Aparelho transparente ou invisível?

Na hora de cuidar da saúde bucal, a estética não pode ficar de fora. Afinal, o sorriso é um dos componentes que mais chama a atenção, portanto, na hora de escolher o aparelho adequado, a dúvida que bate é: aparelho transparente ou invisível?

Com o passar do tempo, a odontologia foi descobrindo várias formas de promover uma dentição mais proporcional e também saudável, e foi dessa forma que o aparelho ortodôntico surgiu, com o objetivo de consertar a posição dos dentes.

Criado no século 18, os primeiros aparelhos eram acessórios extremamente agressivos e que causavam desconforto, além de uma aparência nada agradável. De lá para cá, esse item assumiu novos formatos para que o homem pudesse ter qualidade de vida.

Recomendado para tratar as famosas incorreções dentárias, o aparelho transparente ou invisível promove um melhor encaixe da mordida e, consequentemente, uma melhor harmonização do rosto.

Podendo ser encontrado de vários tipos, como os coloridos, transparentes e invisíveis, muitas pessoas optam por um aparelho mais discreto, principalmente os adultos, que buscam por um tratamento que não impacte tanto no seu visual.

Assim, é comum ficar entre um aparelho transparente e invisível, já que ambos possuem benefícios similares. Entretanto, há vantagens e desvantagens em cada um deles, que serão abordados ao longo deste artigo.

Sobre o aparelho transparente

Ir ao dentista é essencial para conquistar dentes saudáveis, especialmente após aquela encomenda de doces para festa gourmet. Evitando o surgimento de cáries e outros distúrbios dentários, a odontologia está sempre em busca de bons tratamentos.

Tanto que desenvolveu um aparelho transparente (ou estético), que quase não é notado e ainda que possibilita o aumento da autoestima durante o procedimento de correção.

Sem causar aquele tão temido sorriso metálico, esse acessório possui basicamente os mesmos intuitos dos aparelhos convencionais, mudando apenas o impacto na estética, já que os tradicionais são chamativos, principalmente pelo uso das cores nas borrachinhas.

Muitas vezes, esse tipo de aparelho é escolhido pelos jovens, que aproveitam o festival colorido para combinar com tênis, mochilas, mechas de cabelo e brincos.

No entanto, é difícil encontrar um adulto que queira fazer essa combinação, ainda mais que os acessórios utilizados nessa fase da vida são diferentes, como sapato e sacola ecobag atacado.

Assim, uma opção é recorrer para o aparelho transparente, que pode tanto ser fixo ou móvel, dependendo de cada caso.

Aparelho fixo

Indicado para otimizar a movimentação dentária e corrigir distúrbios no desenvolvimento ósseo, esse tipo de aparelho é o mais comum e possui um custo benefício melhor.

Além disso, é muito utilizado em crianças e adolescentes porque é mais funcional e exige uma manutenção menos intensa. 

Formado por diversas peças, como as bráquetes, esses elementos que compõem o aparelho também podem ser de vários tipos: porcelana, plástico ou metal, que é o tradicional. 

Contenção móvel

Já o móvel é bem simples, especialmente na hora de realizar a limpeza, já que é possível retirá-lo da boca. Sugerido para casos mais leves, que não necessitam de um tratamento tão excessivo, esse aparelho é mais recomendado para o final do tratamento.

Para saber qual opção escolher, a primeira coisa a se fazer é visitar um profissional da área que irá analisar o caso e as necessidades. Só assim será possível descobrir se o aparelho transparente adequado será fixo ou móvel.

Entretanto, uma coisa é certa sobre ele, pois possui vantagens que são difíceis de serem ignoradas, ainda mais por ter um impacto positivo diretamente sobre a duração do tratamento. Alguns dos benefícios são:

  • São resistentes;
  • Não amarelam com o tempo;
  • Mais rápidos que os tradicionais;
  • Mais confortáveis;
  • Facilitam a higiene.

Saber que eles são super discretos não é curiosidade para ninguém. Mas não há como ficar surpreso com a longa lista citada acima, principalmente quando se fala sobre tempo, higiene e conforto.

Outro ponto negativo que deve ser anotado e guardado na listinha dentro pasta com aba personalizada é que nem todos os casos poderão ser tratados com esse tipo de aparelho, principalmente quando os dentes são muito tortos. 

Entende o aparelho invisível

Se tratando de um modelo móvel, o aparelho invisível é uma classificação do aparelho transparente, mas que com o passar do tempo, acabou conquistando características a mais, tornando-se um forte concorrente da outra ferramenta.

Como os seus alinhadores são feitos personalizados, ou seja, levando em conta cada detalhe da arcada dentária do paciente, acaba que eles promovem menos atrito e também as lesões que aparecem nos lábios ou na língua.

Essa fabricação sob medida ainda possibilita uma higiene mais assertiva e uma menor duração do tratamento, pois está diretamente ligada com a tecnologia que forma o aparelho.

Repleto de facilidades, a etapa da higienização é um ponto forte, pois basta retirá-lo da boca para promover a limpeza necessária. Lembrando, é sempre recomendado higienizar bem as mãos antes de levá-lo de volta à boca.

Para isso, quem já utiliza esse aparelho pode investir em álcool gel atacado para higienizar as mãos para removê-lo ou colocar de volta nos dentes.

A tecnologia inteligente aplicada nada mais é que a termoativação, reação que ocorre por meio do calor da boca, estimulando a tensão nos dentes e a movimentação.

Promovendo o alinhamento dos dentes de forma bem mais confortável e até mesmo invisível, como é chamado, esse aparelho é indicado para casos mais tranquilos, já que não há muitas complicações na utilização.

Assim, se o desejo é apenas melhorar levemente a disposição dos dentes, então ele pode ser recomendado pelo dentista responsável.

Algumas disfunções que podem ser tratadas com o aparelho invisível são:

  • Espaços entre os dentes (diastemas);
  • Desalinhamento;
  • Falta de espaço (apinhamentos);
  • Sobremordida;
  • Mordida cruzada;
  • Projeção dos dentes superiores (overjet);
  • Projeção dos dentes inferiores (prognatismo).

Muitos outros casos ainda são diagnosticados pelos dentistas e profissionais da medicina do trabalho clt.

Nesta opção, os pontos de melhoria estão relacionados ao orçamento e ao bem-estar, pois o aparelho transparente pode acabar afetando a fala, principalmente nos três primeiros meses, e dar um certo desconforto, que também passa após alguns meses.

É claro que uma das principais desvantagens não pode ficar de fora: disciplina. Como é possível retirá-lo da boca a qualquer momento, se o paciente não tiver disciplina ele poderá atrapalhar a duração do tratamento, pois não irá usá-lo a quantidade de tempo necessária.

Por fim, também há a questão da higiene, que pode ser tanto um benefício quanto uma desvantagem, porque como é mais prático, é bem comum que o paciente deixe a desejar na hora de limpá-lo.

É claro que não precisa fazer uma higiene como uma autoclave de dentista faz, mas é preciso se atentar aos principais pontos: água fria ou morna e escovação.

Por fim, os alinhadores transparentes ainda demandam atenção para a questão da economia, uma vez que não são nada baratos. 

Afinal, qual modelo de aparelho escolher?

O primeiro passo para fazer essa escolha é procurar um ortodontista, que irá analisar quais são as necessidades, se a disfunção é muito grave e se é possível escolher entre esses dois tipos e aparelhos.

Após o resultado, chega a hora de separar os prós e contras que foram listados acima. Nesse momento, é essencial deixar claro qual é o desejo estético, bem como qual é o orçamento, pois são os elementos cruciais que formam essa escolha.

Levando para o lado estético, não há como negar que o aparelho que mais ficará imperceptível será o invisível, pois é uma placa que tem o mesmo formato do dente, facilitando a sua “camuflagem”.

Já o aparelho transparente, apesar de ser discreto, ainda assim pode ser percebido, principalmente quando a pessoa está mais próxima de outras com seu crachá de identificação de funcionário.

Outra vantagem do invisível é que a sua manutenção requer menos tempo, sendo realizada a cada dois meses, diferente do transparente que precisa ser manuseado pelo médico a cada mês ou 15 dias.

Um fato sobre os dois é que, apesar de serem fortes, é preciso ter cuidado para não quebrá-los, especialmente na hora de morder algo mais duro.

Considerações finais

Os dois tipos de aparelho transparente ou invisível possuem tanto pontos positivos quanto alguns não tão favoráveis. O importante na hora de escolher é saber qual problema será tratado, o que demanda a opinião de um ortodontista a respeito das duas opções.

No entanto, se a disfunção apontada pelo dentista com uniforme enfermagem feminino mostrar a possibilidade de um tratamento por qualquer um dos dois, então é nessa hora que fatores econômicos, de tempo e estéticos devem subir para o topo da lista.

Uma coisa é certa: os dois tipos de aparelho promovem um tratamento confortável, com bons resultados e com conforto.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.