Veja 5 benefícios do óleo da árvore do chá para a nossa saúde

O óleo da árvore do chá é obtido por plantas nativas australianas de folhas cruzadas da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), obtidas por destilação de óleos essenciais.

 

Historicamente, as folhas têm sido usadas como substituto do chá, que é o nome do óleo da árvore do chá. A parte medicinal é o óleo das folhas.

Benefícios do óleo da árvore do chá para a saúde

Até agora, as pesquisas sobre o uso do óleo da árvore do chá são limitadas. Se você está pensando em usar o óleo da árvore do chá, consulte primeiro o seu médico. 

 

Lembre-se de que o óleo da árvore do chá ou óleo de melaleuca não deve ser usado como substituto do tratamento padrão para o tratamento de qualquer condição de saúde. Aqui estão alguns estudos disponíveis sobre o óleo da árvore do chá:

1. Pé de atleta

Um ensaio clínico randomizado e controlado estudou 158 atletas com beribéri usando solução de óleo da árvore do chá a 25%, solução de óleo da árvore do chá a 50% ou placebo. Após 4 semanas de administração duas vezes ao dia, as duas soluções de óleo da árvore do chá foram significativamente mais eficazes do que o placebo.

No grupo com 50% do óleo da árvore do chá, 64% foram curados, em comparação com 31% no grupo do placebo. Quatro pessoas que usaram o óleo da árvore do chá retiraram-se do estudo por causa da dermatite (melhorou depois de parar de usar o óleo da árvore do chá). Caso contrário, não há efeitos colaterais óbvios.

2. Infecção fúngica da unha do pé

Um ensaio clínico randomizado publicado no “Journal of Family Practice” estudou 177 pacientes com infecção fúngica na unha do pé usando 100% de óleo da árvore do chá ou solução de clotrimazol a 1% (medicamento antifúngico tópico) duas vezes ao dia.

Após 6 meses, o óleo da árvore do chá mostrou-se tão eficaz quanto os antifúngicos tópicos, com base na avaliação clínica e na cultura de unhas.

Outro ensaio clínico randomizado e controlado estudou a eficácia e segurança de 60 casos de infecções fúngicas nas unhas dos pés contendo 5% de óleo da árvore do chá e 2% de creme de cloridrato de butenafina.

Após 16 semanas, em comparação com o grupo do placebo, 80% das pessoas que usaram o creme tiveram uma melhora significativa. Os efeitos colaterais incluem inflamação leve.

O terceiro estudo duplo-cego comparou o óleo da árvore do chá 100% com o antifúngico clotrimazol tópico em 112 pacientes com infecções fúngicas nas unhas dos pés. O óleo da árvore do chá é tão eficaz quanto os agentes antifúngicos.

3. Acne

Um estudo randomizado simples-cego conduzido pelo Departamento de Dermatologia do Royal Alfred Royal Hospital na Austrália comparou a eficácia e eficácia do gel de óleo da árvore do chá a 5% com a loção de peróxido de benzoíla a 5% em 124 pacientes com acne leve a moderada. 

Embora o óleo da árvore do chá não tenha sido tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, as lesões inflamatórias e não inflamatórias da acne (cravos abertos e fechados) foram significativamente reduzidas durante o período de três meses nos dois grupos.

Embora o óleo da árvore do chá inicialmente demore mais, ele tem menos efeitos colaterais. No grupo do peróxido de benzoíla, 79% tiveram efeitos colaterais, incluindo coceira, formigamento, queimação e secura. Os pesquisadores apontaram que o grupo do óleo da árvore do chá teve muito menos efeitos colaterais.

4. Couro cabeludo

Um estudo simples-cego examinou 126% dos pacientes com caspa leve a moderada usando xampu de óleo da árvore do chá a 5% ou placebo.

Após 4 semanas, o xampu com óleo da árvore do chá reduziu significativamente os sintomas da caspa. Confira outros remédios naturais para a caspa para obter dicas sobre como combater as escamas naturalmente.

5. Uso comum

A árvore do chá tem uma longa história de uso tradicional. Os australianos aborígines usavam folhas de chá para esmagar as folhas e aplicá-las nas áreas afetadas para curar cortes na pele, queimaduras e infecções.

O óleo da árvore do chá contém componentes chamados terpenóides, que têm atividades anti-sépticas e antifúngicas. O composto terpinen-4-ol é o mais abundante e acredita-se que seja responsável pela maior parte da atividade antimicrobiana do óleo da árvore do chá.

As pessoas usam óleo da árvore do chá nas seguintes situações:

  • Acne
  • Pé de atleta
  • Infecção fúngica das unhas dos pés
  • Couro cabeludo
  • Cravo
  • Acne cística
  • Vaginite
  • Tordo
  • Doença periodontal
  • Como conservante
  • Ferver
  • Tag de pele
  • Micose
  • Piolho
  • Eczema
  • Psoríase
  • Infecção por fungos

Precauções

Um estudo mostrou que o óleo da árvore do chá pode alterar os níveis hormonais. Existem três exceções ao uso de produtos de óleo da árvore do chá que causam aumento inexplicável dos seios em meninos. Pacientes com câncer sensíveis a hormônios ou mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o uso de óleo da árvore do chá.

Ocasionalmente, as pessoas podem ter reações alérgicas ao óleo da árvore do chá, variando de dermatite de contato leve a bolhas e erupções cutâneas graves.

O óleo da árvore do chá não deve ser usado internamente, mesmo em pequenas quantidades. Pode causar comprometimento da função imunológica, diarreia e, possivelmente, depressão fatal do sistema nervoso central (sonolência excessiva, sonolência, confusão, coma). 

O óleo da árvore do chá, como qualquer oleos essenciais, pode ser absorvido pela pele. Não deve ser usado na pele – mesmo em pequenas quantidades pode causar toxicidade.

Se tiver sintomas de sobredosagem, procure ajuda médica: sonolência excessiva, sonolência, má coordenação, diarréia, vômitos.

Se você estiver grávida ou amamentando, deve evitar beber o óleo da árvore do chá. Mantenha o óleo da árvore do chá longe de crianças e animais de estimação.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.