Creatina: Para que serve? Quais os benefícios para saúde

A creatina é um suplemento altamente popular, é um composto de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) e ela pode ser obtida a partir da carne vermelha e alguns peixes, porém, para conseguir consumir a dosagem indicada por dia teriam que ser consumidas quantidades absurdas desses alimentos, portanto fica muito mais fácil a utilização do suplemento.

Para que serve a creatina?

Para que serve a creatina? Quais os benefícios

A creatina serve principalmente para o aumento de massa magra e o aumento da explosão em atividades de curta duração, e não, a creatina não atrapalha na definição muscular, pelo contrário, como há o aumento de massa magra também há um maior gasto calórico, contribuindo para a definição.

O medo das pessoas é de ficar inchadas por conta da retenção líquida, porém essa retenção acontece dentro das células e não fora, portanto não atrapalha em nada na definição. Vale lembrar que é sempre necessária a união dos suplementos com uma alimentação regrada, uma boa qualidade nos treinos e um repouso adequado.

O suplemento só vai dar os reais benefícios se a célula estiver saturada, ou seja, cheia.

Aí vem a pergunta, devo fazer o processo de saturação?

Há muitas pessoas que ainda fazem esse processo, que seria de tomar 15 a 20 gramas de creatina durante a primeira semana para fazer a saturação da célula e após isso apenas fazer a manutenção dessa saturação tomando 5g por dia, porém já surgiram novos estudos indicando que não é necessário fazer a saturação, pois as células com 3 a 5 gramas diárias de creatina, após duas semanas, já estariam saturadas. Portanto se você é um praticante de musculação, não é necessário fazer uso do processo de saturação.

Dúvidas sobre a creatina

Uma das perguntas mais frequentes é: que horas devo tomar a creatina? Na verdade, não importa o horário em que a creatina é tomada, ela normalmente é utilizada no pré ou no pós-treino, pela facilidade das pessoas normalmente já estarem tomando shakes nesses horários, isso porque a creatina que se toma no dia, não será utilizada naquele mesmo dia e sim quando a célula já estiver saturada.

É importante lembrar que o uso da creatina deve ser feito todos os dias para manter a célula sempre cheia, ou seja, em dias que não há treino também é preciso tomar.

Percebe-se então o quão bom a creatina é para o organismo durante o treinamento e em dias de folga.

É importante ressaltar que é sempre recomendável pedir a indicação do suplemento por um profissional capacitado que possa lhe dizer qual a dosagem certa para o seu tipo de treino de musculação.

Se o seu objetivo é aumentar massa magra, o suplemento da creatina deve ser ingerido corriqueiramente. Além disso, a sua alimentação deve ser balanceada para ter maiores resultados em um período curto de tempo, dependendo da sua disciplina e paciência. Procure fazer o treinamento sem pressa para os músculos não se sobrecarregarem ou ocorrer alguma lesão.

É possível conseguir um corpo bacana com o auxílio da creatina, então, lute por isso alimentando-se adequadamente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.