Odontologia digital: o que ela oferece ao paciente?

A tecnologia está presente em diversas esferas da vida, e, com o caso da odontologia, ela não seria diferente. Otimizando os processos odontológicos, as suas mais diversas ferramentas promovem um melhor atendimento e resultados mais objetivos. 

O uso de computadores e outros aparelhos em tratamentos dentários tem sido uma grande tendência nos consultórios que buscam inovar a forma com que atendem aos pacientes, se destacando da concorrência e conquistando mais prestígio no mercado. 

Podendo ser implementado em qualquer consultório, até naqueles que possuem sala comercial compartilhada, por exemplo, a odontologia digital agiliza todo o processo, pois diminui a prática das etapas manuais que são aquelas já conhecidas pelo público. 

O que é odontologia digital 

Quando dispositivos digitais são utilizados para realizar tratamentos dentários, essa ação recebe o nome de odontologia digital. 

Considerada um grande avanço do campo, esse tipo de atendimento automatizado é repleto de vantagens, fugindo das práticas tradicionais. 

Repleta de técnicas e ferramentas que agilizam todo o processo, especialmente quando são de alto risco, esse tipo de odontologia ainda tem como grande ponto forte a otimização da experiência do paciente.

Dessa forma, muitos consultórios estão utilizando dois formatos de atendimento, alguns porque ainda não há tecnologia, e outros com o processo de digitalização, como coleta de saliva para exame, por exemplo. Assim, consegue ter resultados mais potentes. 

As principais características desse tipo de serviço são as ferramentas utilizadas para colocá-lo em prática. São elas:

  • Scanner;
  • Computadores;
  • Softwares;
  • Impressora 3D. 

Outros materiais também são utilizados, mas os que foram citados acima são os mais populares dentro das clínicas. 

Não há como negar que hoje a tecnologia se faz presente nos mais pequenos detalhes do dia a dia, como em uma portaria eletronica remota, por exemplo, e é claro que o seu poder iria se estender para campos importantes para a sobrevivência do ser humano. 

Os pilares da odontologia digital 

Quando se fala em colocar em prática esse tipo de serviço, é preciso que os médicos tenham em mente que ele só funcionará corretamente quando for aplicado baseado dentro dos seus pilares, que são praticamente passos de como aplicá-la dentro da clínica. 

Assim como outros tipos de atividades que possuem suas regras, como a fabricação de  móveis modulados escritório, a odontologia digital também possui suas determinações que ressaltam o poder da tecnologia na área de atuação. Estes preceitos são:

  • Planejamento digital;
  • Cirurgias guiadas;
  • Fluxo chairside;
  • Fluxo misto;
  • Fases laboratoriais. 

Cada item acima é favorecido pela digitalização do processo, promovendo uma série de vantagens para os dentistas e pacientes. 

  1. Planejamento digital 

Existem muitos softwares disponíveis no mundo digital. Alguns para otimizar a gestão de negócios, outros para produzir produtos como cadeira vazada polipropileno e outros com o objetivo de melhorar a atuação dos procedimentos odontológicos. 

Esses programas utilizados dentro do campo da odontologia servem para os mais diversos tipos de tratamento, como confecção de prótese dentária e prototipagem. 

Os principais softwares utilizados pelos dentistas são os sistemas CAD (Computer Aided Design), que têm como função criar desenhos técnicos assistidos, e o CAM (Computer Aided Manufacturing) que transpõe as imagens para as máquinas darem forma. 

  1. Cirurgia guiadas

Os cirurgião-dentistas continuam realizando os trabalhos manuais dentro da odontologia digital, mas a diferença é que agora eles podem contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas que otimizam todo o processo dando mais precisão. 

Alguns sistemas que são utilizados pelos dentistas são: Simplant, software de implantologia dentária; P3Dental, realiza planejamento cirúrgico virtual; Codiagnostix, também faz planejamento de implantes; e DentalSlice, ferramenta de planejamento de implantodontia. 

Todos esses programas utilizados aprimoram as técnicas que são desenvolvidas pelos dentistas, deixando a cirurgia mais objetiva, segura e com melhores resultados para os pacientes. 

  1. Fluxo chairside 

Esse protocolo é uma forte tendência dentro dos consultórios de odontologia, sendo uma grande aposta para substituir totalmente o processo convencional de implantação de coroa dentária, pois promove agilidade no tratamento, que pode ser realizado em apenas um dia. 

Utilizando o software CAD, o fluxo chairside tem uma grande segurança na hora de implantar os dentes artificiais e também um bom custo-benefício, que não atinge apenas a clínica, mas que também se estende para os pacientes.

Outro benefício desta ferramenta é que ela diminui os desconfortos durante o procedimento, possibilitando um pós-cirúrgico mais tranquilo e eficaz. 

  1. Fluxo misto

Aqui, também se faz presente o fluxo chairside só que com um elemento a mais: técnicas convencionais, como moldagem e tomografia. Essas etapas podem ser realizadas juntamente com os softwares de digitalização, garantindo melhor precisão no tratamento. 

O fluxo misto é muito comum nos consultórios que ainda não se digitalizaram por completo ou para aqueles que preferem realizar um atendimento complexo. Essa ação facilita na hora de analisar os resultados, é um medidor de relação de transformação manual

  1. Fases laboratoriais 

O último pilar da odontologia digital são as fases laboratoriais, que são aquelas etapas que ocorrem antes dos procedimentos clínicos de prótese e que tem como objetivo organizar todo o fluxo, evitando que falhas ocorram. Algumas etapas são:

  • Documentação fotográfica;
  • Raio X;
  • Avaliação geral específica da prótese;
  • Transformação das imagens originais em formato SLT.
  • Planejamento virtual.

Todo o processo é complexo e repleto de outras etapas que são necessárias para a boa execução do tratamento, de forma que os resultados esperados sejam alcançados pela equipe que irá atender o paciente. 

Vantagens da odontologia digital 

A odontologia digital está sendo abraçada pelos profissionais porque promove muitos benefícios para o consultório e também para os pacientes, gerando maior satisfação de ambos os lados. 

Assim, como outros aparelhos tecnológicos foram se tornando populares ao longo do tempo, como a locação de impressora laser colorida, por exemplo, a odontologia digital é uma tendência que mostra todos os dias que veio para ficar, afinal tem muitas vantagens. 

  • Maior precisão;
  • Satisfação dos pacientes;
  • Otimização de tempo;
  • Procedimentos mais tranquilos;
  • Custo-benefício. 

Todas as vantagens acima aparecem ao longo do tempo com a implementação das ferramentas digitais dentro dos atendimento do dia a dia e tornam-se ainda mais intensas quando esses instrumentos passam a ser atualizados com as necessidades do mercado. 

  1. Maior precisão 

Como citado anteriormente, a tecnologia promove uma melhor identificação de resultados, pois conta com a inteligência artificial que automatiza o processo e identifica elementos que muitas vezes podem passar despercebidos. 

Fazendo uso de simulações, tecnologia 3D e outras ferramentas, o dentista consegue obter um diagnóstico mais certeiro, além de poder incluir o paciente na elaboração do seu tratamento, mostrando o que será feito pela equipe médica. 

  1. Satisfação dos pacientes

E com um diagnóstico mais determinado, os pacientes se sentem mais seguros e também melhor atendidos, principalmente porque a digitalização promove agilidade no processo, possibilitando resultados mais rápidos e um pós-tratamento mais tranquilo. 

E gerar esses sentimentos são importantes, pois além de fidelizar o paciente, ainda estimula que ele indique a clínica para outras pessoas. 

  1. Otimização de tempo

Com o uso de técnicas convencionais, muitas vezes o dentista precisa dividir o tratamento em várias sessões para que consiga os resultados desejados. Já com o uso das tecnologias, esse processo pode ser agilizado, melhorando o uso do tempo.   

Os scanners, imagens 3D e outras ferramentas são extremamente benéficas para o planejamento e execução dos tratamentos, principalmente porque realizam diversas etapas de forma automatizada e, muitas vezes, ao mesmo tempo, diferente do convencional. 

  1. Procedimentos mais tranquilos 

Ir ao dentista é o medo de muitas pessoas, principalmente por causa da dor que os tratamentos causam mesmo com o uso de anestesia. Entretanto, quando as técnicas digitais são aplicadas, o desconforto muitas vezes é neutralizado. 

Com o uso dos scanners, por exemplo, o processo de moldagem já se torna menos invasivo, o que também resulta em uma boa experiência do paciente. 

  1. Custo-benefício 

Por fim, um dos grandes benefícios da odontologia digital é a redução de custos que ela promove para a clínica, profissional e até mesmo para o paciente, que poderá pagar mais barato pelo tratamento. 

Para os empreendedores esse custo-benefício está relacionado com a otimização do tempo, que pode ser utilizado para atender mais pacientes, e com os materiais descartáveis utilizados convencionalmente. 

Considerações finais 

A tecnologia é um grande recurso presente em todos os nichos e bases da vida do ser, desde a produção de letra caixa até a produção de grandes produtos. No caso da área da saúde, ela promove melhores resultados e uma experiência mais tranquila aos pacientes.

Esse avanço, especialmente no campo da odontologia, é um grande benefício para os dentistas, pois intensifica o poder do seu trabalho, gerando uma série de vantagens para a saúde dos seus pacientes e também para a sua carreira. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.