Descubra os mitos do clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento que tem como objetivo clarear os dentes. Ele pode ser feito de várias maneiras, mas geralmente envolve o uso de produtos químicos ou luzes para branquear os dentes.

Alguns produtos de clareamento dental podem ser comprados e usados em casa, enquanto outros só podem ser aplicados por um profissional dentista, semelhante a um exame admissional particular, que só pode ser executado por um profissional qualificado.

O procedimento de clareamento pode ajudar a remover manchas e descoloração dos dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes.

A procura por esse tipo de tratamento tem crescido bastante nos últimos anos, muito devido à influência de pessoas famosas nas redes sociais que comumente possuem um sorriso branco e alinhado.

Esse tipo de procedimento já está tão comum entre pessoas de todas as idades, afinal, até mesmo o convênio de uma empresa terceirizada de serviços gerais já cobre esse tipo de tratamento.

No entanto, não para por aí, pois além de o convênio odontológico de empresas de diversos segmentos já estarem cobrindo o clareamento dental, também estão utilizando esse procedimento como um atrativo para os colaboradores das empresas para reter talentos.

O marketing em cima do clareamento dental já é tão grande que uma clínica de recuperação de alcoólatras já recomenda para os pacientes em recuperação que façam o clareamento dental para ajudar na autoestima.

E mesmo com alguns mitos em cima desse procedimento, é fundamental que as pessoas procurem se informar bem antes de acreditarem em rumores. De todo modo, o clareamento dental tem diversos benefícios para a saúde bucal, além da estética, é claro.

Assim como no exemplo citado anteriormente, empresas como uma agencia terceirizada de limpeza podem até incentivar seus colaboradores a realizar o clareamento dental como forma de ajudar não só a saúde, mas como uma maneira de ajudar na autoestima.

No entanto, também é fundamental notar que o clareamento dental pode ter alguns efeitos colaterais, como sensibilidade nos dentes e gengivas. Por isso, é crucial seguir as instruções dos dentistas ou do fabricante do produto de clareamento dental.

O que é o procedimento de clareamento dental?

Basicamente, o clareamento dental é um procedimento que tem como objetivo clarear os dentes. Ele é feito com o uso de produtos químicos ou luzes que ajudam a remover manchas e descoloração dos dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes.

O clareamento dental pode ser feito de várias maneiras, incluindo produtos que são aplicados diretamente nos dentes ou produtos que são usados com um aparelho de clareamento dental que se encaixa sobre os dentes.

Outro tipo de procedimento também envolve a aplicação de produtos que são usados com uma luz que acelera o processo de clareamento.

O clareamento dental, geralmente, é feito por um dentista ou por um profissional de saúde oral qualificado, embora alguns produtos de clareamento dental possam ser comprados e usados em casa.

Função do clareamento dental

O clareamento dental é usado, principalmente, para remover manchas e descoloração dos dentes e deixá-los mais brancos e brilhantes.

Ele é um procedimento estético que muitas pessoas optam por fazer para melhorar a aparência dos seus dentes, assim como profissionais que atuam com aula de canto coral ou profissões semelhantes, como ator por exemplo.

O clareamento dental pode ajudar a remover manchas causadas por alimentos, bebidas, tabaco e outros fatores, e também pode ajudar a diminuir a aparência de manchas que surgem com a idade.

O procedimento tem sido muito procurado por pessoas de todas as idades e, inclusive, pessoas de idade avançada estão procurando fazer o clareamento já que os dentes têm a tendência de perder o esmalte com o passar do tempo.

Sendo assim, assim como o pilates funcional para idosos pode ser recomendado para melhorar a saúde, o clareamento dental também tem seus diversos benefícios para ajudar nesse quesito.

Embora o clareamento dental seja principalmente um procedimento estético, algumas pessoas podem o fazem por razões médicas, como para remover manchas causadas por medicamentos ou para tratar a descoloração dos dentes causada por doenças da gengiva.

Se a pessoa que deseja realizar o procedimento for um idoso, como no exemplo anterior, é preciso levar em consideração os cuidados de um auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso ou do responsável por cuidar da saúde daquele idoso antes de fazer o procedimento.

Quais os tipos de clareamento dental?

Os procedimentos para clareamento dental são diversos e alguns são até mais simples do que podem parecer para os pacientes mais leigos no assunto.

De modo geral, é possível afirmar que existem vários tipos de clareamento dental, e estes incluem alguns como os citados abaixo, que são:

  • Clareamento caseiro;
  • Clareamento profissional;
  • Clareamento a laser;
  • Clareamento por abrasão.

É importante notar que cada um se trata de procedimentos específicos e podem ser indicados em certos casos, tudo dependendo da condição do paciente.

Dessa forma, é fundamental que as pessoas que escolhem realizar esse procedimento se consultem com um dentista especialista para garantir que tudo ocorra bem.

Para facilitar a compreensão de cada um dos tipos de procedimentos citados, será necessário entender como eles funcionam.

Clareamento caseiro

Este tipo de clareamento envolve o uso de um kit de clareamento dental que pode ser comprado em uma farmácia ou loja de produtos para a saúde oral.

Geralmente, o kit inclui uma placa de clareamento que se encaixa sobre os dentes e um gel de clareamento que é aplicado na placa.

O kit também pode incluir outros produtos, como uma luz ou um laser que ajuda a acelerar o processo de clareamento.

Clareamento profissional

Este tipo de clareamento é realizado por um dentista ou profissional de saúde oral qualificado. Ele, em geral, envolve o uso de produtos mais fortes e concentrados do que os que são vendidos para uso doméstico, o que pode resultar em um clareamento mais eficaz.

O clareamento dental profissional pode ser feito no consultório do dentista ou com um kit de clareamento que é fornecido pelo dentista para ser usado em casa ou até mesmo em um escritório home office planejado.

Clareamento a laser

Este tipo de clareamento é realizado por um dentista ou profissional de saúde oral qualificado e envolve o uso de um laser para acelerar o processo de clareamento.

O laser é usado para ativar o produto de clareamento e acelerar a reação química que clareia os dentes.

Clareamento por abrasão

Este tipo de clareamento envolve a remoção da camada externa dos dentes com o uso de uma pasta abrasiva ou jateamento com pó de bicarbonato de sódio.

A abrasão pode ajudar a remover manchas e descoloração dos dentes, mas também pode danificar o esmalte dos dentes se não for feita corretamente.

Por isso, é imprescindível que o clareamento dental por abrasão seja feito por um dentista ou profissional de saúde oral qualificado.

Quais cuidados se deve ter após clarear os dentes?

Existem algumas dicas para ajudar quem acabou de realizar o procedimento de clareamento dental, afinal, é preciso manter eles saudáveis e com uma boa aparência.

Primeiro, é recomendado evitar alimentos e bebidas que manchem os dentes por pelo menos 24 horas após o clareamento. Isso inclui alimentos e bebidas como café, vinho tinto, refrigerantes e alimentos açucarados.

Outro ponto crucial é que a pessoa que realizou o procedimento use um enxaguante bucal sem álcool para ajudar a remover quaisquer resíduos de produto de clareamento dos seus dentes.

Além disso, o paciente deve escovar os dentes com uma pasta de dentes suave após as refeições para ajudar a remover quaisquer resíduos de alimentos dos dentes e não machucar os dentes e gengiva que ainda podem estar sensíveis após o procedimento.

Evitar fumar ou usar tabaco após o clareamento também é algo que deve ser levado em conta, pois isso pode danificar o esmalte dos dentes e contribuir para a formação de manchas mesmo após o clareamento dental.

E, por fim, quando for escovar os dentes, é preciso que a pessoa opte por usar uma escova de dentes suave e não escovar os dentes com muita força, pois isso pode danificar o esmalte deles e aumentar a sensibilidade.

Caso a pessoa sinta sensibilidade nos dentes ou gengivas depois do clareamento, é essencial procurar o dentista, pois ele pode recomendar um produto de cuidado bucal para ajudar a minimizar a sensibilidade.

Considerações finais

O clareamento dos dentes é um procedimento que pode ajudar a remover manchas e descoloração dos dentes e deixá-los mais brancos e brilhantes, ajudando na aparência do paciente e consequentemente afetando positivamente o seu bem estar.

Porém, de modo geral, é sempre importante seguir as instruções do dentista ao realizar os cuidados necessários após o clareamento para manter os dentes brancos e saudáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.