Mamoplastia redutora: O que é e como é feito

O que é Mamoplastia?
A mamoplastia redutora é uma cirurgia que muitas mulheres buscam quando não estão satisfeitas com os seios muito grandes ou sentem muitas dores nas costas.
A cirurgia de mamoplastia é feita para diminuir o tamanho e o volume das mamas, sendo indicada quando a mulher está com dor no pescoço constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso das mamas.
Para que serve a cirurgia de mamoplastia redutora?
O objetivo da cirurgia de mamoplastia redutora é a retirada do excesso de gordura, de tecido glandular e de pele da região das mamas.
Por meio desta intervenção cirúrgica, é possível diminuir o tamanho dos seios, aliviando assim o desconforto que causaram, além de oferecer uma maior simetria em relação ao resto do corpo.
Entretanto, essa cirurgia pode ser feita também por motivos estéticos, principalmente quando a mulher está com a autoestima baixa por conta do seio muito grande.
A cirurgia de mamoplastia pode ser feita em mulheres a partir dos 18 anos, pois na maioria dos casos, a mama já está completamente desenvolvida.
Sua recuperação demora cerca de 1 mês, sendo necessário o uso de sutiã durante todo esse período.
Como é feita a cirurgia de mamoplastia redutora?
O procedimento de redução de mamas é feito com a paciente sob efeito de anestesia geral, e pode durar até 2 horas.
A cirurgia de mamoplastia redutora é feita a partir de incisões nos seios, que podem ser padrão circular ao redor da aréola, padrão de fechadura ou também em forma de T.
Após a incisão, os excessos de gorduras são removidos, o mamilo é reposicionado e o tecido mamário é reduzido e levantado.
Conforme seja o desejo da paciente, a aréola também pode ser reduzida.
Qual o tempo para a recuperação de mamoplastia redutora?
Após a cirurgia de mamoplastia redutora, pode-se sentir um pouco de dor, é necessário usar os medicamentos que o médico indicou e também usar um sutiã com um bom suporte dia e noite.
Principalmente nos 15 primeiros dias da mamoplastia redutora, a paciente deve evitar qualquer esforço físico.
É de extrema importância que esses cuidados sejam mantidos até 30 dias após a retirada das mamas.
Outro cuidado muito importante também é evitar dormir de lado ou de bruços, além de não poder levantar os braços acima da linha dos ombros de jeito nenhum.
A paciente pode precisar utilizar uma bandagem elástica ou sutiã cirúrgico por 30 dias para que dê a sustentação necessária e também para diminuir o inchaço resultante da mamoplastia.
Dependendo da quantidade de gordura que foi retirada, o cirurgião pode recomendar também o uso de dreno para acabar com qualquer excesso de sangue que possa ficar acumulado na região das mamas.