você Conhecera novas tecnologias odontológicas

A tecnologia digital é um segmento que abrange muitas áreas corporativas, com resultados promissores em termos de qualidade dos bens de consumo, comodidade e acessibilidade para o público, e as tecnologias odontológicas são exemplo disso.

Representada pela figura do cirurgião dentista, a odontologia reúne procedimentos que são vistos popularmente como dolorosos ou desconfortáveis. Como forma de estimular a procura por este profissional, a integração tecnológica vem para solucionar essas questões.

Avanços na área odontológica

A tecnologia para a área de odontologia gira em torno das aplicações de ferramentas digitais nos processos, seja na transformação de atividades manuais em virtuais, ou na inclusão de acessórios que aumentam a acurácia do diagnóstico.

O cirurgião dentista exerce grande papel sobre a saúde pública, posto que cuida de uma das mais importantes formações ósseas. Os dentes definem uma parte vital da digestão de alimentos e servem como uma âncora para a estrutura facial.

Seja no tratamento de patologias ou na inserção de técnicas de tratamento estético ao nível de micropigmentação capilar masculina, as inovações tecnológicas, algumas das quais apresentadas neste artigo, promovem benefícios como:

  • Agilidade no diagnóstico;
  • Redução da dor e desconforto;
  • Tratamento e recuperação mais rápida;
  • Qualidade nos processos;
  • Maior segurança.

Muitas das tecnologias apresentadas tiveram seu surgimento na indústria, sofrendo uma série de adaptações que as tornassem compatíveis com o ambiente de consultório. Essas transformações afetam a odontologia em três frentes, que ficarão claras a seguir.

1 – Criação de próteses

As próteses dentárias podem ser permanentes ou temporárias, fixas ou móveis, com o objetivo de substituir uma dentição natural comprometida ou servir como um acessório para outras modalidades de tratamento. As tecnologias na confecção e aplicação delas, são:

Computer aided-design (CAD)

O sistema CAD/CAM é uma referência na inserção de tecnologia computadorizada para construção de próteses e realização de procedimentos físicos em consultório. Funciona através de um software especializado no design de protótipos.

A tecnologia se desenvolveu pelo avanço na impressão 3D, que potencializou seu desempenho e tornou-se mais versátil ao incluir uma gama maior de materiais compatíveis. Os softwares CAD/CAM já são unanimidade na indústria de vários setores.

Muitos procedimentos odontológicos, estampados na iluminação para empresas, como clareamentos, correção da mordida e fabricação de próteses permanentes, sejam estas móveis ou fixas por cirurgia, dependem da elaboração de moldes temporários.

No modelo tradicional, esses moldes são construídos através de impressões feitas, pelo paciente, sobre uma superfície de silicone ou resina maleável, a fim de gravar marcas fidedignas de sua arcada dentária.

A tecnologia CAM dispensa esse procedimento por trocá-lo por um aparelho eletrônico, uma espécie de leitor que escaneia cada aspecto da dentição do paciente, considerando texturas, elevações e traduzindo-os em moldes mais precisos.

Além da maior higiene, que contribui com a manutenção de equipamentos médicos e a esterilização do local, o sistema CAM acelera o processo de confecção e entrega do molde, diminuindo o tempo de espera entre a consulta e o tratamento.

Escaneamento intraoral

Parecido com a tecnologia CAM, o escaneamento intraoral também usa recursos de imagem para analisar, de maneira mais detalhada, as características que formam a dentição do paciente. Lesões nas gengivas e calosidades são o foco desta prática.

Com o uso de um leitor muito similar aos que são vinculados às impressoras 3D, o escaneamento intraoral gera sequências de imagens de alta resolução, que permitem a visualização completa de oclusões, desgastes, excesso ou falta de tecido na região.

Para a criação de próteses ou tratamentos de correção, o escaneamento intraoral, como uma impressão flyer, projeta as correções necessárias, como o conserto digital de uma retração gengival causada por placa bacteriana.

O uso de câmeras de alta precisão na medicina cresce em várias especialidades, saídas das cirurgias até os consultórios para exames de rotina. No escaneamento intraoral, a luz gerada pelo leitor marca pontos que criam uma imagem tridimensional da superfície.

Matérias-prima de alta resistência

As porcelanas usadas nas próteses permanentes foram grandes avanços na saúde bucal, devolvendo ao paciente a mastigação e a autoestima. Entre a população idosa, a perda de dentes naturais é um problema que atinge 41,5% dos maiores de 60 anos.

A mastigação é a primeira fase da digestão, importantíssima para a quebra de alimentos na forma sólida para um estado semi-líquido, ideal para a atuação de substâncias que povoam o estômago.

Caso esta etapa seja comprometida, muito da absorção de nutrientes ou do prazer da alimentação é desfeito, o que pode prejudicar seriamente a saúde de uma população já fragilizada. As próteses servem para recuperar o poder de triturar alimentos.

Contudo, as tradicionais próteses de porcelana podem ser desconfortáveis, além dos problemas de semelhança com dentes naturais. O material usado também está mais propício a manchas permanentes que afetam a aparência do indivíduo.

A arcada dentária exerce um grande papel sobre a harmonização facial feminina e masculina, alinhando músculos e pele do rosto, criando as protuberâncias necessárias para gerar simetria, e a perda dos dentes é um forte golpe sobre a autoimagem.

As tecnologias mais recentes encontram na zircônia, uma oportunidade promissora de melhoria das próteses bucais. O tipo de porcelana, além de mais resistente e parecida com dentes naturais, oferece maior tolerância a compostos causadores de manchas.

2 – Correção dentária

A correção dentária abrange todos os procedimentos que buscam alinhar o posicionamento dos dentes na mandíbula, ajustar a mordida, prevenir e tratar deformidades que prejudicam a mastigação, a deglutição e a aparência.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada representa uma parte importante da correção dentária, uma opção menos invasiva ao processo de colocação de próteses dentárias fixas. Esse procedimento é indicado para aqueles que perderam parcialmente ou totalmente os dentes.

A cirurgia guiada é combinada a outras tecnologias, como o aluguel de impressora. Diferente de outras modalidades, a versão dispensa o uso de ferramentas de corte ou deslocamento, reduzindo ao mínimo o dano gerado sobre os tecidos que cobrem a gengiva.

Em substituição às incisões tradicionais, a cirurgia guiada é executada com uma série de perfurações na broca instalada sobre a prótese, acelerando a recuperação no pós-operatório.

Para realizar a cirurgia guiada, o dentista analisa imagens de radiologia e mapeia a estrutura óssea do paciente em um caderno de anotações personalizado, com o intuito de detalhar o procedimento do início ao fim, tornando a intervenção mais precisa.

Aparelho dentário invisível

O aparelho ortodôntico invisível é formado por uma estrutura transparente que cobre o entorno do dente e é sustentado na região de trás por um dispositivo parecido com o aparelho dentário tradicional, oculto da visão externa.

Um dos principais benefícios dessa inovação é a possibilidade de remover a estrutura durante as refeições e ao escovar os dentes, promovendo maior bem-estar e reduzindo o desconforto causado pelo acúmulo de resíduos em áreas difíceis.

A invenção pode ser implementada no lugar dos aparelhos convencionais ou usada em tratamentos temporários. Uma de suas versões, inteiramente transparente e feita de um plástico maleável, é usada em técnicas de clareamento em gel.

3 – Procedimentos de rotina

Voltados para uma abordagem preventiva, os procedimentos de rotina envolvem tratamentos simples, realizando periodicamente, incluindo as diretrizes para o cuidado e higienização bucal em casa.

Digitalização de prontuário

A digitalização de documentos está presente em toda a extensão das atividades corporativas, atingindo o comércio e serviços com maior força nos últimos anos. A prática corta gastos operacionais e enxuga o imobilizado, trazendo liquidez às empresas.

No segmento das especialidades de saúde, as recentes resoluções no tema regulamentaram a digitalização de vários documentos, incluindo prontuários e atestados, com o uso das assinaturas digitais em letra caixa com led para autenticação.

Essa praticidade para o dentista pode ser seguida por outras inovações, como os testes de amostra sanguínea para identificação de cáries e tendências de acúmulo de tártaro, permitindo ao profissional a prescrição de tratamento personalizado.

Escova ortodôntica inteligente

O advento da escova elétrica melhorou a qualidade da higiene bucal diária de muitos indivíduos. Com o avanço da tecnologia digital e da automação, as escovas destinadas ao uso doméstico e diário ganham novas funcionalidades através do software.

As escovas inteligentes possuem um dispositivo que conecta seu hardware a um aplicativo, que pode ser mantido no smartphone do proprietário, com uma série de dados para monitoramento. A frequência, intensidade e tempo de escovação são contabilizados.

Para o dentista, esta é uma oportunidade única de acompanhar a saúde bucal e desenvolvimento de certos tratamentos preventivos, enquanto o paciente conta com maior precisão na escovação e um controle maior do que é feito.

Conclusão

A odontologia se beneficia dos avanços em tecnologia aplicada à biologia, à produção industrial e a automação, com benefícios que transformam o modo como muitos dos procedimentos mais tradicionais são realizados.

O resultado direto é maior rapidez no atendimento, ganho em eficiência, preços mais acessíveis e qualidade na comunicação com o paciente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.