É possível ter câncer de próstata antes dos 40 anos?

Quando se trata do câncer, doença que deve registrar cerca de 600 mil novos casos este ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), questões como prevenção e detecção precoce tornam-se críticas, ainda mais quando se leva em conta que grande parte da população nem sempre presta atenção ao problema.

Por exemplo, o câncer de próstata, que está listado como um dos cânceres mais comuns, afeta um em cada seis homens com mais de 40 anos, com uma estimativa de 61 mil novos casos registrados neste ano, inclusive em homens com menos de 40 anos.

Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre o assunto!

Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?

Segundo dados do Observatório de Oncologia, entre 1997 e 2016, houve um aumento da incidência de câncer na população geral de jovens de 20 a 49 anos no Brasil. O aumento nos registros de câncer de próstata foi de 5,2%.

E, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano), um homem morre a cada 38 minutos por câncer de próstata no Brasil. Esta doença é responsável por 28,6% de todos os casos de câncer em homens, excluindo os tumores de pele não melanoma.

É impossível preveni-lo, porém o diagnóstico precoce está associado a uma menor taxa de mortalidade.

Embora o risco de desenvolver a doença aumente após os 50 anos, aproximadamente 40% dos casos são diagnosticados em homens com idade inferior a essa. No entanto, a doença é incomum antes dos 40 anos.

Confira logo abaixo quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata antes dos 40 anos de idade.

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta o risco

Um dos fatores de risco mais importantes para a doença é a hereditariedade. Um parente de primeiro grau com a doença, dobra suas chances de desenvolvê-la. Dois parentes com a doença aumentam suas chances para cinco vezes.

Se você ou alguém da sua família tiver problemas urológicos, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda consultar um urologista a partir dos 45 anos.

Pessoas de cor têm maior risco de desenvolver a doença

Segundo estudos, os afrodescendentes apresentam um risco 60% maior de desenvolver câncer de próstata e sua taxa de mortalidade é três vezes maior.

O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata

O sedentarismo e a obesidade estão ligados a alterações no metabolismo que podem levar a mudanças moleculares responsáveis ​​pela gênese da neoplasia. Quando se trata de obesidade, segundo o IMC, uma pessoa com excesso de peso tem 30% mais chances de morrer da doença.

Em comparação com pessoas com peso saudável, aqueles que são muito obesos têm uma chance 60% a 70% maior.

Genes herdados

Vários estudos também mostraram que certos genes hereditários estão ligados a doenças. Os homens de maior estatura podem apresentar um maior risco, pois à medida que os garotos crescem ao longo da puberdade, a próstata cresce mais rápido.

Como resultado, existem algumas teorias de os hormônios atrelados a uma altura maior podem ter um papel na influência da doença.

Tabagismo

No caso do tabaco, por exemplo, os homens que fumam têm duas vezes mais risco de desenvolver câncer de próstata antes dos 40 do que os homens que não fumam.

É possível ter câncer de próstata antes dos 40?

Apesar de ser raro desenvolver câncer de próstata antes dos 40 anos, é possível. Além disso, há indicações de que o estilo de vida de uma pessoa pode acelerar o aparecimento de muitos cânceres.

Acima de tudo, recomenda-se que os homens com fator de risco façam exames de rotina todos os anos a partir dos 40 anos.

É possível ter câncer de próstata na adolescência?

O risco de desenvolver câncer de próstata ao longo da adolescência é extremamente baixo, quase inexistente. Apesar disso, consultar um urologista pela primeira vez nesta fase da vida é fundamental para que os jovens desenvolvam os hábitos necessários de cuidados com a saúde.

Existem também outras condições, como o câncer testicular, que pode afetar os jovens a partir dos 15 anos. Sendo assim, não há uma idade definida para visitar um urologista, pois, o trabalho de um urologista inclui não apenas identificar doenças, mas também orientar e esclarecer as preocupações dos pais e da criança.

Há alguma diferença de sintomas de câncer de próstata em jovens?

Da mesma forma que o câncer de próstata não apresenta sintomas em homens mais velhos em estágio inicial, ele não apresenta sintomas nos homens mais novos também.

Pelo contrário, o aparecimento de sintomas indica que a doença progrediu. Com isso, a única maneira de diagnosticar o câncer precocemente é por meio de uma série de exames rotineiros, como a ressonância magnética e o Pi-Rads para avaliar o nível da doença.

Quando em estágio mais avançado, o câncer de próstata manifesta sintomas como:

  • Problemas ao urinar;
  • Dor nos ossos;
  • Presença de sangue na urina ou sêmen;
  • Disfunção erétil.

No entanto, muitos dos sintomas podem ser o resultado de outras doenças. A hiperplasia prostática benigna (HPB), por exemplo, pode causar problemas urinários, da mesma forma que a Prostatite (Inflamação da Próstata).

Sendo assim, antes de entrar em desespero, procure orientação médica para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Check up masculino é crucial

No caso do câncer de próstata, o cuidado médico preventivo é crucial, assim como a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física.

Alguns tumores de câncer de próstata podem crescer rapidamente, se espalhando para outros órgãos e talvez causando a morte. A grande maioria, por outro lado, desenvolve-se lentamente, levando mais de 15 anos para atingir 1 cm3.

A avaliação do risco de câncer de próstata deve começar aos 50 anos, porém, deve começar aos 45 anos para negros, obesos mórbidos, ou com parentes de primeiro com câncer de próstata.

Após 75 anos, somente aqueles com expectativa de vida maior que 10 anos deverão realizar o exame.

Conclusão

Apesar de ser raro, o câncer de próstata pode atingir homens com menos de 40 anos, por isso os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce da doença! Por fim, não esqueça de compartilhar com os amigos caso tenha gostado deste conteúdo!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.