Como você pode utilizar a comunidade do WhatsApp no seu consultório

O WhatsApp é um aplicativo muito usado no mundo todo por conta das facilidades que traz para a comunicação entre as pessoas, empresas e profissionais.

Esse aplicativo de mensagens instantâneas mudou muito a maneira como a sociedade se comunica, trazendo mais facilidades para o dia a dia, e é o recurso do tipo com o maior número de usuários.

Assim como outros canais da internet, como as redes sociais e o site institucional, o WhatsApp é muito útil e pode ser, inclusive, usado pelos profissionais da saúde que atuam em consultórios, clínicas e hospitais.

Ele promove uma aproximação maior com os pacientes e transmite segurança porque eles podem enviar suas perguntas e estar sempre perto do médico que cuida de sua saúde.

Essa aproximação é muito importante porque gera confiança, algo essencial para uma boa relação entre médico e paciente e para os cuidados com a saúde. Mas assim como outros canais, é necessário saber usar o WhatsApp adequadamente.

Um dos melhores recursos da plataforma é a comunidade, por isso, este artigo vai explicar seu conceito, como a comunidade funciona, quais são os benefícios de utilizá-la e como aplicar o recurso em um consultório.

O que é a comunidade do WhatsApp?

A comunidade do WhatsApp é uma versão mais evoluída dos grupos, visto que ela pode ser formada por dezenas de grupos na mesma janela de conversa.

Os administradores conseguem enviar conteúdos para os participantes e estes podem se conectar com outras pessoas, visitando grupos de seu interesse.

Esse recurso permite aos usuários receber avisos enviados para toda a comunidade, e os grupos menores podem promover discussões, melhorias e conversas sobre o aviso.

Ao usar a comunidade do WhatsApp, um ortopedista para cachorro conta com diversas ferramentas, como reações a mensagens, chamadas de voz e compartilhamento de arquivos.

Mas mesmo tendo um número maior de pessoas, a segurança não muda, assim sendo, as mensagens e chamadas pessoais feitas em uma comunidade continuam sendo protegidas por criptografia de ponta a ponta.

Como funciona a comunidade do WhatsApp

O objetivo dessas comunidades é reunir em um mesmo canal ou grupos com temáticas similares, abordando diferentes subtemas e o administrador do grupo poderá enviar avisos para pessoas de uma única vez.

Em uma mesma comunidade, é possível reunir até 50 grupos e o limite total é de 5 mil pessoas. Seu funcionamento é muito simples porque os administradores podem inserir ou remover membros e grupos.

Também é possível criar grupos novos e apagar mensagens abusivas. Os membros têm total liberdade para sair de uma comunidade, bloquear contatos e denunciar abusos.

Um médico especializado em mamoplastia bilateral pode usar o grupo do WhatsApp de maneira muito semelhante aos canais do Telegram, com a diferença de que ao invés de um único canal existem diversos subcanais.

Benefícios da comunidade no WhatsApp

Usar esse recurso do aplicativo traz muitos benefícios para os profissionais da saúde e para todos os usuários. Mas no caso dos médicos, algumas das maiores vantagens são:

  • Aumenta a confiança;
  • Comunicação transparente;
  • Troca de feedbacks;
  • Conhecimento sobre o público;
  • Melhora o atendimento.

Para uma relação funcionar, é necessário que exista confiança, e isso se aplica a qualquer tipo de relacionamento, inclusive entre médico e paciente.

Ao usar uma comunidade, o profissional da saúde pode oferecer mais informações sobre seus serviços, compartilhar conteúdos valiosos, entre outras ações que solidificam a relação com os pacientes.

Uma comunicação transparente é útil, e dentro da comunidade do WhatsApp fica muito mais fácil se comunicar de maneira rápida e direta. Assim, o médico consegue alinhar as expectativas de seus pacientes e evitar frustrações.

Quando a empresa tem um canal de comunicação aberto com os consumidores, têm facilidade para pedir feedback e com isso consegue conhecer melhor seus clientes.

A mesma coisa se aplica aos estabelecimentos de saúde, como no caso de uma clínica de oftalmologista para cães.

Os profissionais da saúde podem conhecer a opinião dos pacientes e coletar informações que ajudam a conhecer melhor essas pessoas e a melhorar os serviços oferecidos.

O conhecimento sobre o público também mostra muito sobre a maneira como essas pessoas querem ser atendidas, quais são suas preocupações, seus objetivos de vida, entre outras questões que podem impactar a saúde.

Por fim, a comunidade do WhatsApp também melhora o atendimento, uma vez que o médico pode se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, de maneira rápida e tranquila.

Os participantes podem procurá-lo para esclarecer dúvidas e até mesmo para marcar uma consulta, o que facilita ainda mais a rotina interna.

Como utilizar a comunidade do WhatsApp

A comunidade do WhatsApp criada por um centro de ortopedia animal vai reunir uma grande quantidade de pessoas, por isso, é muito importante seguir algumas práticas para aproveitar esse recurso da melhor forma. As dicas são:

Escolher os responsáveis

É necessário deixar bem claro quem serão as pessoas responsáveis por conduzir as comunidades de WhatsApp ao longo do dia. É uma forma de evitar equívocos na comunicação com os pacientes, além de otimizar o envio de informações.

Se o próprio médico tiver acesso ao WhatsApp para se comunicar com os pacientes, é fundamental que o horário de interação seja pré-definido para não prejudicar a agenda do profissional.

Priorizar a agilidade

Esclarecer dúvidas ou enviar informações nas comunidades precisa ser um processo rápido, afinal, quando se trata de saúde, as pessoas não podem esperar.

Para garantir a agilidade necessária ao assunto, é fundamental que exista uma pessoa responsável por administrar a comunidade o dia todo e que esteja sempre atenta às mensagens recebidas.

No caso de uma clínica de raio x veterinário digital, o responsável pela comunidade deve responder às informações solicitadas rapidamente e de maneira assertiva.

Ser gentil e objetivo

A qualidade do atendimento oferecido aos pacientes precisa estar presente em todos os canais de comunicação, portanto, isso é válido para as comunidades no WhatsApp.

O responsável pela plataforma, seja uma secretária ou o próprio médico, precisa ser sempre gentil com os pacientes, ao mesmo tempo em que estabelece uma comunicação objetiva, trazendo clareza nas informações.

Todo mundo gosta de ser bem tratado e de receber atenção, mas se o conteúdo do recado enviado na comunidade parecer muito frio, pode prejudicar a imagem do profissional da saúde.

Usar um aparelho exclusivo

O número pessoal do médico só pode ser informado caso realmente seja necessário ou diante de uma emergência. O ideal é utilizar um smartphone exclusivo para atender os pacientes e gerenciar a comunidade em horário comercial.

Dessa forma, uma clínica de exames laboratoriais animais terá mais facilidade para administrar as informações enviadas aos pacientes da comunidade e evita que os dados pessoais do médico sejam enviados aos pacientes.

Salvar as conversas

Todos os recados enviados para a comunidade devem ser salvos e isso é muito importante porque pode ser necessário recuperar alguma informação.

Além disso, também é uma forma de prestar esclarecimentos sobre recados enviados em outros momentos. As conversas podem ficar salvas no próprio aplicativo ou em arquivos de dados no celular.

Evitar imagens e vídeos

As comunidades criadas para o consultório não devem receber avisos em imagens ou vídeos. Mesmo que o aplicativo seja seguro, o ambiente digital sempre estará sujeito ao vazamento de conteúdos.

O profissional responsável pela comunidade do consultório deve ser bem instruído em relação a isso enviar apenas recados em formato de texto, de maneira clara, educada e objetiva.

Divulgar a comunidade

Uma clínica de oftalmo veterinário pode divulgar a comunidade no WhatsApp para que as pessoas participem dos grupos presentes dentro dela.

Isso melhora ainda mais a comunicação e faz com que mais pessoas fiquem por dentro das novidades do consultório.

Usar a versão web

Para tornar ainda mais fácil a gestão dessas comunidades, é interessante usar o WhatsApp web porque o computador facilita muito o processo.

Em uma clínica com enfermeira para idoso também fica muito mais fácil monitorar as mensagens, enviar arquivos e agilizar o atendimento.

Considerações finais

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que facilitou a vida de muitas pessoas e empresas, e os profissionais da saúde podem aproveitar seus recursos para facilitar e aprimorar a comunicação do consultório médico.

Com a chegada da comunidade no aplicativo, ficou ainda mais fácil aproveitar essas facilidades e expandir ainda mais o relacionamento com os pacientes.

O profissional precisa contar com alguém que vai cuidar dessa comunicação com as pessoas, de modo que os recados enviados na comunidade sejam sempre claros e possam ser facilmente assimilados pelos pacientes.

Independentemente da especialidade do profissional, contar com as ferramentas digitais sempre vai melhorar o relacionamento com o público e facilitar o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.