Conheça alguns dos livros mais procurados da área médica

Os livros são o caminho inicial para a construção e a expansão de um conhecimento contínuo

Livros físicos ou digitais são um recurso essencial a toda aprendizagem. Para se tornar um profissional de sucesso, a busca por conhecimento deve ser incessante, principalmente para a carreira médica. 

Para saber como melhorar os estudos e enriquecer cada vez mais o seu aprendizado, sempre busque outras obras bibliográficas, que vão além dos autores já abordados na faculdade. 

Dessa forma, será possível compreender amplamente o universo da medicina, com a oportunidade de criar novas perspectivas que vão ajudar na escolha da especialidade na qual deseja fazer sua residência médica. Quer saber quais livros não podem faltar na sua estante? Confira!

Livros: ferramenta que auxilia durante a formação profissional

Sabemos que o aprendizado deve ser contínuo, inclusive para os formandos e profissionais da área da saúde. Em razão do surgimento de novas doenças, mutações de vírus e até mesmo o uso da tecnologia na rotina médica, o processo de aprendizagem nunca cessa. 

Por isso, os livros são indispensáveis na formação de um médico de sucesso. Seja usando as plataformas digitais, seja indo às livrarias, a prática de leitura específica deve fazer parte do cotidiano de qualquer estudante, pesquisador, professor ou profissional. 

Quem prefere os livros físicos, pode comprar pela internet ou ir pessoalmente a uma livraria. No entanto, para aqueles que buscam praticidade, a dica é utilizar as bibliotecas digitais, um meio rápido para ter acesso ao conteúdo. As vantagens da biblioteca virtual são:

  • acesso off-line;
  • disponibilidade de download;
  • fazer  anotações;
  • marcação de partes importantes dos textos;
  • marcadores de página;
  • facilidade de levar para qualquer lugar.

Dessa maneira, ao inserir a prática de leitura na rotina acadêmica ou profissional, você conseguirá conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia.

Medicina: livros indispensáveis 

A área da saúde é muito concorrida. Mais do que isso, ela exige muita dedicação por parte dos aprendizes, assim como dos formados. É importante manter-se alinhado com a prática de estudo e pesquisa mesmo após a formação. Por essa razão, os livros são ferramentas fundamentais e transformadoras no exercício da profissão.

Livros técnicos

Medicina interna de Harrison 

Com dois volumes, a obra aborda os avanços em todos os campos da medicina. O intuito está voltado para o aprendizado e a prática clínica.

Anatomia Orientada para Clínica 

O livro busca apresentar o universo da área de saúde, explicando as correlações entre a anatomia e a prática clínica.

Princípios de Anatomia e Fisiologia

Para aprender sobre todos os sistemas humanos, esse é o livro indicado. A obra é rica em detalhes ilustrativos para facilitar o entendimento sobre o funcionamento corporal.

Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

A narrativa aborda a homeostasia, o estado de equilíbrio das diversas funções como a temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue.

Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada

Nesse livro, o conteúdo é voltado para atualizar as informações sobre neurobiologia, sistema digestório e fisiologia reprodutiva.

Semiologia Médica

A obra ensina sobre a utilização dos sinais verbais para ajudar na identificação das doenças.

Biologia Celular e Molecular

O intuito desse livro é trazer as atualizações do tema. Os capítulos contam com uma revisão minuciosa.

Leitura Complementar

A prática leva à experiência, mas sem o embasamento teórico é quase impossível atuar, ainda mais como médico. Por isso, para expandir o conhecimento, as leituras complementares vão trazer informações extras sob novas óticas. 

  • O Século dos Cirurgiões: reúne todos os estudos realizados pelos pioneiros da áreas, assim como relatos de análises, pesquisas e práticas;
  • O Imperador de todos os Males: a narrativa desse livro traz aos leitores a história e evolução do câncer;
  • Mortais. Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final: os avanços da medicina e as limitações são apontados pelo o autor da obra. 

Por fim, não podemos deixar de ressaltar os grandes nomes da literatura médica, que trazem como base para a escrita as experiências. Estes autores são primordiais na construção teórica do estudante:

  • Gerard Tortora;
  • Dennis L. Kasper;
  • Celmo Celeno Porto;
  • Siddharta Mukherjee;
  • Atul Gawande.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.