Lancheira saudável: dicas para melhorar a alimentação das crianças

Transforme cada mordida em um momento de nutrição unido a muita diversão e encante o paladar dos pequenos

Preparar a lancheira das crianças é um momento a ser pensado com calma. Por mais que eles possam comer um doce ou salgadinho ocasionalmente, o ideal é oferecer opções mais saudáveis..

É importante investir em itens de hortifruti para o lanche dos pequenos. Afinal, a criança precisa ingerir os nutrientes de frutas, verduras e legumes. No entanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário estimular a alimentação saudável durante os lanches escolares. 

Por causa disso, os pais têm a missão de tornar esse momento lúdico para facilitar a aceitação dos alimentos saudáveis, proporcionando uma reeducação alimentar de forma natural e divertida. Confira sugestões de alimentos para uma lancheira saudável.

Frutas picadas e misturadas

O colorido chama a atenção dos pequenos, sem contar que eles sentem mais facilidade de comer algo que já está cortado, então não mande a fruta inteira. Crie um pote colorido, pique morango, maçã, banana e mamão, por exemplo. 

Depois é só misturar para que o colorido das frutas desperte o interesse e colocar na lancheira. Adicionar um pouco de granola e aveia pode ajudar o lanche a ficar mais nutritivo e convidativo para a criança.

Iogurte para acompanhar

O iogurte é uma ótima escolha de fonte de proteínas, principalmente se optar pelo tipo grego. Caso a criança tenha certa dificuldade com as frutas, esse acompanhamento é ótimo para incentivá-la a experimentar.

Você pode mandar o iogurte desnatado clássico ou apostar nas versões com sabor de frutas, como morango, maracujá e frutas vermelhas. Outra dica é colocar um pouco de granola na lancheira, para que o pequeno possa misturar com o iogurte.

Bebida saudável

Uma bebida também deve fazer parte da lancheira. O ideal seria mandar apenas água, porém a criança pode querer algo com sabor. Para fugir dos refrigerantes, mande água de coco ou sucos naturais.

Quando as temperaturas baixarem, pode incluir bebidas quentes, como chás e uma mistura de leite desnatado com cacau em pó. Além disso, iogurtes para beber são muito bem-vindos em qualquer época do ano.

Pão com recheio caseiro

O pão pode ser parte da lancheira, desde que seja na versão integral ou com farinhas mais saudáveis, como a de aveia, linhaça e arroz. Para o recheio, aposte nos patês caseiros.

Caso não tenha incluído o iogurte na lancheira, vale considerar também um pão com maionese caseira e uma fatia de queijo light ou branco. Vale comentar que as geleias são uma alternativa para uma versão doce e leve.

Vegetais baby na lancheira

Para incentivar o consumo dos vegetais, mande as versões baby na lancheira, como cenouras, tomatinhos e vagem. Coloque em um potinho com os três itens juntos, para dar um pouco de cor para a refeição.

Além disso, vale mandar um pão integral com patê ou geleia caseira para complementar o lanche. Nas bebidas, o suco é a melhor escolha, mas se estiver muito frio, aposte em um chá.

Porções pequenas

A criança vai fazer um lanche, ou seja, uma refeição pequena. Por isso, pense em porções menores na hora de mandar a lancheira e não exagere nos alimentos. As frutas podem vir picadas em um pote menor, acompanhadas do iogurte e de um suco, por exemplo.

Para ter uma ideia da quantidade, vale analisar o tamanho da lancheira infantil. Geralmente elas são pequenas, com espaço para um pote, uma garrafinha e um extra, como uma sobremesa pequena.

Variar os alimentos

As crianças enjoam facilmente se recebem todos os dias o mesmo lanche. Assim, é indispensável que os pais sejam criativos na hora de pensar na lancheira do dia seguinte. 

Se na segunda você optar pelas frutas com iogurte, na terça é válido mandar o pão com patê. Além disso, lembre-se também de variar o tipo de pão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.