Qual a importância do aparelho dental?

Nas últimas décadas, a conscientização sobre a saúde bucal e a necessidade de ter mais atenção a ela têm crescido consideravelmente. Um exemplo disso é o fato de que cada vez mais pessoas e profissionais alertam para o papel do aparelho dental.

De fato, foi-se o tempo em que se pensava que a função dele era restrita a uma questão estética, já que a distribuição dos dentes na boca é algo que pode comprometer consideravelmente vários aspectos da saúde bucal.

Ou seja, além de que dentes perfeitamente alinhados são mais bonitos, eles também podem impactar em uma melhor mordida, mudando consideravelmente a qualidade da alimentação, da disposição pessoal e da saúde como um todo.

Se fôssemos utilizar uma comparação, seria como dizer que o aparelho, ao alinhar os dentes, faz uma espécie de calibração de equipamentos médicos, ou seja, ele calibra ou faz a manutenção dos dentes enquanto ferramentas de alimentação.

Atualmente, essa compreensão existe graças aos avanços da ortodontia nos últimos tempos, que vieram comprovar como crianças, adultos e até idosos dependem dos dentes, mesmo que seja uma dentadura ou prótese, por várias razões.

Por exemplo, o desalinhamento dos dentes pode ocasionar uma higienização ineficiente, gerando desde mau hálito, cáries e até gengivite, tártaro e problemas bem graves. Afinal, em alguns casos, nem a escova e nem mesmo o fio dental podem atuar bem.

Outro exemplo é o da periodontite, que consiste em uma infecção ocasionada por acúmulo de placas e bactérias, podendo comprometer ligamentos, tecidos e até mesmo os ossos responsáveis pela fixação da arcada dentária na boca.

Tudo isso passa batido por quem é leigo, pois geralmente não entendemos a dinâmica dos dentes no funcionamento da boca. Mas se víssemos uma apresentação de painéis fotográficos grandes mostrando a raiz dos dentes, entenderíamos melhor.

Daí que seja tão importante alinhar a mordida e a arcada, também é esse o motivo pelo qual desenvolvemos este texto, trazendo aqui não apenas a importância de usar aparelho dental quando necessário, mas também as vantagens que isso traz.

Além disso, é preciso falar nos vários tipos de aparelhos existentes atualmente, já que o mercado ortodôntico evoluiu bastante nos últimos anos, trazendo mais conforto, mais segurança e até mais beleza na aplicação desse recurso.

Outro aspecto interessante é o avanço do aparelho dental para crianças, que é algo que pouca gente leva em conta. Se consultarmos um banner infantil personalizado de uma clínica odontológica, veremos que ele também é muito importante.

Basicamente, não existe uma idade mínima, apenas a exigência de que toda a arcada já seja de dentes permanentes, como veremos. Inclusive, quando a formação óssea e dentária ainda está no começo, fica até mais fácil implementar o aparelho.

Portanto, se o seu interesse é compreender de uma vez por todas qual é a importância do aparelho dental na vida de uma pessoa, seja qual for a idade dela e independentemente da questão estética, então basta seguir até o fim da leitura.

Por que usar aparelhos dental ?

Primeiramente, o fato de que o aparelho ortodôntico ou dental tem funções ligadas à saúde da boca e do sistema digestivo não significa que devamos excluir questões psicológicas.

De fato, só de pensar em pôr um aparelho por questão estética a pessoa já está pensando em si mesma de maneira positiva, o que aumenta a confiança e a autoestima, resultando em algo bastante positivo para qualquer indivíduo.

Até porque, se existem problemas ou defeitos que impedem a pessoa de se realizar plenamente, isso merece toda atenção. Lembrando que o sorriso humano tem funções pessoais e até mesmo sociais e profissionais.

Se falamos sobre a recepção de uma loja de manutenção de notebooks, por exemplo, certamente um funcionário ou funcionária que tenha um belo sorriso poderá exercer esse cargo de maneira mais efetiva e mais agradável.

Então, não podemos desconsiderar isso, ao mesmo tempo em que devemos seguir orientações médicas mais específicas e mais sérias. Dito isto, vale ressaltar que os aparelhos ajudam a lidar com os seguintes problemas:

  • A questão estética;
  • Mordidas abertas;
  • Mordidas cruzadas;
  • Dentes girovertidos;
  • Dentes espaçados;
  • Dentes apertados.

Cada um desses problemas pode ter definições técnicas, como a dentição mais afastada do que o necessário, que se chama diastema. De qualquer modo, pela simples descrição popular, já é possível identificar do que se trata cada problema.

Sem falar em questões mais técnicas, como o retrognatismo, que consiste em um crescimento ósseo insuficiente, o que acaba por retrair o queixo e, internamente, comprometer a distribuição de toda a arcada dentária inferior, mexendo com a mordida.

Também existe o prognatismo, que se resume no desenvolvimento hipertrofiado, tornando o queixo mais saliente do que o necessário e, mexendo, igualmente, com a mordida e com toda a dentição e demais funções dos dentes de baixo.

Quais os tipos existentes?

Os aparelhos dentários são mais antigos do que costumamos imaginar, tendo surgido na França do século XVIII, das mãos de Pierre Fauchard.

Porém, no início eles eram exclusivamente fixos e contavam com estruturas metálicas e cintas de couro que envolviam a cabeça toda, chegando a parecer aparelhos de tortura. Com isso, a pessoa que utilizava podia acabar tendo impactos psicológicos.

Foi só no começo do século XX que a tecnologia conseguiu reduzir todo aquele aparato a uma instalação reservada apenas ao interior da boca.

Atualmente, ainda existem o aparelhos fixos, indicados sobretudo para alterações mais severas da própria arcada dentária e da formação óssea da boca. Sua versão clássica é a da solução metálica, sendo também a mais barata.

Contudo, com o tempo, surgiram soluções mais estéticas, como a fachada de uma loja, que pode ter uma pintura simples ou contar com recursos mais chamativos, como a letra caixa iluminada. No caso dos aparelhos, há soluções em porcelana.

Assim, o aparelho chama bem menos atenção, por ter cores claras, e sua textura também favorece mais o dia a dia, pois ao passar a língua e raspar na parte interna das bochechas, ele conta com uma superfície bem mais lisa e amigável.

Outra solução estética notável é a de aparelho dentário feito em safira. Sua aparência chega a ser quase transparente, contando também com uma superfície lisa e agradável à boca, além de contar com material de monocristal, que parece os dentes naturais.

Mais um tipo essencial de aparelho é o móvel, indicado para pequenas movimentações ou alterações da arcada, sem nem chegar a alterar a estrutura óssea bucal. Ele pode ser aplicado em casos amenos, ou após anos de aparelho fixo.

Em alguns casos, a dentição volta a se desalinhar um pouco, então, nesse sentido, basta o aparelho móvel. Nos casos mais leves, ele pode ser colocado apenas de noite, em todo caso, só de poder tirá-lo para fazer a higiene bucal, já há vantagens incríveis.

Por exemplo, na hora do almoço, após pedir uma marmita fit personalizada, você pode tirá-lo e se alimentar com mais conforto e facilidade.

Por fim, há também os alinhadores invisíveis, que trazem uma solução intermediária entre o fixo e o móvel. Na prática, eles podem ser retirados algumas vezes ao dia, mas isso não impede que façam regulagens e reparos estruturais na mordida e na arcada.

Além disso, ele também traz vantagens estéticas, já que seu material é transparente, desenvolvido com acetato, que é liso e parecido com a liga do plástico, podendo gerar maior conforto em vários sentidos.

As principais vantagens

Já falamos de várias vantagens sobre o aparelho dental, mas há outras que também ressaltam qual é a importância de utilizá-los o mais rápido possível.

A questão da mastigação, por exemplo, envolve o trato digestório inteiro, desde a boca que constitui o seu início até o estômago, o intestino e as demais partes. Afinal, a deglutição é severamente impactada pelo modo como mastigamos.

Por exemplo, se na hora do almoço a pessoa sempre chama o motoboy para delivery mais cedo, a fim de conseguir comer com calma, mastigando bem, isso fará toda diferença.

Além da deglutição, o aparelho dental ainda pode impactar na respiração, já que alguns desvios podem fazer com que a inspiração seja impactada negativamente, comprometendo todo o sistema respiratório.

Ademais, a fala também pode ser prejudicada por desvios mais severos da arcada e da formação óssea, logo, o aparelho dentário favorece nesse sentido.

Consulte um especialista

Por fim, é sempre bom lembrar a importância de consultar um especialista na área, seja um ortodontista ou até mesmo um dentista comum, que pode encaminhar para a devida especialidade após um diagnóstico inicial.

Também há vários sites e portais online que podem ajudar nesse sentido, como o site de uma farmácia online voltada para soluções desse tipo. Ou mesmo páginas especializadas, que servem como introdução ao tema, embora não substituam a visita ao especialista.

Conclusão

A busca por soluções estéticas e da área odontológica crescem a cada dia, mas também há outras razões para implantar um aparelho dental.

Com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos que trouxemos acima, fica ainda mais fácil compreender isso e tomar decisões corretas quanto ao seu uso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.