Saiba como a tecnologia tem transformado a forma das clínicas atenderem os pacientes

A tecnologia tem sido a principal responsável pelas maiores mudanças da era pós-digital. Ela alterou os padrões de consumo, o comportamento social e até a forma com que utilizamos o serviço médico. Assim, as clínicas de saúde também se adaptaram a essa realidade.

O desenvolvimento científico alcançado desde o século XX tem apresentado evoluções exponenciais nas mais diversas áreas da medicina, possibilitando a criação de sistemas que otimizam o atendimento dos pacientes e aprimoram a realização dos tratamentos.

Esses avanços, que proporcionam a melhora da saúde e qualidade de vida das pessoas, se dão de forma tão rápida e dinâmica que, às vezes, é difícil acompanhar todas essas evoluções.

Por isso, precisamos entender como essas tecnologias afetam a vida dos médicos e pacientes, bem como quais são as principais ferramentas utilizadas atualmente para beneficiar o sistema de saúde.

Como a tecnologia tem modificado o atendimento médico

Desde estruturas para procedimentos confeccionados por meio de impressoras 3D até a realização de cirurgias guiadas que dispensam cortes ou suturas complexas, a tecnologia tem afetado todos os setores da saúde e promete fazer ainda mais no futuro.

A intersecção dos conhecimentos de diversas áreas já possibilita o uso de ferramentas desenvolvidas pela ciência da computação e pela robótica, como a Inteligência Artificial, no uso médico e na melhoria do atendimento dos pacientes.

Assim, máquinas superinteligentes conseguem produzir laudos precisos de exames de imagens de forma automática, sem a necessidade da intervenção humana e em questão de minutos. 

Inclusive, essa tecnologia tem sido utilizada durante a pandemia da Covid-19, economizando tempo, ao passo que agiliza o início dos tratamentos.

Os avanços da mecânica também têm possibilitado a confecção de próteses personalizadas, com precisão milimétrica. 

Isso faz com que a sua utilização seja mais confortável e melhor adaptável para o cliente, ao mesmo tempo em que diminui os custos e utiliza materiais resistentes.

Mas esses avanços não correspondem somente à melhoria dos procedimentos e as intervenções realizadas diretamente nos pacientes. Muitos programas de computadores foram desenvolvidos para auxiliar no dia a dia dos consultórios.

As principais tecnologias utilizadas para otimizar as clínicas

O aprimoramento das atividades realizadas na organização dos escritórios médicos e odontológicos pode fazer com que o tempo seja melhor administrado e a atenção seja dada aos procedimentos que exigem mais cuidados.

Assim, o uso de softwares de gerência e a digitalização das documentações dos pacientes permite que os médicos tenham mais tempo para focar nos atendimento, enquanto a administração controla o estoque e reduz gastos em papel para documentações, materiais de armazenagem, entre outros.

  • Prontuário Digital

Tem sido cada vez mais raro ir a uma clínica médica ou odontológica e se deparar com diversas documentações a serem preenchidas manualmente. 

Isso porque o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) tem auxiliado na economia e melhorado a eficiência da coleta e armazenamentodas informações.

Por meio desses softwares, que podem ser acessados por celulares, tablets e computadores – desde que haja o registro do usuário -, a equipe médica pode fazer o cadastro do paciente de forma otimizada.

Além disso, os profissionais conseguem organizar esses dados de acordo com a data da consulta, o dia em que os tratamentos foram realizados, data para o próximo atendimento, dentre outras metodologias que otimizem a rotina.

O prontuário digital também permite o acesso a resultados de exames laboratoriais ou de imagem, a realização de anotações e o controle do receituário de cada paciente.

  • Ferramenta de CRM

O CRM gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para ganhar uma vantagem competitiva no mercado, melhorar o relacionamento com os pacientes e ainda fidelizar clientes, ao mesmo tempo em que atrai atenção para o seu consultório.

Esses softwares proporcionam ainda:

  • Salvamento dos arquivos em nuvem;
  • Facilitam o acesso a relatórios de desempenho;
  • Permitem o controle de agenda;
  • Diminuem o absenteísmo;
  • Propiciam a comunicação mais facilitada com o paciente.

Os melhores programas de CRM, para o uso médico, também fazem a confirmação de consultas, a conexão com aplicativos populares de mensagem, permitem o envio de e-mails em datas comemorativas e ainda possibilita a adequação/identificação das estratégias de marketing.

  • Telemedicina

O atendimento médico a distância é uma das maiores novidades da medicina popular. 

Isso porque, é um serviço mais confortável para o paciente, prático para o acesso a resultados de exames e ainda viabiliza a melhora da saúde nas populações mais periféricas, otimizando a agenda de todos os envolvidos.

A partir de chamadas de vídeo, o paciente pode trocar informações preliminares com o especialista, evitar salas de espera lotadas e iniciar o tratamento, ou o encaminhamento para uma consulta presencial, de forma mais rápida.

Os médicos também podem utilizar dessa tecnologia para conversar com especialistas de outras áreas, melhorando o diagnóstico e aprimorando os cuidados necessários para cada quadro clínico.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

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