alguns casos, podemos nos referir a ela como a obtenção de leads, por exemplo, através dela, você entende melhor quantas pessoas de fato, está praticando a ação e não só estão paradas com o computador em cima de uma mesa rustica de madeira sem comprar nada. 

Seu cálculo é um dos mais simples, basta pegar o número de conversões e dividir pelo número de acessos e no final multiplicar por 100, se seu site tiver cerca de 5.000 acessos e 200 pessoas converteram então é só fazer 200/5.000 = 0,04×100 = 4%.

Ticket médio

O ticket médio é outra métrica que ajuda principalmente no marketing e nas vendas, é através dele que você consegue entender qual a média de gastos do seu cliente, e qual o valor médio que a sua empresa costuma vender. 

Um ticket médio baixo, pode representar que as pessoas compram seus produtos mais baratos e que o seu faturamento por consequência, também está baixo, podendo causar prejuízos para o seu negócio.

O seu cálculo também é simples, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas no período, se você faturou em um mês R$7.000,00 e vendeu cerca de 125 produtos, então a conta é 7.000/125 = 56.

Churn

Fechamos nossa lista com o Churn, essa é uma métrica muito usada por empresas com planos recorrentes, já que indica o cancelamento das pessoas em determinado período ou até mesmo a perda de receita de uma empresa durante esse tempo. 

Sendo assim, essa é uma métrica essencial para as empresas SaaS, que costumam prestar serviços contínuos e por assinatura, esses negócios precisam de estabilidade e não ficar balançando como um tubo flexível, por tanto, o churn ajuda a manter a constância, identificar problemas e garantir a segurança. 

O seu cálculo é feito da seguinte forma: é preciso pegar o número de clientes que cancelaram, dividir pelo número de clientes ativos no determinado período e multiplicar por 100. Então se você tinha 150 clientes, 5 cancelaram o cálculo fica: (5) / (150) x 100 = 3,33.

O que achou do texto de hoje? Qual dessas métricas mais chamou a sua atenção? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

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