Como tirar cera do ouvido sem prejudicar a audição?

set 6, 2021 Uncategorized

Meta-Description: O acúmulo de cera de ouvido pode ser incomodativo e causar coceiras, sensação de entupimento e zumbidos. Saiba por que e como fazer a higienização correta.

COMO TIRAR CERA DO OUVIDO SEM PREJUDICAR A AUDIÇÃO

O acúmulo de cera no ouvido pode trazer alguns incômodos. O excesso causa coceira na orelha e até mesmo diminui a qualidade com que você escuta os sons.

Então o ideal é sempre fazer a higienização do local para limpar a cera do ouvido, mas como fazer isso sem prejudicar o ouvido e a audição?

Já se sabe que o uso das hastes flexíveis (cotonetes), por exemplo, não são recomendadas. Isso porque o item pode empurrar a cera para dentro do ouvido e causar problemas sérios à saúde auditiva.

Algumas ideias circulam na internet, desde as mais tradicionais como limpar as orelhas com toalha ou papel, até as ideias mais estranhas como vídeos tirando cera do ouvido com fogo.

Mas não saia arriscando seus ouvidos por aí, aqui você vai conhecer dicas que funcionam sobre como fazer a remoção da cera de ouvido de forma correta.

Vamos lá!

O QUE É A CERA DO OUVIDO?

A chamada cera de ouvido, que na verdade é denominada cerume ou cerúmen, é uma secreção que deriva das glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo externo.

O cerume é produzido e excretado de forma espontânea pelo ouvido, mas por alguns motivos a sua produção pode ser em quantidades excessivas, o que leva ao ouvido entupido por cera.

Além disso, o excesso de cera no ouvido causa zumbido no ouvido. Uma sensação que é incômoda a quem sofre.

Um dos motivos que levam a produção de cera fora do normal é o uso dos famosos cotonetes. Isso porque, o objeto é feito para realizar a limpeza externa da orelha, mas muitas pessoas fazem o uso incorreto, utilizando a haste na região interna.

POR QUE NÃO DEVEMOS USAR COTONETE PARA LIMPAR CERA DO OUVIDO?

Como dito anteriormente, as hastes flexíveis (cotonetes) são utilizadas de maneira errada pelos usuários. O item que deveria ser apenas para higienização da parte externa da orelha, acaba sendo usado também na retirada de cera do ouvido.

imagem: https://elements.envato.com/pt-br/woman-cleans-her-ears-with-a-cotton-swab-close-up-F8EGN8H

Quando você coloca o cotonete no interior do ouvido, empurra a cera para dentro do ouvido novamente. Além disso, a cera não deve ser eliminada totalmente como muitos fazem, pois assim envia uma mensagem para o canal auditivo de que ele precisa produzir mais cerúmen, causando o excesso.

Os cotonetes ainda podem perfurar o tímpano, causando problemas de perda auditiva, levando o indivíduo a precisar fazer uso de aparelhos auditivospara recuperar a qualidade de audição.

Logo, você precisa de métodos eficazes e seguros para fazer a remoção da cera, confira:

DICAS PARA REMOVER A CERA DO OUVIDO

Você vai conhecer agora três formas de limpar a cera do ouvido, sem prejudicar o ouvido ou a audição.

1- Remédio caseiro para tirar cera do ouvido

Essa dica é bem fácil e possível de fazer em casa, basta aplicar 2 ou 3 gotas de óleo vegetal na região do canal auditivo. A escolha do óleo pode ser óleo de abacate, óleo de amêndoas ou até mesmo azeite.

Essa aplicação serve para amolecer a cera dura do ouvido e fazer com que ela saia facilmente ao longos dos dias. Porém, é importante ressaltar que não se deve fazer a aplicação por mais de 7 dias, caso a tentativa não funcione, procure um médico especialista para fazer a retirada da cera.

2- Medicamentos de farmácia

Assim como na receita natural, os remédios de farmácia têm a função de amolecer o cerume para que sua saída seja mais fácil.

Mas, só devem ser usados após uma consulta médica, para garantir que não se trata de uma infecção no canal auditivo, visto que também pode apresentar sintomas de sensação de entupimento e zumbido.

3- Irrigação do ouvido

Um método que também pode ser usado é a irrigação da orelha, para isso deve ser usada uma seringa de bulbo com água morna.

Faça os seguintes movimentos:

  • Mantenha a cabeça de forma que ouvido fique para cima;
  • Puxe a ponta da orelha também para cima;
  • Coloque a ponta da seringa de bulbo na entrada do ouvido;
  • Aplique a água morna apertando a seringa uma vez;
  • Espere a água agir por 1 minuto;
  • Incline a cabeça de modo que a água saia do ouvido com a sujeira;
  • Seque a orelha com uma toalha.

Não é recomendado fazer a irrigação por mais de 3 vezes e também é preciso obedecer um intervalo entre as sessões.

É válido ressaltar que as dicas buscam resolver problemas simples de acúmulo de cera no ouvido, caso o problema persista ou seja acompanhado de outro sintoma, procure um médico Otorrinolaringologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *