o que deve consistir em um currículo sem experiência de trabalho?

Afinal como criar um currículo sem experiência de trabalho? Via de regra, o currículo passa por várias etapas de verificação antes de você ser convidado para uma entrevista. 

No bom sentido, entre centenas de currículos, o seu estará imediatamente no RH, depois o entrevistador o analisará (na maioria das vezes, é um dos funcionários ou o chefe do departamento).

Descubra o que colocar no currículo e são na frente em qualquer processo seletivo.

Para passar com sucesso na seleção e não se perder entre a massa de outros candidatos, você precisa, no mínimo, que seu currículo esteja devidamente estruturado e com aparência profissional, mesmo que seja currículo sem experiência de trabalho.

O modelo de currículo sem experiência de trabalho inclui as seguintes seções:

1. Seu nome completo, cargo e contatos

2. Sobre mim (finalidade da contratação)

3. Educação

4. Habilidades profissionais

5. Experiência relevante

6. Habilidades linguísticas

7. Qualidades pessoais adequadas para esta posição (opcional)

8. Prêmios/Conquistas (Opcional)

Não se preocupe se você tem currículo sem experiência de trabalho para escrever para alguns dos itens ou não sabe como preenchê-lo corretamente. 

Para um estudante e um especialista iniciante, um currículo de uma página é suficiente.

Aliás, você sabia que é melhor enviar o arquivo em formato PDF? A estrutura e a legibilidade de um currículo em um formato diferente podem ser afetadas em um dispositivo diferente. Enviar currículos no formato DOCX é considerado falta de educação.

Outro ponto importante que pode não ser óbvio é o fato de que o design do seu currículo é tão importante quanto o conteúdo. 

Informações de contato no currículo

Ao escrever seu currículo sem experiência de trabalho, certifique-se de incluir todos os seus detalhes de contato na parte superior do documento. 

Se você fornecer informações de contato imprecisas ou seus contatos indicarem falta de profissionalismo, os empregadores provavelmente não entrarão em contato com você. 

Em vez disso, seu objetivo é tornar o mais fácil possível para um empregador ou gerente de contratação entrar em contato com você sobre um emprego em potencial.

Opcionalmente, inclua um título no currículo, para começar destacando e resumindo suas habilidades profissionais mais relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando.

Bloqueie “Sobre mim” no currículo sem experiência

A seção Sobre Mim são algumas frases nas quais você se descreve profissionalmente: quem você é, o que você é. São essas informações sobre você que devem interessar a um recrutador em primeiro lugar. 

Mantenha suas frases curtas e diretas e concentre-se no que você pode fazer pelo empregador, não no que o empregador pode fazer por você.

Ao contrário do Objetivo, o bloco “Sobre mim” deve se concentrar mais nas necessidades do empregador do que nas necessidades do candidato a emprego.

Competências profissionais no currículo: o que escrever?

A seção habilidades mesmo que seja o currículo sem experiência de trabalho deve mostrar ao empregador que você possui as habilidades necessárias para o trabalho, mesmo que não tenha experiência. 

Esta é uma seção muito importante que o RH, o entrevistador, o empregador ou qualquer pessoa que examinar seu currículo prestará atenção antes de chamá-lo para uma entrevista.

Leia atentamente os requisitos para o candidato na descrição do trabalho. Compare-os com seu conhecimento e liste as habilidades que você possui melhor.

Como entender quais habilidades são necessárias para o trabalho se você é iniciante? E possui currículo sem experiência de trabalho, você pode ver currículos de profissionais mais experientes. Também lhe dará uma ideia de quais habilidades você precisa aprender e o que pode ser solicitado em uma entrevista.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.