Confira dicas de como cuidar da saúde bucal do seu pet

A escovação de dentes é uma responsabilidade do tutor, assim como prestar atenção no hálito do animal e na presença de tártaro

Dentre os muitos cuidados com os pets, a ida ao veterinário é sempre uma prioridade, assim como a escolha de uma ração saudável. Apesar disso, outras tarefas devem fazer parte da rotina do tutor, como a saúde bucal.

Isso quer dizer que os cães e gatos devem ir ao dentista pet? Sim, se possível, de vez em quando é indicado incluir uma consulta com essa especialidade veterinária, mas você também precisa fazer sua parte! Veja dicas para cuidar dos dentinhos do seu animal de estimação:

Os cuidados começam com o filhote

Cães e gatos devem ser acostumados ainda filhotes com a escovação e cuidados com a dentição. Evite alimentos ou brinquedos que machuquem a gengiva e os dentes e faça a escovação.

Para começar, aposte em algo que ajude o cão ou gato a se acostumar com a ideia. A recomendação é usar seu próprio dedo, para o animal entender que aquilo é algo legal. Vale até usar recompensas, como um pequeno petisco e só no final realmente escovar os dentes dele.

Crie uma rotina de escovação

O ideal é tentar escovar os dentes do pet ao menos uma vez na semana. Para isso, crie toda uma rotina, para fazê-lo ver o momento de forma positiva. Siga a ideia do petisco e do dedo, depois inclua uma gaze com um pouco de pasta de dente para fazer a limpeza.

Sempre que o animal se comportar, recompense com um petisco, antes de terminar a escovação, e no final faça com que ele entenda que a pasta de dente é o petisco. O produto próprio para cães e gatos tem um sabor especial que chama a atenção deles.

Escolha os produtos certos

Não tente usar uma escova ou pasta de dente próprios para humanos, os pets têm seus produtos, inclusive para auxiliar os humanos na difícil tarefa da escovação. 

Teste vários sabores de pasta de dente pet até encontrar aquela que seu cachorro ou bichano se adapte melhor. Quanto às escovas, vale escolher entre as de formato dedal ou mais compridas, porém próprias para pets.

Aposte em um ambiente tranquilo para a escovação

Por mais que o pet já tenha sido apresentado para a escova e pasta de dentes, evite fazer a higiene bucal em um momento no qual ele está muito agitado. O ideal é escolher um local calmo da casa, livre de distrações, para a interação ocorrer apenas entre vocês dois.

Tem outros animais na casa? Deixe-os em outro ambiente, para evitar brigas e até que o outro pet te atrapalhe simplesmente por querer atenção.

Cuide da alimentação do seu amigo

Apesar de a escovação ser importante, o cuidado com a saúde bucal dos pets começa na alimentação. Escolha uma boa ração, própria para a idade e espécie, e evite alimentos não indicados para cães e gatos. Nada de passar um pedaço de pão por debaixo da mesa ou aquela bolachinha que você acredita não fazer mal. 

Os alimentos que fogem do padrão para seu animal de estimação podem contribuir para o surgimento de cáries e tártaro. Vai optar pela alimentação natural? Converse com o veterinário para entender como cuidar melhor dos dentinhos do pet.

Visite o veterinário com frequência

O veterinário é o profissional indicado para te orientar quanto a limpeza dos dentes e a saúde bucal em geral. Inclusive, o mau-hálito do animal pode ser indicativo de outros problemas, então, não se esqueça de cumprir a rotina de check-ups anuais.

Caso o cão ou gato já esteja com tártaro nos dentes, vale conversar com o profissional para entender se será necessário fazer uma limpeza completa, em consultório.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.